PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

17 de abril de 2009

50 MIL PESSOAS PODEM SER AFETADAS PELAS CHEIAS DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES

Foto: Raylton Alves/Banco de Imagens ANA
Manaus pode sofrer a maior enchente de sua história

Cheias no sistema dos rios Negro e Solimões podem afetar 50 mil pessoas dos igarapés do Quarenta e de São Raimundo na capital amazonense
Denise Caputo
1953 marcou a história de Manaus como o ano da pior enchente da capital. Na ocasião, o nível do rio Negro atingiu a marca de 29,68 metros.
Hoje (15/04) a marca está em 28,16m, sendo que o período de cheias na região costuma ser em junho (86% delas): o que sinaliza para a possibilidade de a cidade enfrentar a sua maior enchente.
O alerta foi dado nesta quarta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Nacional de Defesa Civil, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nos dois últimos dias, o nível do rio Negro subiu seis centímetros por dia, passando de 28,04m para 28,16m. A cota de alerta de inundação é de 29m, e a previsão do Inmet é de mais chuvas na região até pelo menos o próximo dia 21.
O primeiro alerta para a situação de Manaus foi dado em 31 de março, com 70% de probabilidade de acerto, segundo a CPRM.“Estamos tangenciando a pior enchente de Manaus. Os governos devem se preparar e informar a sociedade”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O diretor-presidente da ANA, José Machado, destacou que a ANA, junto com parceiros, tem monitorado os níveis dos rios e as chuvas na área, de forma a munir os órgãos federais, estaduais e municipais com as informações necessárias e em tempo para se articularem. “Estamos alertando com 60 dias de antecedência do período de cheias, seguindo o princípio da precaução”, reforçou Minc.
Para o diretor da Agência Benedito Braga, as instituições estão trabalhando harmonicamente. Ele levantou ainda dois atenuantes para o quadro: o rio a montante de Tabatinga está se estabilizando, e o nível do Madeira está na média, fora da situação de alerta.
A Defesa Civil informou já ter enviado 312 toneladas de alimentos, 450 mil itens do kit de desinfecção, além de lençóis, colchões e mosquiteiros. Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, a instituição está preparada para abrigar, alimentar e medicar todas as pessoas que possam ser afetadas pelas cheias.

Data: 15 de abril de 2009
Assessoria de Comunicação – ANAFones: 61.2109.5129/5103 Fax: 61 2109.5129
Email: imprensa@ana.gov.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br