Bertioga, Guarujá, São Vicente e Praia Grande. Essas são as cidades onde moradores e lojistas reclamam de falta d'água desde o início da semana, quando começou o feriado prolongado de Ano-Novo. Apesar de admitir falhas no sistema, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp)  aponta as altas temperaturas e o "aumento abrupto" no consumo como os causadores do problema. 
 
Na página oficial de A Tribuna no Facebook, uma interatividade com internautas apresentou um panorama do abastecimento na Baixada Santista nos últimos dias. Foram mais de 80 respostas, até o final da noite desta quinta-feira, com tom de cobrança, indignação e pedido de ajuda, já que a promessa da estatal era de que não faltaria água por pelo menos 30 anos em todas as cidades da região. 
 
Por meio da nota, a Sabesp diz que registrou pontos isolados de baixa pressão nos bairros Boraceia, em Bertioga, Canto do Forte, em Praia Grande, e Jóquei Clube/Cidade Náutica, em São Vicente. Os casos, segundo a estatal, são reflexos das altas temperaturas (que passaram dos 40º C) e o aumento abrupto no consumo causado pelo acréscimo de pessoas à região, "o que gera variações na pressão da água, inevitável a qualquer sistema de abastecimento público".
 
Segundo a estatal, alguns imóveis tiveram pressão reduzida, principalmente, quando há superlotação sem existir o dimensionamento correto dos reservatórios domiciliares (caixa d’água), conforme determina Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, ela garante que ainda nesta quinta-feira, a distribuição de água nos bairros apontados já tinha sido normalizada.
 
Em Guarujá, porém, a situação é mais grave. A Sabesp explica que uma oscilação de energia, no final da tarde de domingo, provocou pane elétrica no sistema de bombeamento que atende ao bairro Enseada, afetando o abastecimento. Foram realizadas manobras técnicas para melhoria da distribuição de água, mas a regularização de todos os pontos está acontecendo de forma gradativa. http://www.atribuna.com.br/cidades

VEJA POSTAGEM:

PRESIDENTE DA SABESP GARANTE QUE BAIXADA SANTISTA NÃO TERÁ PROBLEMAS DE FALTA D' ÁGUA - clique