PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

8 de fevereiro de 2010

A PROVA DO ASSOREAMENTO DO RIO TIETÊ (SP)

Escavadeira cai no Tietê, não afunda e "prova" que rio está assoreado

DIGA NÃO ÀS ENCHENTES
CAMPANHA PERMANENTE
As comunidades precisam investir mais em
planejamento, para evitar desastres ambientais


04 de fevereiro de 2010

Komatsu.jpg
m__quina_Komatsu.jpg
com_barco.jpg

VI O MUNDO
por
Luiz Carlos Azenha
Aconteceu em algum momento da tarde de ontem, 03/02/2010, diante do sambódromo do Anhembi e perto daquela tubulação prateada da Sabesp que passa sobre o rio.
Uma escavadeira da marca Komatsu, que no dia anterior estava sobre uma balsa, tombou no leito do Tietê.

No dia anterior a cena tinha me chamado a atenção: a máquina parecia trabalhar na limpeza da calha do rio, retirando areia e detritos do fundo do Tietê e depositando em uma barcaça.
Operários da construção civil que estavam na margem do Tietê me disseram que com a enchente -- o Tietê transbordou ontem muito perto dali, na ponte da Casa Verde -- a balsa ficou instável e a máquina mergulhou no rio.

Deveria ser um bom sinal que o governo paulista decidiu fazer agora o que poderia ter feito antes. Mas também pode não ser: será que a limpeza deveria ser feita assim, justamente no período de chuvas?

Fica parecendo que o governo paulista decidiu fazer uma limpeza cenográfica, só para aparecer nas imagens dos helicópteros das emissoras de TV, já que a quantidade de terra, pedra e lixo que deveriam ter sido retirados pelo governo paulista da calha do Tietê nos anos de 2006, 2007 e 2008 -- mas não foram -- é uma enormidade. Foi o que demonstrou a Conceição Lemes.

Os operários que "vigiavam" a máquina mergulhada no rio disseram que não havia ninguém na balsa na hora do acidente.
A foto abaixo mostra uma escavadeira parecida com a que afundou, quando se fazia a obra de ampliação da calha do rio Tietê

REVITALIZA____O_TIETE.jpg

Recapitulando para os que chegaram agora: a obra de aprofundamento da calha do rio Tietê, concluída durante o governo de Geraldo Alckmin, prometia acabar com as enchentes em São Paulo.

Na região em que a máquina da Komatsu caiu, por exemplo, hoje a profundidade do Tietê deveria ser de 9 a 10 metros, se tivesse havido a manutenção da obra.
Se a profundidade de fato fosse essa, convenhamos que a máquina da Komtasu teria sumido no rio Tietê.

Não sumiu. Todo o braço dela, com a marca Komatsu, ficou do lado de fora.
O que me leva a sugerir a manchete da Globo, se a emissora decidir noticiar: graças a Serra, São Paulo recupera máquina que se jogou no Tietê.

PS: Não muito longe dali, as máquinas continuavam à toda trabalhando na grande obra de José Serra: a ampliação das marginais do Tietê. Estavam "produzindo" montanhas de terra, que em seguida seriam varridas para dentro do rio pelo temporal diário, contribuindo ainda mais com o assoreamento. Essas obras não podem atrasar: precisam ser inauguradas por Serra antes que ele deixe o governo para tentar fazer pelo Brasil o que fez por São Paulo.

buraco_1.jpg

VEJA A "CHUVA DE COMENTÁRIOS" SOBRE O ASSUNTO - Clique

Colaboração enviada por Cecília Mamede - Taubaté - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Êta povinho incompetente que está cuidando desses assuntos em SP, hein?
    Tanto na Prefeitura como no Estado só tem sangue-suga que parece não entender um palmo adiante do nariz...
    O Serra e o Kassab tão ferrado nas eleições se depender desses auxiliares...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br