Site Saneamento Básico - 23/01/2009
O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural de Pernambuco - Prorural, uma das prioridades do Governo estadual voltada às ações do homem do campo, está intensificando o trabalho de Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos no Estado.
Esta semana, a ação contemplou a Associação dos Moradores de Canafístola, em Timbaúba. A partir de agora, a capacitação vai ser desenvolvida em 48 municípios, localizados nos Sertões do Pajeú, Moxotó, Central, São Francisco e do Araripe, e Agrestes Central, Meridional e Setentrional.
Para isso, o programa investiu R$ 241.433,20 na contratação de organizações não-governamentais que vão executar essas capacitações.
Entre os temas trabalhados estão as fontes naturais de água, as diferenças climáticas nas outras Regiões de Desenvolvimento do Estado e os mecanismos de convivência com o Semi-Árido, sendo as cisternas um deles.
O presidente da Associação Canafístola, Severino Nunes, comentou sobre a capacitação: “Vai ajudar a comunidade a usar bem as cisternas. Esperamos ter conhecimento para um melhor aproveitamento da água. Assim todo mundo fica sabendo o que e como fazer”, afirmou.
A Associação foi beneficiada com a construção de 41 cisternas, número correspondente às famílias beneficiadas. A realidade da população do Semi-Árido sempre dependeu das chuvas. Mas, agora, as condições de vida de famílias como as de Mauricélia Ferreira da Silva, uma das beneficiárias, podem melhorar. E o primeiro passo é saber usar o novo equipamento.
Para isso, ela fez questão de participar da capacitação. Assim vai estar preparada quando as primeiras águas forem captadas pela cisterna. “Com a capacitação a gente espera aprender mais; as cisternas vão trazer bons resultados para a gente.
Aos que não puderam estar aqui hoje depois eu explico como funciona”, disse Mauricélia. Outro beneficiário ansioso pela chegada das chuvas é Joaquim Félix da Silva. Agricultor aposentado, seu Joaquim, como é tratado pela comunidade, é pai de 13 filhos e alguns deles ainda dependem do seu trabalho para sobreviver.
“A cisterna vai ajudar muito a minha casinha. Não é riqueza, a água da cisterna para nós é fortuna. Agora é só esperar a chuva”, falou, esperançoso.
Veja mais fotos de Timbaúba (PE)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Timbaúba-PE é uma cidade conservadora mas a população deve concientizar-se a plantação de arvores e preservação de seus rios é uma necessidade, com um clima e de temperaturas altas os governadores devem incentivar a plantação de arvores com iluminações nas ruas de sua cidade, além de uma bela paisagem, melhora o ar, o clima, policiar e evitar o vandalismo, uma bela Cidade presisa de belas ídeias, atrair sucesso crescimento começa com as coisas simples...
ResponderExcluiro vandalismo em algums ruas e o desrespeito com o patrimônio da cidade e a segurança da população e o meio ambiente devem ser protegidos e denunciados, não podem ser tolerados, o Dep° responsavel deve incentivar a população a efetuar reclamções anônimas, como a pólicia (81) 3631-0253 ou disponibilizar um número gratuito para as denuncias...
ResponderExcluir* Rua Alm Barroso 19, Centro
* Timbaúba, PE
abraços a todos de Timbaúba uma motivação liberta ídeias, quebra correntes...
Estamos gostando de ver o pessoal de Pernambuco, em especial de Timbaúba!
ResponderExcluirvamos lutar pelas nossas comunidades, para que possam cada dia estar melhor e com a ajuda de todos garantir "saúde ambiental e qualidade de vida para todos"!
parabéns