PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

14 de janeiro de 2010

SISTEMA CANTAREIRA (SP), NO LIMITE DA CAPACIDADE, AMEAÇA CIDADES AO REDOR

Bairro de Caetetuba, em Atibaia, fica às margens do rio cujo nível subirá nos próximos dias (foto José Luiz Conceição - Agência Estado)


Sabesp aumenta vazão das represas do Sistema Cantareira

Objetivo é evitar extravasamento; cidades ao redor estão em alerta

Renato Machado

Com as represas do Sistema Cantareira no limite da capacidade, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) aumentou ontem o fluxo de água liberada. Às 17 horas, foi emitido um comunicado para os municípios às margens do Rio Atibaia de que a vazão das represas que o alimentam - Atibainha e Cachoeira - seria aumentada de 14 m³ para 18 m³ por segundo. A medida tem o objetivo de evitar o extravasamento. Mas, por outro lado, impede o escoamento das águas em locais ainda alagados, como Atibaia e Bom Jesus dos Perdões.


O Sistema Cantareira está com 97,6% de ocupação de sua capacidade total. Aproveitando a previsão de que não deve haver chuvas frontais - as mais duradouras - pelos próximos dias, mas apenas pancadas de chuva, a Sabesp está tentando gerenciar a vazão para abaixar os níveis. Na terça-feira, houve uma redução de 0,1% do nível.

"Não são as represas que provocam os alagamentos", diz o superintendente de Produção de Água da Sabesp, Hélio Castro. Ele afirma que um possível extravasamento seria muito mais prejudicial, pois toda a água dos afluentes passaria direto para os rios principais, aumentando a vazão. "O grande problema é permissão que esses municípios dão para a ocupação das áreas ao lados dos rios", completa.

Castro cita como exemplo as represas de Cotia e Ribeirão do Campo, que estão acima do limite e extravasaram. "Mas você não houve notícias de lá. Isso porque as áreas não são ocupadas no entorno dos rios."

Em Atibaia, por exemplo, o aumento da vazão vai começar a ser sentido na manhã de sexta-feira. Ontem, a vazão era de 32 m³/s, suficiente para superar o limite da calha em alguns pontos, que é de 24 m³/s. A falta de chuva, no entanto, pode reduzir a fluidez natural do rio e fazer com que a vazão da represa não tenha impactos.

"É uma situação difícil e sabemos que será muito pior se a água extravasar. Temos aproximadamente 2,5 mil pessoas vivendo em áreas de risco, em toda a margem do rio", diz o chefe de gabinete e coordenador da Defesa Civil de Atibaia, Paulo Catta Preta. Ele conta que três bairros continuam alagados e que uma mistura de chuvas e vazão maior das represas pode atingir outros quatro locais. O mesmo problema vive Bom Jesus dos Perdões e Piracaia.

Na manhã de hoje, técnicos da Sabesp e coordenadores municipais da Defesa Civil de todo o Sistema Cantareira vão se reunir para debater medidas para amenizar a situação. Fonte: ESTADÃO

SAIBA MAIS

Prefeitos da região de Atibaia reclamam que Sabesp não avisou sobre abertura de comportas


CONHEÇA ATIBAIA - SP

Mapa de localização
Mapa de localização

Igreja de São João Batista
Igreja de São João Batista

Capela
Capela

Pedra Grande
Pedra Grande










Esportes Radicais
Esportes Radicais




Praça Central
Praça Central




Rio Atibaia
Rio Atibaia




Flores
Flores

Praça
Praça





SAIBA MAIS - Férias.Tur.Br - Publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br