PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

13 de maio de 2010

Brasil é apontado o maior destruidor ambiental no mundo


Ter, 11/Mai/2010

Considere o quanto um país prejudica o meio ambiente nos seguintes quesitos: desmatamento, pescaria predatória, uso de fertilizantes agrícolas, poluição da água, emissão de carbono, ameaça de espécies animais e alterações de ambiente (quando áreas naturais são convertidas em campos agrícolas ou cidades). Somando todas essas coisas, o Brasil é o país que mais maltrata o meio ambiente.


Huperscience - Rafael Alves

Foi o que concluíram cientistas do Instituto Ambiental da Austrália, em Adelaide. Eles criaram duas classificações: uma para números relativos, em que foi feito um cálculo considerando as áreas naturais de um país e a porcentagem de danos causados. A outra, na qual o Brasil foi eleito o maior vilão, trata de números absolutos.


A pesquisa concluiu que, em linhas gerais, quanto mais rico é o país, maior é a sua agressão ao meio ambiente. Segundo o coordenador da pesquisa, eles sofreram uma decepção: “Esperávamos que um país rico pudesse diminuir seu impacto ambiental, já que teria acesso a tecnologias mais limpas, mas infelizmente isso não foi confirmado”.


Mas vamos lembrar de dois aspectos. O primeiro é que, de acordo com os pesquisadores, o estudo analisou os impactos ambientais exclusivamente, sem se preocupar com aspectos sócio-econômicos.


Outro fato é que o resultado da pesquisa é um conjunto de todos os quesitos. Assim, não significa que o Brasil seja o “campeão mundial” de agressão em todos eles. Sabe-se que em alguns, como o desmatamento, somos de fato os maiores destruidores, mas na emissão de carbono, por exemplo, há países que poluem mais do que nós. Confira a lista dos “dez mais” em ambos os quesitos:


Números absolutos

1 - Brasil
2 - Estados Unidos
3 - China
4 - Indonésia
5 - Japão
6 - México
7 - Índia
8 - Rússia
9 - Austrália
10 - Peru

Números relativos

1 - Cingapura
2 - Coréia do Sul
3 - Catar
4 - Kuwait
5 - Japão
6 - Tailândia
7 - Bahrein
8 - Malásia
9 - Filipinas
10 - Holanda

[Live Science]/PORTAL DO MEIO AMBIENTE


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Estou preocupado com a instalação das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos rios do estado de Mato Grosso.
    A maioria dos rios da região sul desse citado estado tem implantadas essas tais PCHs (rio Correntes tem duas PCHs, rio Ponte de Pedra, rio São Lourenço e Rio Itiquira tem uma cada).
    Agora o governo do estado de Mato Grosso tá fazendo lóbby junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que outra empresa estrangeira implante também uma PCH no rio Das Garças (divisa entre MT e GO).
    Fiz um artigo e publiquei ele nesse dia 15.05.10 no jornal A Tribuna de Rondonópolis-MT (site: www.atribunamt.com.br/) e tomei a liberdade de citar o Blog SOS Rios do Brasil como fonte dessa matéria "Brasil é apontado o maior destruidor ambiental no mundo". Isto porque uma dessas PCHs no ano de 2004 destruiu tanto o meio ambiente que foi multada em 10 milhões e até hoje responde processo criminal por crime ambiental, dentre outros crimes capitulados na lei estravagante brasileira.
    Esse governador está substituindo o ex governador Blairo Maggi. Só acho que se o governador soubesse dos danos ambientais que essas PCHs trazem aos rios, talves ele mudaria de idéia e não mais faria lobby em favr dessas "pequenas" centrais hidrelétricas.
    Peço que continuem a defender a nossa natureza.
    Saulo Moraes

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br