Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

ESPÍRITO SANTO PROÍBE A CATA E COMERCIALIZAÇÃO DO CARANGUEJO-UÇÁ ATÉ 30 DE NOVEMBRO


Defeso é o período que compreende a fase de crescimento do caranguejo

Foto: Marcos Salles

Cata e comercialização do caranguejo estão proibidas a partir desta quarta


A cata, a comercialização, a manutenção em cativeiro, o transporte, a industrialização, o armazenamento e o beneficiamento do caranguejo-uçá em todo o Espírito Santo estão proibidos entre esta quarta-feira (1º) e o dia 30 de novembro, período de defeso do crustáceo.
Os educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizarão diversas atividades educativas durante o período de proibição, prevista pela portaria 52/2003 do Ibama, visando sensibilizar a população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal.
Nesta quarta (1º), os alunos do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Almirante Barroso realizarão abordagens educativas no entorno da instituição, na região de Goiabeiras Velha, junto a moradores, estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos.
"Esses alunos participam do projeto Mangueando na Educação, que possui parceria com a escola desde 2011", contou a responsável pelo projeto, Juliana Conde, que é zootecnista e bióloga da Gerência de Educação Ambiental da Semmam.

Exposição

Em outubro, será lançada a exposição "Manguezal: múltiplos olhares", na Escola de Ciência, Biologia e História, aberta ao público. Os monitores receberão formação sobre o ecossistema e suas principais características para multiplicar as informações e as atividades com os visitantes.

Fêmeas

Entre 1º e 31 de dezembro, a proibição será só para as fêmeas. Essa é a época do defeso, que compreende o período de crescimento do caranguejo, quando ele passa por um processo de muda, formando uma nova carapaça.

Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Com edição de Matheus Thebaldi



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br