PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

19 de dezembro de 2008

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SOROCABA (SP) CORRE RISCO COM ATERROS APROVADOS


Conselho aprova aterro sanitário na região de Sorocaba/SP

Estadão Online - 19/12/08

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o primeiro dos três projetos de instalação de aterros sanitários previstos para a região de Sorocaba. Em reunião realizada quarta-feira (17) os conselheiros aprovaram por 23 votos favoráveis a construção da Central de Gerenciamento Ambiental (CGA), um empreendimento particular, no município de Iperó. Houve quatro votos contrários e duas abstenções.

O órgão analisa outros dois projetos no município de Sorocaba. O mais antigo, proposto pela prefeitura, prevê a instalação de um aterro sanitário municipal no bairro de Ipatinga. A área fica a três quilômetros do local em que será construído o CGA de Iperó. Apesar da proximidade, um projeto não exclui o outro, segundo o Consema.

Moradores de George Oetterer opõem-se à construção do aterro de Ipatinga, alegando que pode contaminar poços usados para abastecimento. A prefeitura tem pressa na aprovação porque o atual aterro de Sorocaba, instalado em área densamente povoada, está praticamente esgotado. A cidade produz 400 toneladas de lixo doméstico por dia.

A municipalidade não exclui a possibilidade de enviar o lixo para o aterro de Iperó, que tem capacidade para mil toneladas diárias, embora considere importante ter seu próprio aterro.

O terceiro projeto, previsto para o bairro de Brigadeiro Tobias, também é particular e está em fase inicial. A área é considerada crítica por ser formadora de mananciais e produtora de água mineral. Há ainda núcleos residenciais próximos. O aterro de Iperó vai receber o lixo de outras cidades da região.

Na aprovação do projeto os conselheiros levaram em conta a ocupação, pelo empreendimento, de uma área já degradada. O local, com 629 mil metros quadrados, era uma antiga mineração de argila. A empresa Proactiva Meio Ambiente, responsável pelo empreendimento, comprometeu-se a assumir o passivo ambiental e a investir R$ 300 mil em projetos ambientais da Flona de Iperó. Deverá, ainda, desenvolver projetos de reciclagem nos municípios do entorno. (Fontes: José Maria Tomazela/ Estadão Online/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br