Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM MAIS DE 20 MUNICÍPIOS NO RS

03/10/2014
Do G1 RS
São Borja está em alerta devido à cheia (Foto: Reprodução/RBS TV)São Borja está em alerta devido à cheia do Rio Uruguai no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)

Mais de 20 municípios registram transtornos devido à chuva no RS

Cerca de 550 pessoas estão fora de suas residências em 24 municípios.
Porto Mauá e Lagoa dos Três Cantos tiveram emergência homologada.



A chuva no Rio Grande do Sul já atinge mais de 20 municípios, conforme informou nesta sexta-feira (3) a Defesa Civil. Apesar do aumento no número de locais em relação aos 19 divulgados pela manhã, o número de pessoas que estão foram de suas residências diminuiu em cerca de 200 após os moradores de Santa Rosa que foram atingidos terem retornado às suas casas.
De acordo com o órgão, por volta das 17h havia 528 pessoas desalojadas, que estão nas casas de amigos e parentes, e 34 desabrigadas, que foram acomodadas em locais fornecidos pelo poder público, em 24 municípios. O número anterior era de 763 desalojados e 60 desabrigados em 19 cidades.
Nove prefeituras encaminharam à Defesa Civil uma solicitação de homologação do decreto de situação de emergência. Porto Mauá, no Noroeste do estado, e Lagoa dos Três Cantos, no Norte, já tiveram a situação reconhecida. A Defesa Civil ainda analisa as documentações de Alecrim, Ametista do Sul, Cândido Godoy, Coronel Bicaco, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Sete de Setembro, e aguarda a chegada de novas solicitações.
Durante a madrugada, o Rio Uruguai em São Borja, na Fronteira Oeste, subiu um metro. Agora está 14 metros acima do nível normal. No local, 320 pessoas estão fora de casa. Em Itaqui, na mesma região, o rio está oito metros acima do nível normal. São 20 pessoas desalojadas. A travessia de balsa para a Argentina foi suspensa nesta manhã.
Em Porto Xavier, na Região Noroeste, o rio baixou, mas segue 11 metros acima do nível normal e a balsa segue suspensa. O transporte só voltará a funcionar quando o rio baixar quatro metros. Pelo menos 75 famílias estão fora de casa. Em Santa Rosa são 300. Já em Porto Mauá, será feita a limpeza das ruas e do prédio da aduana. A travessia da balsa deve ser retomada no sábado (4).
A previsão para o fim de semena é de tempo seco. A capital gaúcha terá domínio do sol no sábado, também com a presença do vento durante a tarde. Temperatura prevista vai de 13°C a 24°C.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br