PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

6 de março de 2009

Hillary diz que EUA foi negligente com o clima e que crise ofereçe "nova chance"


A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta sexta-feira que a administração do ex-presidente George W. Bush foi negligente com o problema do aquecimento global, mas que a crise financeira deu uma nova chance ao país.

"Nunca desperdice uma boa crise", afirmou Hillary, em uma audiência com jovens no Parlamento Europeu. "E em relação à crise econômica, não desperdice quando isto puder ter um impacto bastante positivo na mudança climática e na segurança energética."

A declaração foi a resposta de Hillary à pergunta de um jovem belga sobre os planos da administração do presidente Barack Obama de lidar com o aquecimento global e se ela via a segurança energética como um tema relacionado às mudanças no clima.

Hillary disse ainda que a administração Obama --que falou muito em energia limpa e carros menos poluentes, mas evitou propostas mais abrangentes para o tema-- colocará como prioridade a cooperação global em ambiente.

Ela contou ainda que nomeou um enviado especial para as conversas sobre o tema, marcadas para começar em dezembro deste ano na Dinamarca.

Hillary aproveitou para criticar o governo Bush e lembrar que a crise é uma oportunidade para a reconstrução da economia com base em um modelo mais ecológico e com menos dependência das pouco confiáveis importações da energia do exterior.

Os Estados Unidos são vistos como os principais atores nas discussões sobre o clima global em Copenhague em dezembro, depois de o presidente Obama ter assinado um novo e urgente acordo sobre a mudança climática em completo contraste com Bush.

"Certamente os Estados Unidos têm sido negligentes em cumprir suas responsabilidades", disse Hillary. "Esta é a hora propícia [...] nós podemos, na realidade, começar a demonstrar nossa boa vontade para confrontar isto."

"Estamos fazendo todo o possível que conseguimos pelo tempo perdido", ela acrescentou. "Não há dúvida de que, na minha opinião, as crises de segurança energética e da mudança climática, as quais eu entendo como sendo juntas, não separadas, precisam ser enfrentadas."

Com agências internacionais
Folha Online


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br