PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

10 de maio de 2010

AMEAÇADOS POR BARRAGEM EM CURUÇA (BA) FAZEM MANIFESTAÇÃO


CURUÇA (BA)

Cerca de 400 famílias ameaçadas pela iminência da construção das barragens de Riacho Seco e Pedra Branca estão mobilizadas desde a manhã desta sexta-feira, 7, na comunidade Cerca de Pedra, no município de Curaçá (a 592Km de Salvador) contra a construção das duas usinas na região.
A Tarde On Line - 07/05/2010 às 18:54
Cristina Laura / Sucursal Juazeiro
Segundo informações da assessoria da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, dois funcionários da Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) foram impedidos de deixar a comunidade após uma das visitas que foram feitas, porém após uma assembléia realizada no fim da tarde desta sexta, as 400 famílias mobilizadas, decidiram permitir a saída dos dois funcionários da Chesf.
O carro da empresa foi mantido na comunidade, e os manifestantes afirmam que o carro só será liberado quando a Equipe de Coordenação das oficinas e audiências da Chesf for à comunidade discutir com as famílias os impactos das barragens."

Uma das lideranças dos trabalhadores mobilizados em Cerca de Pedra, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que “o clima é bastante tenso no local e os agricultores alertam de que se, não forem respeitados em suas posições, novas ações serão realizadas”. As famílias reclamam do método de trabalho realizado pela empresa afirmando que a Chesf está fazendo o que chama de "Reuniões Informativas e Oficinas Participativas", que para os trabalhadores "não passa de uma forma de enganar o povo".

Os trabalhadores se colocam contrários às reuniões realizadas pela Chesf como parte do Estudo de Impacto Ambiental e não concordam com a forma com que estão sendo realizadas e lembram os problemas gerados na época da construção da barragem de Sobradinho. Os manifestantes asseguram que farão "de tudo para impedir a construção da barragem".

De acordo com a CPT, a Chesf, gerenciadora da Barragem de Sobradinho, é uma das empresas ganhadoras do leilão de Belo Monte e está pleiteando a construção das barragens de Belo Monte e Riacho Seco. Os agricultores querem a suspensão imediata das reuniões e das oficinas que estão sendo realizadas nos municípios ameaçados pelas barragens. Eles afirmam que a mobilização desta sexta, é continuação da Jornada de Lutas do 14 de Março, quando os atingidos por Itaparica e Sobradinho e os ameaçados por Riacho Seco e Pedra Branca montaram acampamento na cidade de Sobradinho e ocuparam a sede da Chesf local.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2446470

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br