PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

6 de março de 2009

UM BLOG QUE FALA DE PESCA, RIOS E VALE A PENA CONHECER

Josino "vadeando" pelo leito do Rio dos Cedros (região dos Lagos)

Olá Prof. Jarmuth,


Permita-me mais uma vez parabenizá-los pelo trabalho em prol dos nossos rios. Gostaria de colocar-me a disposição para ajudar no que me for possível.


Sou ProBlogger e mantenho Blogs Corporativos para Empresas, mas tenho meus Blogs pessoais, entre eles o Decolando, cuja proposta inicial era narrar o meu aprendizado na técnica de pesca com mosca.

Acontece que como sou um apaixonado pelos rios e pela natureza em geral, o Blog passou a falar muito sobre meio ambiente e preservacionismo. Costumo dizer que nas minhas saídas de pesca a minha menor preocupação é a captura, tenho binóculos e máquina fotográfica no colete,mas as vezes até esqueço as iscas. Se por ventura eu vejo o peixe, caçando ou protegendo seu ninho, já estou “pescado” e posso voltar feliz pra casa.


Acredito que a pesca consciente pode ser uma ferramenta maravilhosa para a conscientização, principalmente das próximas gerações, da necessidade de preservarmos nosso planeta, nossas águas e matas. A pesca leva a pessoa a experimentar o que ela vê na TV.
Ela fica em casa ouvindo as pessoas falarem nos jornais e revistas que é necessário preservar o rio, mas ela não vê o rio fazendo parte da vida dela, ela não percebe a importância do rio.

A pesca leva essa pessoa a conviver com o rio, com as matas, com a natureza e a partir daí ela passa a ver tudo a sua volta com outros olhos.


Bom, acho que já falei demais. Mas fico feliz quando encontro pessoas com as mesmas preocupações e ideais parecidos com os meus.


Um grande abraço,


Josino Junior
www.decolando.net


Vamos postar umas belas histórias (de pescador e de pesquisador) do Júnior:


Como escolher as moscas? Lendo o rio

Do site DECOLANDO - Josino Júnior

Hoje voltamos ao meu riozinho preferido somente para revirar pedras e matar a curiosidade sobre o que está acontecendo sob as águas, caminhar pelo leito olhando a relva e observando os insetos.


Quero entender como está se recuperando o rio que já nos deu tanto prazer. Desta vez o que vi me deixou mais animado. Há 2 semanas estivemos em um outro ponto uns 4 quilômetros acima lendo o rio e não encontramos absolutamente nem uma ninfa sequer. O único sinal de vida foi uma damselfly, restava saber onde estavam as ninfas.

Depois das chuvas dos últimos meses de 2008 o rio está completamente diferente e vou precisar reaprendê-lo se quiser que ele me proporcione pescarias produtivas em 2009. Espero criar uma idéia geral de como está o ciclo de vida dos insetos aquáticos (mas não somente deles) para poder ter alguma idéia sobre as suas eclosões. A principal razão de percorrer o rio sem pescar, coletando insetos, larvas e ninfas e observando tudo a minha volta é escolher as moscas certas, cores e tamanhos que vou atar e levar nas pescarias nesse rio.

Hoje exploramos um dos meus pontos preferidos, que chamo de comida de gato. Entramos no rio antes da curva do poção e subimos até a pista de pouso para sair da água onde antes existia uma ponte pênsil.

O caudal do rio mudou bastante e hoje ele passa por pontos novos, em alguns locais até 8 metros de onde passava antes. O leito também mudou muito e onde antes era fundo de areia e logo hoje pode ser um fundo raso de pedra. Tenho muito trabalho pela frente.

Não levei a minha redinha e os pequenos potes de coleta, queria subir o rio somente revirando as pedras e observando a vegetação às margens. Encontramos enfim as larvas. Damselflies e mayflies. Nada das grandes ninfas do ano passado, mas a vida está por lá. Vimos também algumas damselflies adultas voando pela relva e encontramos diversos outros tipos de midges em estágio de larva e adultas acasalando, além de vários outros insetos.


As margens, nas partes mais rentes a água ainda estão bastante degradadas com várias áreas sofrendo por divorciamento e solapamento de base. Ainda existem muitas áreas sem a vegetação, que foi levada pelas chuvas de novembro, muita areia solta que pode ser carregada em caso de chuvas mais fortes. Espero ansioso pelos meses de pouca chuva no inverno.


Caminhando por estes locais de bastante barro próximo as margens, em duas oportunidades vi a disparada de bons peixes que estavam escondidos ali. Já marquei os pontos para possíveis arremessos futuros.

Daqui a uns 45 dias vou começar a coleta (com redinha) de larvas e ninfas para fotos e seleção de moscas para os atados desse ano, afinal, não há melhor maneira de saber quais moscas levar pra dentro do seu rio, não há outra maneira de ser um verdadeiro mosqueiro.

SEJA MUITO BEM-VINDO JÚNIOR E PARTICIPE DO ESFORÇO DA EQUIPE ISOSRiosBr E SEUS AMIGOS COLABORADORES NO ESFÔRÇO PARA SALVAR E PRESERVAR OS RIOS DO BRASIL!

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Legal o blog, tanto o SOS Rios que conheci agora, e o do Júnior, que já conhecia.

    Realmente atividades de lazer, como a pesca, banho, rafting e outras, aproximam as pessoas da natureza. Assim fica mais fácil preservar, pois as pessoas sentem na pele.

    sds

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal. Quando entrei em contato com o site não imaginava que teria uma receptividade e divulgação tão grandes, fiquei muito feliz.
    Mas fiquei mais feliz ainda por poder participar, mesmo que com meu trabalho de formiguinha, de algo maior, em prol do bem estar nosso, dos nossos filhos e netos.
    Um grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário e seja também bem-vindo, trazendo sua contribuição para nossa luta na recuperação e conservação de nossos combalidos recursos naturais...
    Temos uma grande tarefa, pois, segundo estudo da CNBB, durante 4 anos, de cada 10 rios do Brasil, sete estão poluídos ou contaminados...
    um eco-abraço prá vc!

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito lindas essas fotos, chegam a ser encantadoras. É verdade, existem muito trabalho pela frente porque existem muitas pessoas que querem destruir a nossa natureza, principalmente desmatando nas nascentes e nas margens dos nossos rios. E ainda existem aqueles que querem deviar os leitos dos rios.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br