PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

13 de março de 2009

TRABALHO EM PARCERIA COM O EMBRAPA FAZ RECOMENDAÇÕES SOBRE IRRIGAÇÃO E PRÉ-LAVAGEM DE HORTALIÇAS


Plantação de hortaliças (crédito das fotos Pedro Valarini)

Trabalho de mestrado avalia contaminação de alface por coliformes em sistemas de cultivo orgânico e convencional‏

Maria Cristina Tordin - EMBRAPA - 11 de março de 2009

Trabalho de mestrado avalia contaminação de alface por coliformes em sistemas de cultivo orgânico e convencional (crédito das fotos Pedro Valarini) A alface (Lactuca sativa) é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, classificada como importante alimento para a população por ser rica em vitaminas. Seu cultivo pode ser orgânico, convencional ou hidropônico.

No entanto, pode ser um veículo transmissor de microrganismos patogênicos ao homem, como coliformes termotolerantes e Escherichia coli, microrganismo bacteriano que se encontra na flora intestinal, é eliminado pelas fezes e pode causar diarréia, uma vez que esses contaminantes estão frequentemente presentes no solo, na água e nos insumos naturais, como a cama de frango.

O objetivo do trabalho desenvolvido pela aluna Mariana de Castro Lotto sob a orientação do pesquisador Pedro Valarini da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) no curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (Campus Araras, SP) em parceria com a Embrapa Meio Ambiente foi avaliar, quantitativamente, a presença de coliformes termotolerantes e de E.coli em água de irrigação e de pré-lavagem, assim como no produto não lavado e pré-lavado, sob cultivo orgânico e convencional, em relação à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa.

As coletas, explica a aluna, foram realizadas em dez propriedades, cinco de cultivo orgânico e cinco de cultivo convencional, localizadas em Ibiúna, Jaguariúna, Campinas e Morungaba, no Estado de São Paulo.
Em laboratório, as amostras de alface foram submetidas à análise de tubos múltiplos e série bioquímica e procedeu-se a avaliação pela técnica de contagem do Número Mais Provável (NMP). “Os resultados mostraram um alto índice de coliformes termotolerantes e E. coli na água de irrigação, fator importante para a contaminação da alface, independente do sistema de cultivo”, diz Mariana. “Todavia, o cultivo convencional apresentou índices de contaminação superiores ao do cultivo orgânico.


A pré-lavagem das hortaliças

A pré-lavagem contribuiu para a redução de coliformes termotolerantes e E. coli, entretanto a contaminação pelo primeiro foi mais alta em ambos os sistemas. Além disso, outras práticas utilizadas nas propriedades como a higiene pessoal, o uso de adubos compostados inadequados e a presença de animais nas áreas de cultivo são importantes fontes de contaminação”, enfatiza.

Como recomendações, Valarini sugere práticas de higiene pessoal, como a lavagem das mãos, preservação das fontes naturais de água mantendo a mata ciliar, evitar animais caminhando nos cultivos e construções de chiqueiros próximo ou acima das áreas de cultivos.

É importante também a instalação de bebedouros adequados para o gado, além do uso de adubos, como estercos bem curtidos e biofertilizantes líquidos certificados e, quando possível, manter cobertura do solo - morta com plástico ou viva com capim e restos de cultivo para evitar respingos de água no produto final.

Cristina TordinJornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente19.3311.2608
Campinas -SP


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br