Especialistas de oito Estados e três países indicam ações para a exploração sustentável da reserva subterrânea. Um documento de 36 páginas, com contribuições de especialistas de vários Estados brasileiros,além da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, traz as conclusões e recomendações do II Congresso Aquífero Guarani, realizado de 4 a 7 de novembro de 2008, na cidade de Ribeirão Preto, interior do Estado. O documento traz um diagnóstico do aqüífero e analisa a sua geometria, passando por questões como a hidrogeologia, hidroquímica, balanço hídrico e outras. Resultado de amplas discussões ocorridas durante o congresso, cujo foco foram os novos conhecimentos resultantes de estudos sobre a área de ocorrência, potencialidades e condições de utilização do aqüífero, o trabalho traz ainda diretrizes para a utilização sustentável e proteção dessa reserva hídrica e um plano de ação para a sua gestão. Os assuntos foram debatidos em “workshops” e reuniões plenárias por representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil dos estados de G Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de São Paulo, abrangidos pelo Sistema Guarani, com o objetivo de buscar linhas comuns de utilização e proteção do aquífero. Representantes do Uruguai, do Paraguai e da Argentina também ofereceram as suas contribuições. Fonte: Secretaria do Meio Ambiente (SMA) |
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br