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23 de novembro de 2008

Tecnologia: Equipamento despoluidor de água faz sucesso em feira

















Por Redação da Agência Sebrae



Criado pela Metalúrgica Pampa, equipamento batizado de Aerovor trata resíduos orgânicos e devolve a água para o meio ambiente
Caxias do Sul - Para fechar bons negócios, divulgação é fundamental. Um bom exemplo é o caso da Metalúrgica Pampa, de Rio Grande (RS). Na Mercopar 2007, a empresa lançou um produto inovador, batizado de Aerovor, capaz de tratar resíduos orgânicos e águas poluídas e de devolver o recurso ao meio ambiente após o processo. Devido ao sucesso do empreendimento, a metalúrgica voltou ao evento em 2008 para apresentar as atualizações do equipamento.

Além do baixo custo de investimento e de manutenção, o Aerovor se destaca pelos materiais utilizados - fibra e o inox, o que garante maior durabilidade. De acordo com o sócio-proprietário da Metalúrgica Pampa, Rubens Borges Nunes, o equipamento passou por algumas modificações. “O design foi modificado e o tempo do processo de fabricação foi reduzido. Assim, conseguimos baixar nossos custos e, conseqüentemente, podemos repassar isso para os clientes”, explica.

Segundo Nunes, a Mercopar foi imprescindível para a boa aceitação do produto no mercado. “O retorno à Caxias do Sul comprova a satisfação em relação à nossa primeira participação. Os contatos realizados foram muito importantes para que pudéssemos mostrar os benefícios do Aerovor”, comemora.

A Mercopar 2008 ainda nem terminou e Nunes já pensa na próxima edição. “Com dois dias de evento, tivemos resultados ainda mais positivos que no ano passado. Certamente, estaremos aqui em 2009”, destaca.

A Metalúrgica Pampa tem clientes nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país, e, conforme Nunes, a meta é exportar para os países do Mercosul. “Estamos focados na fabricação do Aerovor e temos muitos planos para ampliar nosso mercado. Estamos construindo um espaço onde será possível realizar demonstrações do produto com amostras de águas dos próprios clientes”, planeja.

A gestora da região Sul no projeto Petróleo, Gás e Energia II do estado do Rio Grande do Sul, Michele Dutra da Silveira, apóia a participação da Metalúrgica Pampa no evento por reconhecer o trabalho da empresa.

“Eles fizeram parte da primeira fase do projeto e foram muito bem-sucedidos. Inovação e diversificação são dois aspectos que sempre incentivamos e a Metalúrgica Pampa atingiu esses objetivos, pois criou um produto diferenciado e com base em uma necessidade de mercado”, ressalta Silveira.

O projeto Petróleo, Gás e Energia II beneficia empresas fornecedoras e potenciais fornecedoras da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia no Rio Grande do Sul, com ênfase nas micro e pequenas empresas das regiões Metropolitana, Serra e Sul. O objetivo do projeto é inserir as empresas na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia, fortalecendo a atuação das empresas em rede.

O Rio Grande do Sul possui um parque energético rico e diversificado e conta com um importante parque eólico, sistema que gera energia com a força do vento. Por isso, na última edição da feira, o público pôde conferir o Salão de Energia e Meio Ambiente, área para exposição de tecnologias e serviços sustentáveis ou direcionados ao setor. Entre as novidades deste ano, destaque para a inclusão do setor de movimentação e armazenagem de materiais.

Mercopar

A 17ª edição da feira começou na terça-feira, 28 de outubro, e estende-se até sexta-feira, 31, das 14h às 21h, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, a 125 quilômetros de Porto Alegre. A Mercopar, a maior feira da América Latina no segmento, é promovida pelo Sebrae/RS e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG.

Realizada desde 1992, a Mercopar tem como públicos-alvos empresários, compradores, fornecedores, vendedores, representantes e distribuidores em geral, ligados aos setores metalmecânico, plástico, automação industrial, eletroeletrônico, borracha e serviços industriais. O objetivo é estimular a integração e a competitividade internacional.



Crédito da imagem:Elias Eberhardt



(Envolverde/Agência Sebrae)






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Desenvolvido


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