PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

25 de janeiro de 2010

EPIDEMIA DA DENGUE - MAIS UM DESASTRE ANUNCIADO

Brasil unido contra a dengue
MAIS UM DESASTRE ANUNCIADO – MAS, O PERIGO ESTÁ POR VIR…

Américo Canhoto

EcoDebate - Henrique Cortez
Quem avisa amigo é. A ação do atual El Nino já foi prevista desde ano passado. Até março muita água vai rolar gerando condições prá lá de favoráveis para a expansão do problema da dengue pelo aumento dos focos de criadouros do mosquito.
Por que não nos preparamos antecipando o problema através de um forte trabalho de prevenção?
Acima de tudo o problema é cultural; uma crônica falta de educação preventiva – nós somos a sociedade da gariba em todos os sentidos: estraga, conserta, estraga conserta. Não é apenas relaxo e descuido das “otoridades” a falha é coletiva – vejamos o caso do grave problema da resistência bacteriana aos antibióticos – a base do processso é a não finalização do tratamento: assim que os sintomas são aliviados interrompemos o tratamento – temos uma imensa dificuldade em manter atitudes preventivas e de resolução. No caso da dengue o alarde desnecessário que foi feito em torno da gripe H1N1 tirou o foco da população principalmente e continua a mesma porquice e falta de cuidados.
Usamos o começo desta epidemia em SJRP que já dá sinais de superar a de 2006 em larga escala – Sou bidú? – Claro que não; e o raciocínio é bem simples: não se educa ou reeduca as pessoas num passe de mágica – os criadouros vão continuar existindo – e as condições climáticas de chuvas intermitentes amplificam o problema de maneira desastrosa. É importante que as pessoas sejam alertadas para evitar o uso de analgésicos, especialmente o AAS e demais derivados do ácido salicílico – sob pena de transformar o processo em dengue hemorrágica.
Vejamos o noticiário:
São José do Rio Preto, 23 de Janeiro, 2010 – 1:26

Dengue já supera em 616% os casos de janeiro de 2006
Graziela Delalibera
Thomaz Vita Neto
O coordenador Augusto Azevedo da Silva: por enquanto, surto
Rio Preto registrou mais 85 casos de dengue, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde divulgado ontem. Com isso, sobe para 537 a quantidade de pacientes contaminados pela doença no município em janeiro. O número é 616% maior do que o de janeiro de 2006 (que teve 75 casos), quando a cidade viveu a maior epidemia de dengue de sua história, com 12.945 casos.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Augusto Azevedo da Silva, embora o município ainda não enfrente uma epidemia neste ano (para isso, seriam necessários cerca de 1,3 mil casos confirmados), os números preocupam. “O que temos por enquanto são surtos isolados, que são o registro de uma grande quantidade de casos em um determinado período em alguns bairros da cidade.”
Representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) estiveram em Rio Preto em dezembro, quando alertaram autoridades locais sobre o risco de epidemia no início deste ano. Em 2009, a cidade teve 1.231 casos da doença.

Arrastão
A situação mais crítica no momento é nos bairros Eldorado e Solo Sagrado, onde a Secretaria de Saúde, com a ajuda das secretarias de Serviços Gerais e Meio Ambiente, promove hoje, das 9h às 18h, o primeiro arrastão contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Os bairros são os que somam o maior número de pacientes com a doença em janeiro. A secretaria não forneceu o número de casos confirmados por bairro.
O arrastão irá envolver 300 agentes, que entrarão nas casas para orientar a população sobre medidas de prevenção, além de retirar potenciais criadouros do mosquito. O coordenador da Vigilância Ambiental pede que a população colabore, facilitando a entrada dos agentes e colocando suas orientações em prática no dia a dia.
Durante o arrastão, serão retirados pneus, latas, e outros recipientes que acumulam água. Silva observa, no entanto, que os moradores não devem colocar entulho nas calçadas. “São os próprios agentes que irão definir o que deverá ser retirado.” Ele disse que ações nesse sentido deverão ser programadas a cada semana a partir de agora. “A cada semana iremos avaliar onde serão feitas as intervenções.”

NOSSOS COMENTÁRIOS:

Essas dicas são muito valiosas – Quanto a citronela (uma planta muito parecida com a erva cidreira ou capim-cidrão) ela pode ser cultivada em vaso que se coloca próximo ás janelas e o odor que libera serve como repelente.
Muito cuidado com os inseticidas que se tornaram muito perigosos na construção e manutenção das doenças alérgicas (dentre outras); pois eles não têm mais odor forte e perdemos a referência do excesso.
Conforme já colocado em outros artigos que estão no blog – a homeopatia pode ser um recurso valioso como preventivo (nada a ver com vacina) e como tratamento de eleição para uma cura rápida.

Mas, por enquanto, previna-se – se pegar a dengue – curta-a – nada como uma febre de 40 para curtir um delírio e aumentar o auto-conhecimento – leia no blog: QUE DELÍCIA DE FEBRE!
Américo Canhoto: Clínico Geral, médico de famílias há 30 anos. Pesquisador de saúde holística. Uso a Homeopatia e os florais de Bach. Escritor de assuntos temáticos: saúde – educação – espiritualidade. Palestrante e condutor de workshops. Coordenador do grupo ecumênico “Mãos estendidas” de SBC. Projeto voltado para o atendimento de pessoas vítimas do estresse crônico portadoras de ansiedade e medo que conduz a: depressão, angústia crônica e pânico.
* Colaboração de Américo Canhoto para o EcoDebate, 25/01/2010

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br