PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

18 de março de 2009

ASSINADO PRIMEIRO PACTO FEDERATIVO (PR-SP) PARA GESTÃO DO RIO PARANAPANEMA


Paraná e São Paulo tecem com o fio da água

Rasca Rodrigues.

No Paraná, acreditamos que força de vontade não move apenas montanhas, mas também une os povos. No último dia 06 de março os governos do Paraná e de São Paulo deram um passo decisivo em prol da melhoria da qualidade de vida das suas populações.

Nós, da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná - juntamente com a o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano - e com o apoio da ANA, assinamos o primeiro pacto federativo, em que dois estados se unem para assumir a responsabilidade da gestão da bacia do rio Paranapanema.

O Paraná atualmente é responsável por 75 quilômetros quadrados da bacia, já São Paulo é responsável por cerca de 70 km². Agora, ambos os lados são responsáveis pela preservação de toda a bacia. Não existe mais fronteira, apenas vontade de trabalhar.

Partimos do princípio de que a Lei das Águas foi criada para descentralizar a gestão dos recursos hídricos no Brasil e conseguiremos implantar uma gestão integrada para a preservação e melhoria da qualidade da água da Bacia do Rio Paranapanema.

O Paraná já plantou 28 milhões de mudas de matas ciliares às margens das cinco sub-bacias hidrográfica do Rio Paranapanema. Em contrapartida, São Paulo já possui rede de esgoto em 80% da bacia. O avanço deles obrigará o Paraná a avançar e vice-versa.

A proteção das cabeceiras, conservação e manejo do solo, tratamento do esgoto, resíduos industriais e sólidos, por exemplo, serão diagnosticados neste trabalho que começaremos a partir de hoje. Tanto o Paraná, como São Paulo garantem que a proposta sairá do papel, pois é a primeira vez que estamos dando um peso político nas ações em defesa dos recursos hídricos.

É o fio da água quebrando paradigmas, derrubando barreiras geográficas e proporcionando a união entre os povos.

Rasca Rodrigues é secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.


Sobre o Paranapanema
O rio Paranapanema tem uma extensão total de 929Km em um desnível de 570m, desenvolvendo-se no sentido geral leste-oeste e desenvolvimento no rio Paraná numa altitude de 239m aproximadamente.

As nascentes do rio Paranapanema estão localizadas na serra Agudos Grandes, no Sudeste do estado de São Paulo, a aproximadamente 100Km da costa Atlântica.

Das nascentes até a foz do rio Itararé, corre em território paulista; a jusante deste ponto faz fronteira entre os estados do Paraná e de São Paulo. SAIBA MAIS
Fonte: Revista Água Online

Publicação autorizada: 2004© Águaonline copyright. Todos os direitos reservados.
Editora: Jornalista Cecy Oliveira



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br