Campanha de conscientização sobre a dengue recolhe 200 toneladas de lixo flutuante
Paulo Virgiliio
Repórter da Agência Brasil - 20/01/2009
Rio de Janeiro - Duzentas toneladas de lixo recolhidas e cerca de mil casas inspecionadas pelos agentes de saúde foi o balanço parcial da campanha “Ecobarreiras contra a dengue”, lançada hoje (20) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, prefeituras, Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e entidades da sociedade civil, teve início às 9h, em quatro comunidades: Arroio Fundo, na Cidade de Deus, Maré, Marapendi e Pavuna-Meriti, todas vizinhas a rios e lagoas.
O lixo flutuante retido nas ecobarreiras instaladas nesses locais foi recolhido por catadores de material reciclável.
Em uma ação paralela ao mutirão, agentes de saúde, mata-mosquitos, voluntários e técnicos em educação ambiental orientaram os moradores sobre o despejo do lixo em locais inadequados.
A secretária do Meio Ambiente, Marilene Ramos, acompanhou a ação e disse que a limpeza dos cursos d’água, feita o ano inteiro, desta vez teve como objetivo alertar os moradores sobre os fatores que contribuem para a proliferação do mosquito aedes aegipti, transmissor da dengue.
“Por mais que nós tiramos o lixo dos rios e lagoas, o lixo continua chegando. E agora, como é verão, resolvemos fazer essa ação de conscientização sobre a dengue, combinada com outros órgãos”, afirmou a secretária.
Ainda durante a ação, foram distribuídas quatro mil telas para caixas d’água, a fim de impedir a procriação do mosquito da dengue, e realizadas atividades culturais e recreativas com as crianças das comunidades.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br