PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

27 de maio de 2009

CONCESSÃO DA LICENÇA PRÉVIA DA USINA BELO MONTE, NO XINGU, PODERÁ SER CONCEDIDA MUITO BREVE

Logo do movimento Xingu Vivo

Ibama recebe relatório sobre Belo Monte

26/05/2009 - Agência Estado

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) deu ontem o primeiro passo para a concessão da licença prévia da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O órgão divulgou o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) da usina, preparado pelo grupo Eletrobrás em parceria com as construtoras Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

A partir de agora, ambientalistas, organizações não governamentais e representantes das comunidades afetadas têm 45 dias para solicitar audiências públicas. Depois dos encontros para discutir o projeto, o cronograma prevê mais 15 dias para receber contribuições da sociedade. A partir daí, o Ibama terá até 180 dias para emitir a licença prévia.

A expectativa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) é realizar o leilão de licitação da hidrelétrica em outubro deste ano. Mas, se o Ibama usar todo o prazo para a licença prévia, o governo terá de alterar os planos de concessão da usina. Isso porque, normalmente, o edital de licitação apenas é divulgado após a emissão da licença pelo órgão ambiental.

Segundo o Eia-Rima divulgado ontem, Belo Monte deverá ter, no total, 27 turbinas geradoras de energia para atingir sua potência máxima de mais de 11 mil megawatts (MW). O extenso documento aborda aspectos que vão das instalações do canteiro de obras à construção de estruturas que permitam a passagem de peixes pela futura barragem. A localização exata da usina, aliás, será de apenas 40 quilômetros de distância da cidade paraense de Altamira.

As 27 turbinas serão divididas entre duas casas de força: a principal, com 20 máquinas do tipo "Francis", verticais, terá capacidade para 11 mil MW. A casa de força secundária terá sete turbinas do tipo "bulbo" (horizontais) e potência total de 181 MW.

O reservatório de água de Belo Monte deverá ter aproximadamente 516 quilômetros quadrados de extensão. A previsão é ligeiramente superior aos 440 quilômetros quadrados que constavam do estudo técnico de viabilidade.

O EIA-Rima também reitera, em diversos momentos, o compromisso do governo de construir só Belo Monte no Rio Xingu. A decisão de não fazer outras usinas nesse rio foi o ponto principal da estratégia da área energética do governo para facilitar a liberação da licença ambiental.

O primeiro projeto de construção de Belo Monte foi idealizado há cerca de 30 anos. Durante todo esse período, o projeto passou por inúmeras modificações para se enquadrar nas exigências ambientais. Fonte: Último Segundo


SAIBA MAIS SOBRE A POLÊMICA USINA DO XINGU

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br