Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2014

NADANDO COM OS BOTOS-COR-DE-ROSA DO RIO NEGRO (AM) COM O PESSOAL DO MANUAL DO MUNDO

Nossos amigos Mary Fulfaro e Iberê Thenório do MANUAL DO MUNDO no Rio Negro (AM)

Veja botos-cor-de-rosa debaixo d’água

Fomos ao Rio Negro, em Manaus, para nadar com botos-cor-de-rosa! Para que você possa acompanhar a visita a esses belos animais, levamos uma câmera especial que filma debaixo d’água.



Também conhecido na região da bacia amazônica como boto-vermelho ou apenas boto, esse mamífero é um parente das baleias e dos golfinhos que habita apenas áreas de água doce.
Os machos da espécie podem chegar a 2,55 m de comprimento e pesar até 200 kg. As fêmeas alcançam 2,25 m e 150 kg.
Algumas lendas o cercam, por isso, muitos pescadores enxergam o animal como um inimigo e o caçam, seja para diminuir a competição por peixe e transformá-los em iscas ou pelo simples medo de que o boto encante pessoas ou vire seus barcos durante as pescarias ou ainda façam as crianças se afogarem.
Você conhece a lenda do boto?
Diz a lenda que, durante as festas juninas, ele se sai do rio e se transforma em um homem belo, elegante e ótimo dançarino, que usa roupas brancas e um chapéu (utilizado para esconder o orifício no alto de sua cabeça, uma vez que a transformação em humano é incompleta). O jovem desconhecido, então, conquista a moça mais linda, dança com ela durante toda a noite e a leva ao fundo do rio, onde a engravida para depois abandoná-la. Por isso, quando ocorre o nascimento de um filho fora do casamento ou cujo o pai é desconhecido, é comum dizer que a criança é filha do boto.
VISITE O MANUAL DO MUNDO
OBRIGADO AMIGOS MARY E IBÊRE POR DISPONIBILIZAREM O VÍDEO E IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE O BOTO-COR-DE-ROSA! PARABÉNS!!!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br