Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2011

DENGUE SE ALASTRA E LONDRINA (PR) DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA





Londrina/PR decreta estado de emergência por causa da dengue



A partir desta terça-feira (1º) os agentes de controle de endemias de Londrina terão respaldo legal para entrarem em qualquer imóvel onde seja identificado um foco do mosquito da dengue, mesmo que o proprietário não autorize. O ingresso forçado é apenas uma das medidas decorrentes do anúncio do prefeito Barbosa Neto, que decretou, no final da tarde desta segunda (31), estado de emergência na saúde.
O procurador do município, Fidélis Canguçu, explicou que quem não permitir a entrada dos agentes estará cometendo um crime. “Os agentes terão garantias de livre acesso. Quem não colaborar estará incorrendo no crime de desobediência, e colocando em risco a saúde pública”. Entre as outras ações a serem tomadas pela prefeitura estão a convocação dos servidores que estão cedidos ou deslocados em outros órgãos e a solicitação de reforço financeiro e de pessoal, tanto do estado como da união.
“O objetivo é salvaguardar a população e impedir que a dengue se alastre. O governo reconhece que estamos passando por uma situação excepcional, onde há um claro risco na saúde pública e uma grande possibilidade de epidemia”, alerta o procurador, dizendo que “o risco é real”. “As campanhas parecem não ser suficientes. O investimento constante na prevenção da dengue não está surtindo efeito. É preciso, então, tomar atitudes mais concretas”.
Para a diretora da 17ª Regional de Saúde, Djamedes Maria Garrido, a situação crítica não é novidade. “Faz tempo que nós estamos comunicando o município sobre os índices de infestação. A situação está realmente crítica, quase insustentável, e até agora o município não tinha tomado uma atitude forte para combater a doença”. A região que precisa de maior atenção, segundo Djamedes, é a zona leste de Londrina. “Lá estão os maiores índices de infestação, lá estão os maiores índices de positividade, que é quando um caso notificado é confirmado. Essa região precisa de um cuidado urgente”.
A secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Dornellas, foi procurada pela reportagem do JL para explicar quais serão as ações a serem tomadas pelo município, mas não foi encontrada.
Números da dengue – Nesta segunda (31) a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou um boletim com os números parciais da infestação da doença no Paraná. A região de Londrina continua liderando os números de casos notificados. Até o último dia 28, foram notificados 1.164 casos de dengue somente na cidade de Londrina. Foram confirmados 142 casos autóctones, de pessoas que contraíram a dengue na cidade, e 2 casos de pessoas que chegaram à cidade já com a doença. Se forem somados os dados dos outros 20 municípios que compõem a regional, o número de notificações sobe para 1.848. Jacarezinho contabiliza o maior número de casos confirmados da doença no estado. Ao todo, 197 pessoas contraíram a dengue no município. Em todo o Paraná já foram notificados 3.484 casos suspeitos de dengue. Já são 390 pessoas infectadas pela doença no estado.
Novo anúncio – A sala de situação, criada pela SESA para monitorar os casos de dengue no estado vai atualizar os dados da infestação da doença no Paraná na próxima terça-feira (1º). Os dados informados no boletim desta segunda (31) estavam atualizados até o dia 28. A tendência é que o número de casos notificados e confirmados aumente. (Fonte: Gazeta do Povo/PR)/AMBIENTE BRASIL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br