Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2010

BRASIL É FAVORECIDO COM O MAIOR VOLUME DE ÁGUA DOCE DO PLANETA

Dia de vida


Por Marina Silva - contatomarinasilva@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

3632Sem água não existe vida, saúde ou desenvolvimento sustentável. Se a água for mal tratada e mal gerida, pode ser morte, doença e desigualdade social. E, a cada ano que passa, torna-se maior o complexo desafio para o homem tratar da questão da água em um cenário de industrialização, de urbanização e de mudanças climáticas.

Todos os cenários vislumbrados para o Brasil, no âmbito das mudanças climáticas, apontam para alteração do padrão de chuvas no ano. Avaliando-se o que já acontece hoje em todas as regiões do país, é de se esperar que aumentem os efeitos desastrosos desses fenômenos naturais.

Historicamente, temos tratado a água como um recurso inesgotável.

Embora vivamos em um planeta cuja superfície é ocupada por cerca de dois terços de água, esquecemos que apenas 0,09% dessa água pode ser aproveitada para consumo do homem. E há uma parte significativa que já foi poluída ou degradada pela ação humana.

O Brasil é favorecido com o maior volume de água doce do planeta. Entretanto, difundiu-se aqui, desde Pero Vaz de Caminha, a falsa ideia de abundância. É enganosa a ideia, uma vez que a distribuição é desigual e a maior parte da água está concentrada na bacia amazônica.

Como destino natural das águas de chuvas em um território, os rios, os lagos e os mares trazem em suas entranhas as marcas e os reflexos das atividades humanas. Os rios traduzem, assim, as virtudes e as mazelas de nossa relação com o meio ambiente. Viram o melhor indicador do gerenciamento e da consciência ambiental de uma sociedade. Sob essa perspectiva, há pouco a festejar e muita preocupação com o Dia Mundial da Água, celebrado hoje. Para se ter uma ideia, a maior parte do esgoto gerado nas cidades é despejado sem tratamento nos cursos d'água.

Nas últimas décadas, o Brasil avançou na criação de um aparato legal e institucional que permite gerenciar, de forma adequada, as águas do país. É um sistema que exige a participação cidadã e a consideração das diferentes situações regionais.

Com esse sistema implantado, certamente o Brasil estaria mais bem preparado para enfrentar os desafios que se avizinham. No entanto, o batalha é ainda imensa, já que a questão da água ainda não ocupa a prioridade que deveria ter para os gestores públicos.

Fizemos o Plano Nacional de Recursos Hídricos com intensa participação da sociedade. Agora precisamos enfrentar o grande desafio de implementá-lo. Saneamento básico é a prioridade, investimento obrigatório para quem deseja uma sociedade que sabe cuidar das suas águas em benefício de seus cidadãos. Fonte: Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

SOS RIOS DE JOÃO NEIVA (ES)

Igreja de Barra do Triunfo - João Neiva (ES)

BOM DIA AMYRA!!!
GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO BLOG, É SIMPLESMENTE MAGNIFICO.

EU SOU MORADORADORA E VEREADORA DE JOÃO NEIVA (ES), NÓS VIVEMOS MOMENTOS MUITOS DIFÍCEIS POR CAUSA DE VÁRIAS ENCHENTES QUE TIVEMOS.

ACONTECE QUE JOÃO NEIVA FOI MAL CONSTRUIDA E NÃO PLANEJADA, TEM VÁRIAS CONSTRUÇÕES NA ÁREA DO RIO E NÃO É CONVENIENTE MEXER, POIS SE ISSO ACONTECESSE A CIDADE DEIXARIA DE EXISTIR.

ALÉM DISTO O RIO ESTÁ TOTALMENTE POLUIDO, CHEIOS DE ENTULHOS, LIXOS, ASSOREADO E ETC.

JÁ FIZEMOS VÁRIAS REUNIÕES, INCLUSIVE COM O PROMOTOR PÚBLICO. A UNICA COISA QUE EU VI ACONTECER FOI A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL BALA, A RETIRADA DA PONTE VELHA NA BR 101 ESTÁ EM FASE DE ANDAMENTO.

RESUMINDO TUDO ISTO, PARA QUE AGENTE COMECE UM TRABALHO EFETIVO DE RECUPERAÇÃO DE RIOS E PREVENÇÃO A ENCHENTES PRECISAMOS DA AVALIAÇÃO DE UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA, MAS TUDO ISTO CUSTA DINHEIRO, E NÓS SOMOS UM MUNÍCIPIO COM POUCA ARRECADAÇÃO.

POR FAVOR ME DÊ UM CONSELHO, UMA LUZ, PELO MENOS DE ONDE COMEÇAMOS.

DEUS OS ABENÇÕE!!!
ENILDA MARTINS DE ARAUJO


Postado por ENILDA MARTINS DE ARAUJO no blog Blog do Instituto SOS Rios do Brasil em 30 de março de 2010 11:00


Olá Vereadora Enilda,

Nós queremos ajudá-la a enolver toda a comunidade de JOÃO NEIVA (ES) na recuperação e preservação de seus rios, que informa estarem poluídos, cheios de entulho, lixos e assoreados.

Não foi bem clara em informar qual o nome do rio que causa encehentes e problemas para os moradores ribeirinhos.
Na pesquisa encontramos vários rios em seu município e pedimos que nos envie e-mail com mais detalhes, fotos e informações gerais.

Creio que deve estar se referindo ao Rio Piraqueaçu, mas precisamos mais detalhes para poder ajudá-los.
Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!

Prof. Jarmuth Andrade


Hidrografia de João Neiva

Encontra-se na bacia do Rio Doce, sendo que na região destacam-se os rios Piraqueaçu, rio Pau Gigante, rio Ubás, rio Triunfo, dentre outros.

Os maiores rios do Município são:

• rio Piraqueaçu: nasce em Santa Teresa, atravessa o município e deságua no Oceano Atlântico, em Santa Cruz – município de Aracruz.

• rio Clotário: nasce na cabeceira do Morro do Descanso que fica em Cavalinho e Demétrio Ribeiro e deságua no rio Piraqueaçu, em João Neiva, na ponte próxima ao Centro Comunitário.

• rio Pau Gigante: nasce na cabeceira de Alto Bérgamo, passa por Acioli e no município de Colatina forma a lagoa Pau Gigante que deságua no rio Doce.

As principais cachoeiras do Município são:

• cachoeira do Paraíso: chamada anteriormente de Cachoeira do Inferno – segundo antigos moradores existe nesta cachoeira uma gruta com inscrições de Antigas Civilizações, cujas cópias de letras já foram enviadas até para a Itália, para estudos. Foi encontrada nesta cachoeira, uma pedra esférica com mais ou menos 15 cm de raio, hoje exposta no restaurante Califórnia, em Ibiraçu. Através da Lei n.º 0886/98 fica denominada “Cachoeira do Paraíso” a popular “Cachoeira do Inferno”. Localizada em Mundo Novo, com aproximadamente 80 metros de altitude. Por possuir uma água de boa qualidade e poucas impurezas, foi canalizada pelo SAAE para abastecimento de água da sede de João Neiva e algumas localidades do município como: Santo Afonso, Cristal, Piraqueaçu, Ribeirão de Cima, Monte Negro e Juá.

• no rio Clotário há uma cachoeira localizada dentro da cidade de João Neiva, no final da rua 7 de setembro, antiga fornecedora de energia elétrica para a cidade.

• no rio Ubás há uma cachoeira na propriedade de João Batista, entre a Barra do Triunfo e Acioli.

• Cachoeira Piva: com mais ou menos 10 metros de altura, próxima à Br 101-norte, no Rio Piraqueaçu. Fonte: Wikipédia

SAIBA MAIS SOBRE JOÃO NEIVA

Férias.tur - clique

Coreto em Demétrio Ribeiro
Coreto em Demétrio Ribeiro

Igreja de Barra do Triunfo
Igreja de Barra do Triunfo

Casarão em Cavalinhos
Casarão em Cavalinhos

Vista do Centro de João Neiva
Vista do Centro de João Neiva

Portal
Portal

Casa Canônica
Casa Canônica

Praça do Gadioli
Praça do Gadioli

Igreja de Acioli
Igreja de Acioli

Capela em Cavalinhos
Capela em Cavalinhos

Casarão antigo
Casarão antigo


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

NÃO À 2ª TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL - REUNIÃO COM SECRETÁRIA MARILENE RAMOS (RJ)


Encontro Ampliado da Comissão Ambiental Sul

DIA 07 DE ABRIL
DIOCESE DE VOLTA REDONDA - RJ

SALÃO DA CÚRIA DIOSCESANA - 09 H



Amigos/as,
Saudo-os e agradeço a atenção de vocês aos nossos comunicados, aliás cumprimento-os pelo fato de estarem sempre atentos às questões emblemáticas da nossa região. Bem, nesta linha segue o convite antecipado para o dia 7/04.

Como é sabido, a Comissão Ambiental Sul vem desde agosto de 2009, discutindo questões ligadas aos aspectos sócio-ambientais da região, com foco direcionado à Bacia Hidrógráfica do rio Paraiba do Sul.

Podemos afirmar que importantes avanços aconteceram, e o tema ganhou notória visibilidade, porem precisamos avançar no sentido de implementar e fazer surgir projetos que a medio e longo prazo que recuperem e protejam a importante bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

É com esta motivação que convidamos vocês para participarem do Encontro Amplidado da Comissão e apoios a ser realizado no dia 7 de abril de 2010, ás 9h , no salão Principal da Cúria Diocesana, em Volta Redonda. O evento contará com a participação da Secretaria Estadual do Ambinte, a Sra. Marilene Ramos, que já confirmou presença).

Até lá! FELIZ PÁSCOA para todos/as!

Pela Secretaria da Comissão - Zezinho (Volta Redonda -RJ)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2º ENCONTRO DOS PROMOTORES DE JUSTIÇA DA BACIA DO SÃO FRANCISCO: "NUSF NA DEFESA DO VELHO CHICO"


O "NUSF" tem como área de abrangência 115 municípios baianos banhados pelo rio e por seus afluentes.

Encontro une Promotores de Justiça para a defesa do ‘Velho Chico’

Não deixe o rio morrer, senão morre o ribeirinho de fome, de sede, de sei lá o quê”. Com a estrofe dessa música, cantada pelo grupo Belo Sertão, foi iniciado na tarde de sexta-feira, dia 26, o 2º Encontro dos Promotores de Justiça da Bacia do São Francisco. Realizado durante o Curso de Formação dos Novos Promotores de Justiça, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público (Ceaf), o encontro foi aberto pelo procurador-geral de Justiça em exercício, José Gomes Brito, e conduzido pela coordenadora do Núcleo de Defesa do São Francisco (Nusf), promotora de Justiça Luciana Khoury.


Criado em 2001, como Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Bacia do São Francisco, e instituído como núcleo de atuação especial em 2009, o Nusf tem como objetivo, conforme informou Luciana Khoury, a defesa da bacia do ‘Velho Chico’ e das comunidades ligadas a ele, tendo como área de abrangência 115 municípios baianos banhados pelo rio e por seus afluentes. O Rio São Francisco passa por seis estados brasileiros, com a nascente em Minas Gerais e a foz entre Alagoas e Sergipe.


A coordenadora do Nusf explicou aos novos promotores de Justiça quais as atribuições do Núcleo, suas ações e as dificuldades enfrentadas para a defesa da Bacia do São Francisco. Ela exemplificou com as ações que foram ajuizadas pelo Ministério Público baiano – em conjunto com outros MPs estaduais, o Ministério Público Federal e organizações não-governamentais de defesa do meio ambiente – que impediram várias vezes a transposição do rio.


Luciana Khoury explicou, ainda, que, no Planejamento Estratégico, o esgotamento sanitário foi a meta escolhida pelo Nusf, e que o MP está acompanhando de perto as obras empreendidas pela Codevasf. “A necessidade de existência do Nusf no MP da Bahia deve-se ao atual estágio de degradação ambiental do Velho Chico e de seus afluentes pelos mais diversos vetores: desmatamento, lançamento de esgotos, utilização de agrotóxicos, ocupação irregular de áreas de preservação permanente e de reserva legal, dentre outros, requerendo uma atuação planejada e integrada por parte do MP de modo a promover com eficiência a responsabilização civil e criminal dos agentes degradadores”, ressaltou Luciana Khoury.


“Por ser uma cidadã ribeirinha, pois nasci e cresci ao lado do Velho Chico, tenho especial anseio em conhecer o trabalho do Nusf”, confessou a recém-empossada promotora de Justiça Cíntia Micaella Granja, pedindo o apoio dos colegas que ficarão lotados em comarcas banhadas pelo Rio São Francisco para dedicarem uma atenção especial na sua defesa. Após a apresentação de Luciana Khoury, o promotor de Justiça de Barreiras, Eduardo Antônio Bittencourt Filho, falou sobre o ‘Projeto Rio Vivo’, que busca assegurar a preservação de um dos afluentes do Velho Chico, o Rio de Ondas, através do monitoramento das construções e propriedades instaladas nas suas margens.


O encontro teve, ainda, a participação do diretor do Ingá, Júlio Rocha; do coordenador do Ceaf, promotor de Justiça Almiro Sena; do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Marcelo Guedes, do secretário-geral do MP, Antônio Villas Boas, dentre outros promotores de Justiça que atuam em comarcas banhadas pelo Rio São Francisco e servidores do Nusf.

* Texto de Aline D’Eça, Ministério Público da Bahia, publicado pelo EcoDebate, 31/03/2010

** Colaboração de Ruben Siqueira, CPT/BA.



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

ESGOTO RURAL NO BRASIL PERDE ATÉ PARA O SUDÃO E AFEGANISTÃO

Ruas da  Estrutural, a dez quilômetros do centro de Brasília. Bairro popular não  tem coleta de esgoto. Foto: Valter Campanato/ABr
Ruas da Estrutural, a dez quilômetros do centro de Brasília. Bairro popular não tem coleta de esgoto. Foto: Valter Campanato/ABr


Em esgoto, Brasil rural é pior que Sudão

Relatório sobre metas da ONU mostra que cobertura no campo não só é menor que nas cidades, como evolui menos desde os anos 1990

Em 16 anos, o Brasil mais do que duplicou a porcentagem de pessoas que moram em domicílio com saneamento adequado na zona rural, e multiplicou por cinco o acesso na zona urbana. Ainda assim, o país precisa acelerar os esforços para cumprir a meta de chegar até 2015 com metade da proporção de pessoas sem esgoto que havia em 1990, como preveem os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mostra o mais recente relatório brasileiro sobre o assunto.

Nessa área, mesmo os indicadores do Brasil urbano são inferiores aos de países como Jamaica, República Dominicana e aos Territórios Palestinos Ocupados. Já o Brasil rural amarga índices africanos — o acesso a saneamento adequado nessas regiões do país é inferior ao registrado entre campesinos de nações imersas em conflitos internos, como Sudão e Afeganistão.

“A falta de soluções adequadas para a coleta e o baixo índice de tratamento dos esgotos domésticos são os principais responsáveis pela poluição dos recursos hídricos no Brasil, problema que se faz sentir de forma mais aguda em municípios densamente povoados de regiões metropolitanas e cidades de grande e médio porte”, afirma o quarto Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançado na semana passada pelo governo brasileiro e por agências da ONU.

Nos centros urbanos, a parcela da população sem acesso a rede geral ou fossa séptica passou de 33,9%, em 1992, para 19,5%, em 2008, segundo o estudo. Para cumprir a meta estipulada pela ONU, a porcentagem terá de ser 16,95% até 2015. O padrão atual do Brasil (80,5% de moradores urbanos atendidos por saneamento adequado) é inferior ao das áreas urbanas como as de Territórios Palestinos Ocupados (84%), Jamaica (82%) e Filipinas (81%), e pouco superior às de Irã (80%), Angola (79%) e China (74%), segundo dados das Nações Unidas.

Apesar do aumento da cobertura, o relatório acrescenta que “a falta de uma solução adequada para o esgoto doméstico ainda atinge cerca de 31 milhões de moradores nas cidades”.

No campo, não só a situação é pior como a melhoria tem sido mais lenta. Em 1992, 89,7% da população não tinha acesso adequado a esgoto; em 2008, eram 76,9%. Para cumprir a meta, será necessário reduzir essa proporção para 44,85% nos próximos cinco anos. “A maioria da população do campo ainda possui condições inadequadas no que se refere a esgotamento sanitário”, observa o relatório.

A proporção de 23,1% dos moradores rurais atendidos por saneamento adequado é inferior á da zona rural de Sudão (24%), Nepal (24%), Nigéria (25%), Afeganistão (25%) ou Timor Leste (32%), também de acordo com dados da ONU.

Diferenças regionais

As desigualdades não se dão apenas entre o campo e a cidade, mas também são evidentes entre as regiões brasileiras. Os piores acessos a esgotamento sanitário adequado ocorrem no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, mas a situação melhorou consideravelmente nos 16 anos que separam 1992 e 2008.

Mesmo com a evolução no Norte (onde o percentual de pessoas que moram em domicílios urbanos com saneamento adequado passou de 31,5% para 45,2% no período), no Centro-Oeste (de 37,0% para 50,4%), no Nordeste (de 39,9% para 64,2%) e no Sul (de 62,5% para 78,4%), essas regiões ainda estão piores do que o Sudeste do começo dos anos 90 (79,7%). A região mais rica do país chegou ao fim da década atual com 90,6% das pessoas morando em domicílio com saneamento adequado.

Entre as unidades da Federação, a que possui o melhor serviço de esgotamento sanitário é o Distrito Federal, onde 98,2% da população urbana é atendida por rede geral de esgoto ou fossa séptica. No extremo oposto estão Mato Grosso do Sul e Amapá, com 26,8% e 35,6%, respectivamente.

Reportagem da PrimaPagina, PNUD Brasil, publicada pelo EcoDebate, 31/03/2010



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

OS DESASTRES CAUSADOS PELAS CHUVAS EM NOSSAS CIDADES


Chuvas em Santa Catarina deixam dezenas de mortos e milhares de desabrigados. Na foto, a cidade de Blumenau, em SC.

Descaso x Cheias, artigo de Rodrigo Moretti

Marco Vieira … citou o caso de Santa Catarina, que tem um dos piores índices de saneamento do país, semelhante ao do Piauí. … Vieira listou a incapacidade dos municípios se endividarem, a freqüente ingerência política nas companhias estaduais de saneamento e a politização do debate sobre a privatização desse serviço. (Agencia Senado, 2009).

EcoDebate - 31/10/2010

A chuva dos últimos dias no Estado de Santa Catarina vem trazendo consigo as lembranças dos desastres causados pelas enchentes do ano passado. Após vários dias sem parar de chover, na madrugada do dia 29 de março, a região sul sofreu com vários bairros ficando encobertos pelas cheias das águas poluídas, no caso da Cidade de Criciúma, principalmente pelos rios Criciúma e Sangão, com vários desabrigados, e motoristas caindo com seus veículos dentro de pontes, após serem arrastados pela forte correnteza que se formou nas estradas da cidade.

No centro, não são raras as vezes que o comércio foi obrigado a suspender o atendimento ao público, pois surgiam derrepente um grande fluxo de água sobre a via pública sendo que as bocas-de-lobo não são suficientes para escoar esse grande volume de água que vem de todos os lados, já que nós sabemos que o Rio Criciúma esta canalizado em baixo da cidade. Notícias novas que parecem ser recortes de jornais antigos.

Continuamos impotentes no combate ao crescimento sem planejamento, onde pode quem paga mais, e neste balaio, não podemos inserir somente os construtores, ou os habitante desta terra, pois um dos grandes responsáveis no passado, e nos parece que no presente, é o poder público que deixou e ainda deixa, pela sua total inoperância que os rios sejam degradados e permitem que a população ocupe as áreas de risco, uma vez que no período de chuvas ficam sujeitas a alagamentos.

Não possuímos programas capazes de melhorar as condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento, em situação de alto risco e nas áreas adjacentes ao rio, projeto este que poderia configurar importante trabalho social, e muito menos está se trabalhando para a erradicação das áreas de riscos ou do ponto de vista ambiental, a recuperação dos rios.

Onde estão os integrantes da sociedade que deveriam estar exercendo o cumprimento do seu dever de defesa do meio ambiente, do bem comum. Quem ainda é a favor do novo Código Ambiental elaborado pelos nossos catarinenses?

Rodrigo Moretti, gestor ambiental, diretor sul do Instituto Eco&Ação
e-mail: rodrigomoretti@ecoeacao.com.br

EcoDebate, 31/03/2010



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

NOSSA MENSAGEM NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA ATINGIU MILHARES DE PESSOAS ATRAVÉS DE 529 RÁDIOS NO BRASIL

Boletim e Link de Aproveitamento
22/03 - Dia Mundal da Água reforça alerta de preservação

562 Aproveitamentos

Repórter: Fernando Dias

Fonte: Educator Ambiental e Diretor do Instituto SOS Rios
do Brasil, Jarmuth Andrade; Coordenadora do Programa Adote
uma Nascente do Inst. Brasiliense Ambiental, Valdeti Maldner.

Auditagem e Aproveitamento do Boletim

::: Radioweb [ Relatório ] :::

POR ESTADO | POR DATA | POR CIDADE | POR RÁDIO

562 Aproveitamentos / 529 Rádios
262 Comerciais / 227 Comunitárias / 40 Educativas
462 Cidades / 66.559.522 Habitantes

Editoria: ESPECIAL | Segunda, 22 de Março 2010

Manchete: Dia Mundal da Água reforça alerta de preservação

Data/Hora Rádio Tipo Cidade
População
Estado/País
22/03/2010 08:09 Rádio Boas Novas EDU Rio Branco AC
305.731
AC
22/03/2010 16:41 Rádio Acre CML Rio Branco AC
305.731
AC
22/03/2010 07:23 Rádio Aldeia EDU Cruzeiro do Sul AC
84.335
AC
22/03/2010 16:54 Rádio Gazeta CML Maceió AL
903.463
AL
22/03/2010 05:42 Rádio Educativa EDU Arapiraca AL
199.964
AL
22/03/2010 07:37 Rádio Educar COM Paulo Jacinto
7.716
AL
22/03/2010 09:18 Rádio Jornal CML Maceió AL
903.463
AL
21/03/2010 21:06 Rádio Campestre COM Campestre
4.481
AL
21/03/2010 15:56 Rádio A Voz COM Maceió
903.463
AL
22/03/2010 08:47 grande rio fm CML Penedo
59.968
AL
22/03/2010 11:47 Rádio Gazeta CML Maceió
903.463
AL
21/03/2010 22:25 Rádio Sampaio CML Palmeira dos Índios
69.466
AL
22/03/2010 08:37 Rádio Correio do Sertão CML Santana do Ipanema
44.866
AL
22/03/2010 07:21 Rádio Penedo CML Penedo
59.968
AL
22/03/2010 14:07 Rádio Palmares CML Maceió
903.463
AL
21/03/2010 15:06 Rádio Amazonas CML Manaus
1.644.690
AM
22/03/2010 04:45 Rádio Amazonas CML Manaus
1.644.690
AM
22/03/2010 08:45 Rádio Castanho CML Careiro
24.972
AM
22/03/2010 10:56 Rádio Alvorada CML Parintins
109.150
AM
21/03/2010 19:16 Rádio Santo Antônio COM Borba AM
35.525
AM
22/03/2010 07:36 Rádio Itapuy CML Itororó BA
19.354
BA
22/03/2010 11:39 Rádio Sertaneja COM Igaporã
14.866
BA
21/03/2010 21:21 Rádio Notícia CML Lauro de Freitas
141.280
BA
22/03/2010 10:17 Rádio Teixeira COM Teixeira de Freitas
121.156
BA
22/03/2010 07:19 Rádio Arraial Educativa EDU Porto Seguro
133.976
BA
21/03/2010 23:55 Rádio Educadora CML Caetité
48.041
BA
22/03/2010 09:35 Rádio Santana Luz COM Santaluz
31.156
BA
22/03/2010 06:29 Rádio Mundial COM Luís Eduardo Magalhães
22.081
BA
22/03/2010 14:35 Rádio Cultura CML Guanambi
75.572
BA
22/03/2010 10:29 Rádio Liberdade COM Teixeira de Freitas
121.156
BA
23/03/2010 05:19 Rádio Transviçosa COM Nova Viçosa
36.152
BA
21/03/2010 23:03 Rádio Ubaitaba COM Ubaitaba
25.603
BA
22/03/2010 11:07 Rádio Liberdade COM Condeúba
18.140
BA
22/03/2010 12:31 Rádio Camateí COM Sebastião Laranjeiras
9.404
BA
22/03/2010 08:00 Rádio Bahia Nordeste CML Paulo Afonso
102.689
BA
22/03/2010 08:09 Rádio Esperança COM Ruy Barbosa
28.383
BA
23/03/2010 11:37 Rádio Gospel COM Caetité
48.041
BA
21/03/2010 23:03 Rádio Cruzeiro CML Salvador
2.673.560
BA
22/03/2010 11:06 Rádio Prado COM Prado
28.920
BA
22/03/2010 07:33 Rádio Brasil EDU Vitória da Conquista
285.927
BA
22/03/2010 05:20 Rádio Bahia Total COM Salvador
2.673.560
BA
21/03/2010 22:03 Rádio Regional CML Cícero Dantas
33.273
BA
22/03/2010 21:09 Rádio Ubaitaba COM Ubaitaba
25.603
BA
21/03/2010 22:37 Rádio Camaçari COM Camaçari
191.855
BA
22/03/2010 00:27 Rádio Cidade COM Itabela
28.815
BA
21/03/2010 22:02 Rádio Rio Una COM Valença
84.136
BA
21/03/2010 16:06 Rádio Queimadas COM Queimadas
25.522
BA
22/03/2010 08:35 Rádio Cactus COM Xique-Xique
47.440
BA
22/03/2010 09:28 Rádio Líder COM Nova Viçosa
36.152
BA
21/03/2010 18:49 Rádio Simões Filho COM Simões Filho
107.561
BA
22/03/2010 11:05 Rádio Povo CML Jaguaquara
51.163
BA
22/03/2010 01:16 Rádio Visão COM Palmas de Monte Alto
19.862
BA
22/03/2010 09:45 Rádio Nova Conquista COM Cândido Sales
31.616
BA
22/03/2010 06:42 Rádio Regional CML Cícero Dantas
33.273
BA
21/03/2010 20:02 Rádio Sisal CML Conceição do Coité
58.810
BA
22/03/2010 04:16 Rádio Pombal CML Ribeira do Pombal
48.626
BA
22/03/2010 05:54 Rádio Ipiaú CML Ipiaú
42.604
BA
22/03/2010 06:02 Rádio Excelsior EDU Salvador
2.673.560
BA
22/03/2010 14:07 Rádio Liberdade COM Poções
48.210
BA
22/03/2010 06:40 Rádio Digital EDU Simões Filho
107.561
BA
22/03/2010 07:36 Rádio Valença CML Valença
84.136
BA
22/03/2010 09:59 Rádio Cruzeiro CML Salvador
2.673.560
BA
22/03/2010 12:12 Rádio Povo CML Ubatã
19.236
BA
22/03/2010 06:30 Rádio Difusora Cristal CML Quixeramobim
59.229
CE
22/03/2010 07:38 Rádio Mar Azul COM Paracuru
31.675
CE
22/03/2010 05:10 Rádio Serra Verde COM Viçosa do Ceará
48.285
CE
21/03/2010 21:49 Rádio Cascavel COM Cascavel
63.170
CE
22/03/2010 12:09 Rádio Brasil EDU Icó
63.808
CE
22/03/2010 10:30 Rádio Sertão Central CML Senador Pompeu
27.441
CE
22/03/2010 13:22 Rádio São Pedro COM Jucás
23.592
CE
21/03/2010 19:44 Rádio Aternativa Educadora EDU Baixio
5.919
CE
22/03/2010 11:20 Rádio Independência COM Independência
26.033
CE
22/03/2010 09:38 Rádio Litorânea COM Trairi
49.654
CE
22/03/2010 04:29 Rádio União CML Jaguaruana
32.127
CE
22/03/2010 05:07 Rádio Rio Acaraú de Tamoril CML Tamboril
25.793
CE
21/03/2010 21:45 Rádio Fortim COM Aracati
67.533
CE
22/03/2010 11:52 Rádio União CML Camocim
58.213
CE
22/03/2010 09:07 Rádio Palhano COM Palhano
8.304
CE
22/03/2010 08:25 PLANALTO FM COM Catunda
9.547
CE
22/03/2010 14:54 Rádio Regional de Ipu CML Ipu
41.201
CE
22/03/2010 08:44 Rádio Shalom CML Fortaleza
2.374.944
CE
22/03/2010 10:08 Rádio Caiçara CML Morada Nova
67.838
CE
22/03/2010 09:15 Rádio Cultura CML Brasília
198.422
DF
22/03/2010 07:45 Rádio Cidade COM Marilândia
10.500
ES
22/03/2010 06:57 Rádio Mensagem COM Rio Novo do Sul
12.065
ES
22/03/2010 10:06 Rádio Sim CML Vitória
313.312
ES
22/03/2010 08:11 Rádio Mania CML Ibatiba
21.498
ES
22/03/2010 03:52 MAIS BRASIL FM CML MADRID
não contabilizada
ESPANHA
22/03/2010 10:07 Rádio Thermas COM Caldas Novas
65.637
GO
22/03/2010 08:18 Rádio Imprensa CML Anápolis
313.412
GO
22/03/2010 08:56 Rádio Itajá EDU Goianésia
52.684
GO
22/03/2010 08:21 Rádio Cristã Educativa COM Anápolis
313.412
GO
22/03/2010 12:56 Rádio Corumbá CML Pires do Rio
28.796
GO
22/03/2010 09:21 Rádio Satélite COM Piranhas
11.959
GO
21/03/2010 16:41 Rádio Transamérica Hits EDU Jataí
83.479
GO
22/03/2010 08:43 Rádio de Monte Alegre COM Monte Alegre de Goiás
6.219
GO
22/03/2010 07:36 Rádio Educativa 13 de Maio EDU Goiás
26.705
GO
22/03/2010 08:55 Rádio Corumbá CML Pires do Rio
28.796
GO
22/03/2010 10:17 Radio Visao 105,9 COM Caldas Novas
65.637
GO
22/03/2010 08:06 Rádio Laser COM Catalão
70.574
GO
22/03/2010 07:14 Rádio Rural CML São João dAliança
7.751
GO
22/03/2010 14:21 Rádio Difusora CML Itumbiara
85.724
GO
22/03/2010 06:54 Rádio Rio Vermelho CML Silvânia
19.022
GO
22/03/2010 13:47 Rádio Eldorado CML Mineiros
43.961
GO
22/03/2010 09:29 Rádio Liberdade COM Anápolis
313.412
GO
22/03/2010 11:06 Rádio Cidade CML Jaraguá
36.479
GO
22/03/2010 05:06 Rádio Capivary COM Abadiânia
12.736
GO
22/03/2010 11:41 Rádio Paz CML Goiânia
1.201.006
GO
22/03/2010 07:27 Rádio Cidade COM Caldas Novas
65.637
GO
22/03/2010 08:23 Rádio Cidade de Goiás CML Goiás
26.705
GO
21/03/2010 19:10 Rádio Comunitária Alvorada COM Itapecuru Mirim
51.168
MA
22/03/2010 07:49 Rádio Alvorada COM Alto Alegre do Maranhão
23.518
MA
23/03/2010 10:09 Rádio Mirante CML Imperatriz
232.256
MA
21/03/2010 21:28 Rádio Conquista COM São Luís
978.824
MA
22/03/2010 09:22 Rádio Pioneira CML Açailândia
103.609
MA
22/03/2010 05:05 Rádio Liberdade COM Bom Jesus das Selvas
19.116
MA
22/03/2010 07:50 Rádio Nativa CML Imperatriz
232.256
MA
22/03/2010 08:35 Rádio Universidade EDU São Luís
978.824
MA
22/03/2010 09:52 Rádio Cultura CML Santos Dumont
47.932
MG
22/03/2010 06:44 Rádio Arai COM Berilo
12.819
MG
22/03/2010 05:05 Rádio Prticipativa COM Santa Vitória
16.228
MG
23/03/2010 07:33 Radio Sintonia COM Ribeirão das Neves
311.372
MG
21/03/2010 22:44 Rádio Uberaba CML Uberaba
280.060
MG
22/03/2010 08:10 Rádio Difusora CML Santa Rita do Sapucaí
34.363
MG
22/03/2010 06:38 Rádio Santana EDU Itaúna
83.420
MG
22/03/2010 08:51 Rádio União COM Arinos
18.075
MG
22/03/2010 04:53 Rádio Sacramento CML Sacramento
21.915
MG
22/03/2010 08:18 Rádio Sentinela CML Três Pontas
54.277
MG
22/03/2010 06:52 Rádio 104 EDU Governador Valadares
257.535
MG
21/03/2010 20:57 Rádio Cultura CML Além Paraíba
35.288
MG
22/03/2010 08:22 Rádio 87 COM Guaxupé
51.688
MG
22/03/2010 09:09 Rádio Liberdade COM Vazante
19.009
MG
22/03/2010 08:00 Rádio Alvorada COM São Gotardo
32.602
MG
22/03/2010 08:43 Rádio Metropolitana CML Vespasiano
94.234
MG
22/03/2010 07:36 Rádio Difusora CML Poços de Caldas
151.605
MG
22/03/2010 08:51 Rádio Expressão COM Montes Claros
342.586
MG
22/03/2010 06:52 Rádio São Miguel COM Santos Dumont
47.932
MG
22/03/2010 07:02 Rádio Criativa COM São João Nepomuceno
25.261
MG
22/03/2010 05:40 Rádio Conexão COM Varjão de Minas
5.193
MG
21/03/2010 17:58 Rádio Aurora COM Uberlândia
585.262
MG
22/03/2010 10:49 Rádio Itanews CML Itapagipe
12.226
MG
21/03/2010 19:07 Rádio Itatiaiuçu COM Itatiaiuçu
9.238
MG
22/03/2010 06:38 Rádio Suaçuiense COM Santa Maria do Suaçuí
14.227
MG
22/03/2010 11:42 Rádio Futura EDU Itajubá
89.795
MG
22/03/2010 10:16 Rádio Montanhesa CML Ponte Nova
57.033
MG
22/03/2010 07:01 Rádio Patos CML Patos de Minas
136.997
MG
22/03/2010 05:57 Rádio Cidade CML Arcos
35.988
MG
22/03/2010 07:58 Rádio Liberdade EDU Carmo do Cajuru
18.875
MG
22/03/2010 13:08 Rádio Doce Terra COM Rio Doce
2.123
MG
22/03/2010 08:08 Rádio Educadora EDU Coronel Fabriciano
103.724
MG
21/03/2010 17:39 Rádio Viçosa CML Viçosa
73.121
MG
22/03/2010 06:27 Rádio 98 CML Unaí
75.299
MG
22/03/2010 08:41 Rádio Educativa Tribuna EDU Virginópolis
10.036
MG
22/03/2010 14:20 Rádio Sol COM Botelhos
15.636
MG
22/03/2010 07:29 Rádio Liberdade COM Itabira
106.289
MG
22/03/2010 08:55 Rádio Alcance COM Tocantins
16.364
MG
22/03/2010 10:15 Rádio Pontal CML Iturama
31.390
MG
22/03/2010 20:41 Rádio Onda Verde COM Gonçalves
4.277
MG
22/03/2010 07:11 Rádio Tropical CML Lagoa da Prata
43.734
MG
22/03/2010 09:23 Rádio Cidade da Luz COM Luminárias
5.663
MG
22/03/2010 08:38 Rádio Difusora CML Patrocínio
80.884
MG
22/03/2010 07:24 Rádio Estância CML Jacutinga
19.924
MG
22/03/2010 07:37 Rádio Tropical COM Carneirinho
8.349
MG
22/03/2010 16:23 Rádio Imbiara CML Araxá
84.689
MG
22/03/2010 10:00 Rádio Comunidade COM Poços de Caldas
151.605
MG
22/03/2010 06:45 Rádio Liderança EDU Boa Esperança
39.617
MG
22/03/2010 06:53 Rádio Viçosa CML Viçosa
73.121
MG
22/03/2010 07:47 Rádio Integração COM Careaçu
6.000
MG
22/03/2010 05:11 Rádio Pioneira COM Coimbra
7.178
MG
22/03/2010 08:22 Rádio Fama CML Carandaí
22.450
MG
22/03/2010 08:01 Rádio Cidade 87.9 COM São Francisco de Sales
5.483
MG
22/03/2010 10:32 Rádio Bom Sucesso CML Minas Novas
31.377
MG
22/03/2010 13:37 Rádio Montanhesa CML Ponte Nova
57.033
MG
22/03/2010 08:37 Rádio Educadora CML Porteirinha
38.460
MG
22/03/2010 06:32 Rádio Alfa COM Itatiaiuçu
9.238
MG
22/03/2010 11:04 Rádio Viva Voz COM Limeira do Oeste
5.594
MG
22/03/2010 08:15 Rádio Cidade COM Montalvânia
17.184
MG
22/03/2010 07:39 Rádio Globo Cultura Uberlândia CML Uberlândia
585.262
MG
22/03/2010 08:22 Rádio Ponte COM São João da Ponte
25.908
MG
21/03/2010 21:23 Rádio Canaã EDU Pirapora
52.774
MG
22/03/2010 08:07 Rádio Paraíso CML São Sebastião do Paraíso
64.150
MG
22/03/2010 11:23 Rádio PBA COM Paranaíba
39.424
MS
22/03/2010 10:13 Rádio Transamérica CML Campo Grande
749.768
MS
21/03/2010 18:11 Rádio Liberdade CML Paranaíba
39.424
MS
22/03/2010 11:15 Rádio Globo Costa Rica CML Costa Rica
16.318
MS
22/03/2010 09:08 Rádio Coração CML Itaporã
17.740
MS
22/03/2010 09:38 Rádio 90.7 CML Ribas do Rio Pardo
18.787
MS
22/03/2010 08:20 Rádio Difusora CML Paranaíba
39.424
MS
21/03/2010 21:07 Rádio Lago Azul COM Bonito
17.841
MS
22/03/2010 10:23 Rádio Karandá CML Naviraí
40.416
MS
22/03/2010 12:15 Rádio Laguna CML Jardim
24.557
MS
22/03/2010 08:31 Rádio Cidade CML Maracaju
28.236
MS
22/03/2010 09:22 Rádio Novo Tempo COM Eldorado
11.080
MS
22/03/2010 14:35 Rádio Sorriso CML Sorriso
48.326
MT
22/03/2010 18:15 Rádio Eldorado COM Vila Rica
19.418
MT
22/03/2010 06:08 Rádio Cidade CML Alto Araguaia
11.811
MT
22/03/2010 10:49 Rádio Transamérica Hits CML Brasnorte
12.060
MT
22/03/2010 07:38 Rádio Cidade CML Cuiabá
533.800
MT
22/03/2010 10:10 Rádio Enauan CML Guarantã do Norte
32.940
MT
22/03/2010 10:37 Rádio Cidade COM Marcelândia
17.996
MT
22/03/2010 00:48 Rádio Vitória COM Rondonópolis
166.830
MT
22/03/2010 09:02 radio atividade COM Campinápolis
12.796
MT
22/03/2010 08:22 Rádio Integração CML São José do Rio Claro
14.176
MT
22/03/2010 10:33 Rádio Aurora CML Alto Araguaia
11.811
MT
22/03/2010 10:01 Rádio Progresso CML Alta Floresta
47.236
MT
22/03/2010 07:08 Rádio Educativa COM Paranatinga
15.755
MT
22/03/2010 13:38 Rádio Aruanã CML Barra do Garças
56.127
MT
22/03/2010 07:28 Rádio Cultura COM Nova Olímpia
18.743
MT
22/03/2010 06:09 Rádio Nova Ubiratã COM Nova Ubiratã
7.430
MT
22/03/2010 09:52 Rádio Sociedade COM Medicilândia
22.440
PA
22/03/2010 16:46 Rádio Clube CML Belém
1.405.871
PA
22/03/2010 11:33 Rádio Marajoara CML Belém
1.405.871
PA
22/03/2010 11:43 Rádio Clube CML Itaituba
96.246
PA
22/03/2010 17:58 Rádio Educadora EDU Bragança
102.232
PA
22/03/2010 15:01 Rádio Tabajara COM Belém
1.405.871
PA
22/03/2010 11:29 Rádio Popular COM Brasil Novo
20.747
PA
22/03/2010 08:05 Rádio Clube CML Belém
1.405.871
PA
21/03/2010 19:03 Rádio Tucumã COM Tucumã
21.509


Fonte: RadioWeb - http://www.agenciaradioweb.com.br - Fernando Dias

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!