PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

6 de março de 2009

NOVO CBH DO RIO PIRANHAS-AÇU SERÁ INSTALADO (PB E RN)

Rio Piranhas-Açu
PB e RN têm encontros regionais de mobilização para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu

Raylton Alves - 06/03/2009

Entre 11 e 20/03, seis cidades paraibanas e potiguares receberão encontros regionais de mobilização para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu), que abrange os dois estados. A ação tem o objetivo de informar a sociedade da bacia sobre a importância do Comitê, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo eleitoral para o CBH Piranhas-Açu.

Agenda dos encontros regionais de mobilização

• 11/03 – 9h – Caicó (RN) – Centro Pastoral Dom Vagner;
• 12/03 – 9h – Patos (PB) – Fórum Miguel Sátiro;
• 13/03 – 9h – Itaporanga (PB) – Atlântida Esporte Clube;
• 17/03 – 9h – Cajazeiras (PB) – Cefet;
• 18/03 – 9h – Pombal (PB) – Ideal Clube;
• 20/03 – 9h – Assu (RN) – Câmara dos Vereadores.

O CBH Piranhas-Açu

Criado por decreto do presidente da República em novembro de 2006, o CBH Piranhas-Açu está em fase de mobilização para a instalação do Comitê. Mais informações sobre o colegiado estão disponíveis no sítio da instituição: http://www.piranhasacu.cbh.gov.br/.



A bacia do rio Piranhas-Açu

O rio Piranhas-Açu nasce na serra de Piancó (PB) e deságua no Oceano Atlântico próximo a Macau (RN). Com uma área de 42,9 mil km², a bacia engloba 102 municípios paraibanos e 45 potiguares, onde vivem 1,28 milhão de habitantes, sendo 67% da Paraíba. A região tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência de feijão e de milho, além da pecuária extensiva. O rio Piranhas-Açu é naturalmente intermitente, mas seu fluxo é perenizado pelos reservatórios de Coremas-Mãe d’Água, na Paraíba, e Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte – ambos construídos pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).

Senado aprova Paulo Varella para o cargo de diretor da ANA
Denise CaputoApós ter sido aprovado por unanimidade em sessão de sabatina, o nome de Paulo Lopes Varella passou ontem (4/3) pelo Plenário do Senado Federal. Hoje superintendente de Implementação de Programas e Projetos da Agência Nacional de Águas (ANA), Varella foi aprovado para ocupar o cargo de diretor da Agência com 47 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção.

A vaga estava desocupada desde novembro passado, quando terminou o mandato de Oscar Cordeiro Netto.Geólogo com pós-graduação em Hidrologia Subterrânea pela Universidade Politécnica de Barcelona, Varella acumula expressiva experiência na área de recursos hídricos. Antes de integrar a equipe da ANA em 2003, ocupou vários cargos no Rio Grande do Norte, seu estado de origem. Foi diretor de Recursos Hídricos da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais do Rio Grande do Norte, diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e secretário de Estado dos Recursos Hídricos.

Assessoria de Comunicação – ANA
Fones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olá, excelente iniciativa a de vcs...
    Nossos recursos hidricos são mundialmente famosos e cobiçados...MAs nós brasileiro não os conhecemos direto!
    Continuem com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Blatt,

    Se cada um de nós procurar conhecer e valorizar mais nossos recursos naturais já começaremos a ter uma revolução no sentido de protegê-los e preservá-los. Quem conhece, protege!
    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br