Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2014

AS BELAS REGIÕES TURÍSTICAS DO RIO TOCANTINS



Seis regiões do Tocantins se destacam como opções de lazer; cachoeiras, manobras esportivas e tranquilidade são opções



O mais novo Estado do Brasil, o Tocantins, tem diversos pontos turísticos que embelezam a vida daqueles que gostam de observar a natureza, ouvir o canto dos pássaros, tomar banho de cachoeira e praticar manobras esportivas. As regiões em destaque no Estado são o Jalapão, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Serra do Lajeado, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.
O Jalapão (composto por Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins) fica a leste do Estado e é um atrativo com pouca vegetação, paisagens exóticas, tendo uma mistura de cerrado, savana e deserto. As estradas de terra e paisagem natural são boas pedidas para os ralis que acontecem todos os anos na região.
No Jalapão é possível visualizar as cachoeiras cristalinas, chapadões, dunas e piscinas naturais de cor esverdeadas. A melhor época para visitação é entre abril e setembro, quando é a estação seca.
O Bico do Papagaio, composto por 25 municípios situados no extremo norte do Estado, também é um dos atrativos do Tocantins. Área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, o Bico é destaque pelas praias que recebem turistas durante toda a temporada de verão.
A Ilha do Bananal também contempla o santuário verde do Estado, sendo a maior ilha fluvial do mundo com seus 20 mil km². A Ilha do Bananal fica parte do ano submersa (coberta de água) e no tempo seco ressurge mostrando sua biodiversidade. Um dos atrativos é a pesca esportiva, podendo fisgar piraras, pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.
Não menos importante, no Cantão (região que compõe Araguacema, Caseara e Pium), estão presentes o encontro de três ecossistemas: floresta amazônica, pantanal e cerrado, formando um lugar sem igual em termos de biodiversidade. Ainda é contemplado com três grandes rios e mais de 800 lagoas.
O Cantão é boa pedida para observação dos pássaros, ter tranquilidade com a pesca esportiva, se aventurar nas trilhas aquáticas e terrestres, e ainda, presenciar animais e plantas de espécies raras.
 A serra do Lajeado (composta por Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional) oferece opções de praias, lazer náutico, banho de cachoeiras, rapel de trilhas, entre outros.
Mais um atrativo turístico do Tocantins é a região das Serras Gerais (região que contempla Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga). Nas Serras Gerias são encontrados montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, grutas, cavernas, cachoeiras e rios e vegetação.
Ainda é salutar lembrar da região do Vale dos Grandes Rios (composto por Araguaína,  Babaçulândia, Filadélfia, Itacajá, Pau D´arco e Wanderlândia). Região entre os rios Araguaia e Tocantins é composta por praias do rio Tocantins e do Monumento das Árvores Fossilizadas, um raro patrimônio científico mundial. Ótima pedida em ecoturismo nas corredeiras e praias de rio. (Com informações adicionais da Agência de Desenvolvimento Turístico)

http://conexaoto.com.br/2014/10/16/seis-regioes-do-tocantins-se-destacam-como-opcoes-de-lazer-cachoeiras-manobras-esportivas-e-tranquilidade-sao-opcoes



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br