PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

17 de maio de 2010

GESTORES AFRICANOS CHEGAM À BAHIA PARA CONHECER SUA GESTÃO DAS ÁGUAS


Delegação de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe chega à Bahia

para conhecer a gestão das águas do Estado


Gestores africanos vindos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estarão na Bahia, entre os dias 17 de maio (nesta segunda) a 01 de junho, para aprofundarem o conhecimento na área de gestão das águas. A visita faz parte da Missão Técnica, inclusa no Projeto de Cooperação entre o Estado da Bahia e os países africanos de língua portuguesa, com ações executadas pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria de Meio Ambiente.


O Projeto com duração de dois anos está no âmbito da Cooperação Sul-Sul – fortalecimento institucional para transferir conhecimentos sem fins lucrativos ou comerciais compartilhando saberes e práticas - e tem a coordenação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e do Gabinete do governador do Estado da Bahia, com financiamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).


A equipe africana representada pelo Ministério de Recursos Naturais, Energia e Ambiente da República Democrática de São Tomé e Príncipe e pelo Ministério do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos da República de Cabo Verde irá se reunir com diretores, coordenadores e técnicos do INGÁ para fortalecer a relação da África com Brasil. Para o diretor-geral do INGÁ, Wanderley Matos, “a parceria é firmada em princípios de solidariedade, troca de experiências e conhecimento entre gestores”.


Os instrumentos da política das águas desenvolvida pelo INGÁ, na Bahia, é um dos principais interesses dos gestores africanos. Durante a permanência na Bahia, a primeira atividade que o grupo participa será a Oficina de Conhecimento e Experiência da Gestão de Águas, marcada para os dias 17 a 21 de maio, das 9h às 17h, no Auditório Paulo Jackson, na sede do INGÁ.


As oficinas irão tratar de: marcos legais da política estadual de recursos hídricos; planejamento estratégico da gestão das águas na Bahia; instrumentos, planos e planejamento de gestão das águas; controle dos usos das águas; políticas socioambientais; gestão participativa; educação ambiental; políticas de monitoramento; gestão administrativa e financeira, de projetos e cooperação, e de barragens.


Dentro da Cooperação, a equipe de São Tomé irá conhecer noções de monitoramento e controle dos usos das águas, gestão participativa, educação ambiental e mudanças climáticas. Um dos pontos fortes desta cooperação é o Estado da Bahia contribuir para a elaboração da primeira Lei Nacional das Águas daquele país.


Já para os representantes de Cabo Verde as áreas de conhecimento incluem também o combate a desertificação e mitigação dos efeitos da seca, pois no Termo de Cooperação o Estado da Bahia deve contribuir para a elaboração de políticas voltadas ao controle de salinização em aqüífero e fortalecimento dos instrumentos de controle de uso das águas.


A Missão Técnica engloba ainda mais três atividades: o II Fórum África Brasil Bahia – Pela Sustentabilidade das Águas (25 a 27 de maio, no Hotel Catussaba); Vivências das Experiências em Execução na Gestão das Águas na Bahia (29 a 1 de junho); e o Planejamento da Missão Técnica da Bahia a São Tomé e Cabo Verde (2 de junho, na sede do INGÁ).


Fórum África Brasil Bahia – Pela Sustentabilidade das Águas

O Governo do Estado da Bahia, por meio do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza entre os dias 25 e 27 de maio, a segunda edição do Fórum África Brasil – Bahia pela Sustentabilidade das Águas com foco na sustentabilidade hídrica, socioambiental, étnico-racial, cultural e de gênero. O evento acontece no Catussaba Resort Hotel, em Salvador, e promove um intercâmbio entre o Brasil e países africanos de língua portuguesa, e terá como convidado o Timor Leste.


O segundo fórum dará continuidade às propostas elaboradas e aprovadas na sua primeira edição, realizada em 2008, e irá analisar os desafios das políticas públicas relacionadas aos temas que serão discutidos no evento. A busca pela implementação das políticas de afirmação dos direitos humanos e a promoção da Cooperação Sul-Sul são, de acordo com os organizadores, os desafios centrais do encontro.


Para o diretor-geral do INGÁ, Wanderley Matos, o objetivo central do Fórum, baseado na Cooperação Sul-Sul, é voltado para apoiar iniciativas de uso sustentável das águas para o desenvolvimento da população. “Ao colocar entre as prioridades a promoção da Cooperação Sul-Sul, o Fórum mantém o seu caráter inovador, alinhado às diretrizes da política externa brasileira, reforçando as experiências relacionadas à justiça socioambiental entre Brasil e África”, diz.


Estarão em pauta também a construção de ações voltadas ao enfrentamento da desertificação e mitigação dos efeitos da seca, das mudanças climáticas e dos efeitos do clima, e o aprofundamento da gestão participativa com equidade. E ainda os debates sobre a justiça ambiental e o combate ao racismo ambiental e a efetivação dos múltiplos usos das águas e a democratização desse recurso natural.


O Fórum África Brasil-Bahia pela Sustentabilidade das Águas tem o apoio das Secretarias do Meio Ambiente e Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Mais informações

Ascom INGÁ

(71)3116-3286/3215/3042

Brenda Medeiros e Patrícia Santana



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br