PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

8 de agosto de 2009

Três pessoas são presas por caçar 95 tartarugas em parque do AM

Invadir um dos maiores parques brasileiros para caçar tartarugas e pescar pirarucus pode sair caro. No início da semana, três pessoas foram presas e multadas em R$ 100 mil por capturar esses animais dentro do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas.

Os infratores foram flagrados com 95 espécies de quelônios – tracajás, tartarugas, zé-pregos e Iaiás – e 220 quilos de do peixe pirarucu, que só pode ser pescado com licença. Eles também carregavam uma espingarda e equipamento de pesca, que foram apreendidos.

Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio) – órgão responsável pelos parques e reservas federais –, é comum a invasão de pescadores na época em que os rios começam a baixar. Peixes e tartarugas são vendidos para comerciantes que levam esses produtos para Manaus.

A fiscalização ocorreu no último domingo (1º), entre os municípios de Novo Airão e Barcelos. Além do ICMBio, o Ibama e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar também participaram da operação.

Patrimônio da humanidade - Localizado a 220 km de Manaus, o Parque Nacional do Jaú ocupa uma área de 22.720 km², o equivalente ao estado do Sergipe. Em 2000, o local foi definido pela Unesco como um Patrimônio Natural da Humanidade. Apesar do reconhecimento, o local ainda recebe poucos turistas. (Fonte: Folha Online)



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br