Poluição forma mancha de 400 metros de espuma no Rio Tietê
Estadão Online 14/01/2009
Uma mancha de espuma apareceu no Rio Tietê, na capital paulista, na manhã desta terça-feira (13) na altura da Ponte Aricanduva, na zona leste da cidade.
Segundo técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a espuma começou a se formar no desnível existente no ponto de cruzamento em que o Rio Aricanduva deságua no Rio Tietê, e se estende por cerca de 400 metros pelo rio.
A espuma foi produzida pela presença de detergentes nas águas do rio e seus afluentes, no trecho poluído da bacia que corta a Região Metropolitana de São Paulo, basicamente originados do uso doméstico, segundo a Cetesb.
A formação de espumas aumenta nos períodos de alta temperatura e com a consequente diminuição de vazão das águas do rio, que aumentam a concentração dos surfactantes nas águas. De acordo com a Cetesb, a tendência dessa mancha é se dispersar à medida que avançar pelo Rio Tietê.
Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a espuma foi causada por detergentes domésticos, como os usados para lavar louças e carros.
Mesmo aqueles que são biodegradáveis precisam de oxigênio para se decompor na natureza. Como o Rio Tietê não tem oxigênio, ocorre a formação de espuma. (Fonte: Solange Spigliatti/ Estadão Online/Ambiente Brasil)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br