Bahia tem nova divisão hidrográfica
Denise Caputo - ANA
O estado da Bahia tem uma nova divisão hidrográfica desde a semana passada. A atualização do mapa hidrográfico foi proposta pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) e aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos em dezembro último, mas só foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 03/03. A principal novidade é que a hidrografia baiana “ganha” mais nove Regiões de Planejamento e Gestão das Águas, totalizando 26.
A descrição das regiões tem como base os principais corpos d'água encontrados em seus territórios. Com relação à integração com a Política Nacional de Recursos Hídricos, conforme a divisão hidrográfica nacional, a gestão dos recursos hídricos na Bahia considerará o estado totalmente inserido em duas regiões hidrográficas nacionais: a do Atlântico Leste e a do Rio São Francisco.
Bacias compartilhadas
No novo panorama hidrográfico baiano, constam 26 RPGAs, sendo que, para nove delas, foram negociadas propostas de compartilhadas com outros Estados. Na região do Rio São Francisco, duas serão geridas em parceria com o Estado de Minas Gerais (Rios Carinhanha e Verde Grande) e uma com Sergipe (Rio do Tará).Já na Região Atlântico Leste, serão compartilhadas as bacias do Rio Real e Vaza Barris (com Sergipe), dos Rios Jequitinhonha e Pardo (com Minas Gerais), e do Riacho Doce (com o Espírito Santo).
Para saber mais, acesse www.srh.ba.gov.br.
CONHEÇA AS REGIÕES HIDROGRÁFICAS DA BAHIA
Regiões de Planejamento e Gestão das Águas - 1
Regiões de Planejamento e Gestão das Águas - 2
Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Parabéns pelo blog! Adorei! Gostaria de sua ajuda? Já me falaram de um projeto de recuperação das mata ciliar do rio Paraguaçu, na altura do município de Andaraí. você tem alguma informação sobre isto? Eu gostaria de tocar este projeto, como faço? Obrigado.
ResponderExcluir