PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

4 de agosto de 2009

EMBRAPA, NA BACIA DO XINGU PREPARA TÉCNICOS EM GEOINFORMAÇÃO

(crédito da foto: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Querência)

Embrapa realiza curso de geoinformação na Bacia do Rio Xingu‏

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) realizaram na bacia do Rio Xingu, de 30 de julho a 5 de agosto, curso sobre geoinformação para o planejamento da ocupação das terras na Região da Bacia do Rio Xingu, no Mato Grosso.

Os treinamentos foram ministrados em Canarana e Querência, em Mato Grosso e se destinaram, em especial, aos técnicos das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente desses municípios. “O objetivo foi abordar conceitos básicos relacionados à cartografia, como projeções, escalas e representações espaciais, fundamentais para o uso e interpretação correta de informações presentes em mapas e imagens de satélite”, explica Ladislau Skorupa, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do projeto Recuperação de Áreas de Preservação Permanente e Promoção de Boas Práticas na Bacia do Rio Xingu (Apoio à Campanha Y Ikatu Xingu). “Além disso, apresentou conceitos e aplicações práticas do uso do Sistema de Posicionamento Global - GPS em situações comuns do dia-a-dia dos técnicos”.

A segunda parte do curso se concentrou na apresentação do software livre “TerraView” disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe. Na sua apresentação, usou-se a base de dados da Bacia do Rio Xingu. Dessa forma, os técnicos puderam trabalhar com dados reais da bacia. De acordo com a pesquisadora e instrutora do curso, Elaine Fidalgo, da Embrapa Solos, o objetivo foi fornecer informações para o uso de ferramentas de geoprocessamento acessíveis, que podem ser aplicadas como suporte ao planejamento.

Também foi entregue à população desses municípios um banco de dados georreferenciados que abrangem toda a bacia do rio Xingu no Estado de Mato Grosso. Para Skorupa, a realização de treinamentos com essa abordagem atende a uma antiga demanda já identificada na região.

“Apesar de existirem muitas informações sobre a bacia do rio Xingu disponibilizadas em sites oficiais, tanto do Governo Federal como dos Estados, há necessidade da realização de treinamentos em ferramentas computacionais que permitam sua manipulação e análise”.

Skorupa salienta que o conhecimento das realidades locais é fundamental para as tomadas de decisão, e isso só é possível se as informações existentes forem acessadas e avaliadas de forma eficiente.

O projeto conta com o apoio do Fundo Setorial do Agronegócio (CT-Agro) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. O curso teve apoio local dos Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana e Querência.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br