PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

25 de fevereiro de 2009

32ª ROMARIA DA TERRA DENUNCIA CRIMES AMBIENTAIS NO RS


Romaria da Terra denuncia crimes ambientais contra as águas no Rio Grande do Sul

25/2/2009

Lisiane Wandscheer

Com o tema "Água: sangue da Terra”, o evento deste ano foi realizado em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre e reuniu cerca de 15 mil pessoas

Brasília, DF - Cerca de 15 mil pessoas participaram ontem (24) de um protesto para denunciar os crimes ambientais no estado do Rio Grande do Sul. Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pelo Vicariato Episcopal de Canoas e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a 32ª Romaria da Terra também propôs a reflexão das comunidades sobre a importância da água.

Com o tema "Água: sangue da Terra”, o evento deste ano foi realizado em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

Hoje pela manhã os romeiros saíram da BR-116 e fizeram uma caminhada de aproximadamente 2 quilômetros até as margens do Rio dos Sinos, onde mais de 100 mil toneladas de peixes foram encontrados mortos, em outubro de 2006. A principal causa da tragédia foi o lançamento de resíduos tóxicos por empresas locais.

Segundo o representante do Vicariato Episcopal de Canoas, frei Wilson Dallagnol, no fim do evento foi lida uma carta chamada "Porque tocam os sinos" e que trazia as principais reivindicações do grupo.

“Ouvindo o clamor do Rio do Sinos e de tantas outras águas do Rio Grande do Sul denunciamos o crime ambiental de 2006 e acobertamento dos criminosos, o não tratamento adequado dos resíduos industriais, a omissão do poder público no tratamento dos esgotos domésticos, a equivocada visão da água como instrumento de lucro, a falta de proteção das nascentes”, diz o texto.

O grupo também criticou a criminalização dos movimentos populares no Rio Grande do Sul, o fechamento, por parte do governo do estado, das escolas itinerantes de ensino fundamental nos acampamentos do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a não-realização da reforma agrária conforme os anseios populares.

No Rio Grande do Sul, a Romaria da Terra foi realizada pela primeira vez em 1978.

Fonte: Agência Brasil/Portal do Meio Ambiente

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. UMA DENUNCIA AQUIO NA MINHA CIDADE EM LAVRAS - MG, ENVIEI ESTA DENUNCIA A UM JORNAL DA CIDADE LAVRAS 24HORAS. E OUTROS ÓRGÃOS DE DEFESA AMBIENTAL, CONTO COM A AJUDA DE VCS, A FORÇA PARA ESTE CRIME AMBIENTAL.
    UNIDOS VENCEREMOS...

    Gostaria de mais informações sobre a poluição do córrego do Fonseca, sou testemunha da poluição do local, é um obsurdo nenhuma autoridade tomar atitudes sobre este crime ambiental, alguns anos atrás eu e minha família íamos nadar neste córrego, e hoje esta impróprio por motivo do capitalismo selvagem, e tem vereadores defendendo os trabalhos oferecidos por não sei qual empresa, empregos são fundamentais sim, mas com preservação ambiental, e olhe que o churume despejado neste córrego é muito perigoso, e esta caindo no rio Capivari, onde a Copasa faz captação desta água para nosso consumo, e como o tratamento da Copasa não retém metais pesados em seus ETEs. Estamos correndo sério risco de consumirmos esta água contaminada. Vou participar e formar grupos de defesa ambiental, com ênfase neste crime que esta acontecendo e como disse, já foi denunciado pelos moradores do local a vários órgãos ambientais, até a polícia , e todos fizeram vista grossa, e não adianta chamar os órgãos da prefeitura ou da das empresas responsáveis, para mim "existe algo" mais do que estes relatórios dizendo que esta tudo dentro dos conformes da lei, queremos mais atitude contra este crime, que façam de tudo e o mais rápido possível para descobrir os responsáveis por esta barbaridade, e puni-los.
    Vou e quero participar desta luta junto com os moradores das comunidades da Limeira, do Fonseca e Grupiara, custe o que custar, quero ajudar a Salvar nossa Natureza, nossas águas e nossas vidas. FORA CAPITALISMO SELVAGEM, E VIVA O VERDE, SALVEM NOSSAS ÁGUAS.
    Obrigado por este espaço, esperamos contar com apoio de várias pessoas comuns, jovens, idosos, adolescentes, religiosos, "políticos”, crianças, A Imprensa local, Estadual e Nacional todos juntos por uma boa CAUSA. DESISTIR NUNCA, PERDER JAMAIS. Queremos atitudes e não palavras jogadas ao vento.
    Mais uma vez, obrigado por este espaço maravilhoso de jornalismo e informação. Esperamos que surjam efeitos estas nossas denúncias, quem quiser vai até o local e vejam com seus próprios olhos, e sintam o cheiro da destruição, aquilo que já foi um lugar delicioso para passear e refrescar com a família, e se não fizermos vencermos esta batalha agora, outras belezas da nossa região e do nosso planeta, vão sumir.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br