PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

18 de junho de 2009

PARANÁ INVESTE EM SANEAMENTO BÁSICO E IMPLANTA ESGOTO EM 17 CIDADES


Sanepar implanta sistema de esgoto em 17 cidades

Agência Estadual de Notícias do Paraná - 17/06/2009

A Sanepar implantou o sistema de esgoto sanitário em 17 cidades que não contavam com rede coletora e, muito menos, com tratamento. Em Santa Terezinha do Itaipu, a ampliação do serviço já chegou a 3.461%. As obras – executadas a partir de 2003 – já proporcionam saúde e conforto para milhares de paranaenses e também contribuem para despoluir o meio ambiente. Todos os sistemas são compostos por rede coletora e tratamento do volume total do esgoto coletado.

Em Porto Figueira, por exemplo, a rede coletora passa em frente de 100% dos imóveis urbanos. A cidade histórica de Guaraqueçaba conta com cobertura de 99,5%. Em Tomazina, a rede está disponível para 75% dos moradores. Também tiveram o sistema de esgoto implantado pelo governo Requião, as cidades de Itaipulândia (cobertura de 66 % da população urbana); Reserva (45%); Alto Piquiri (43%); Santo Antônio do Sudoeste (34%); Capanema (30%); Ubiratã (29%); São Miguel do Iguaçu (28%); Quatiguá (27%); Pontal do Paraná (23%); Porto União (16% - município catarinense atendido pela Sanepar); Nova Londrina (11%); Almirante Tamandaré (11%); General Carneiro (9%) e Boa Vista - Campo Magro (5%). Estes índices são relativos ao atendimento atual, sendo que na maioria das cidades há obras em andamento.

RECORDISTA – Por ora, Santa Terezinha de Itaipu é a recordista, em termos percentuais, na ampliação da rede. Considerando-se o que existia em 2003 e a rede ofertada em 2009, o aumento foi de 3.461%. Em Fazenda Rio Grande, a expansão chegou a 2.561%. Em Três Barras do Paraná o aumento também foi expressivo: 1.410% a mais de rede coletora. Matelândia, Palmas e Cruzeiro do Oeste, tiveram a rede ampliada, respectivamente, em 952%, 344% e 334%. Já no município de Morretes, o benefício teve acréscimo de 308%.

O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, destaca que a empresa está trabalhando em ritmo acelerado para garantir a ampliação do serviço nas cidades com até 50 mil habitantes. “Nossa meta é atingir o índice de 65% da população urbana das localidades de menor porte. Nas grandes cidades estamos prestes a alcançar o índice mínimo de cobertura de 80%. Em Curitiba, 90% da população já é atendida e continuamos realizando obras em todas as regiões da capital.”

Fonte: AE/PR

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br