Captação de água da bacia do ribeirão Pipiripau terá rodízio até 15/11
Raylton Alves - ANA - 04/11/08
Em virtude da baixa vazão da bacia do ribeirão Pipiripau, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) se reuniram com os usuários da bacia para definir novas regras para a captação da água da região.
O encontro ocorreu no Distrito Federal, na própria bacia, em 31/10, quando ficou decidido que as novas regras vigoram de 1º a 15/11 (ao final da matéria, veja o mapa e a tabela dos usuários abrangidos pelas medidas). Caso o nível de chuvas continue insuficiente, este período pode se extender até que a situação de falta d’água seja regularizada.
Por isso, para garantir que haja água para todos os usuários da bacia do Pipiripau, a ANA e a Adasa decidiram juntamente com os usuários da água da bacia a fazer um rodízio da interrupção ou redução da captação de água – este processo é conhecido como alocação negociada da água (veja o documento resultante da negociação logo abaixo).
Deste modo, evita-se que todos os usuários da água captem ao mesmo tempo e que o nível do manancial caia ainda mais.As novas regras se justificam pela baixa vazão do ribeirão Pipiripau e do córrego Taquara.
Em setembro de 2007, por exemplo, a vazão média do Pipiripau na estação próxima à BR-020 foi de 356 litros por segundo. Neste ano, no mesmo período, a vazão caiu para 248 litros por segundo. No córrego Taquara a situação foi semelhante, já que houve uma queda de 269 litros para 188 litros por segundo em setembro deste ano.
Gestão compartilhada
Tanto a ANA como a Adasa fiscalizarão se as novas regras de interrupção ou redução de captação estão sendo cumpridas pelos usuários da água do ribeirão e do córrego. As duas agências realizam uma gestão compartilhada da bacia do ribeirão Pipiripau desde 2004, já que este manancial é de domínio da União por cortar mais de uma unidade da Federação: no caso, Distrito Federal e Goiás.
Já o córrego Taquara é de domínio distrital, pois se situa totalmente no DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br