PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

19 de maio de 2010

Seca deixará Ceará em estado de emergência

Agricultor, o que sofre mais com a seca

Com uma quadra chuvosa considerada muito abaixo da média na distribuição dos meses de abril até maio, e uma estimativa de perda que cresce a cada dia que não chove, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) não pretende ceder às pressões para adiantar a liberação do Garantia Safra, no entanto não nega para até a primeira semana de junho a previsão mais concreta para o decreto de situação de Emergência.


De 1 de janeiro até ontem, as chuvas registradas em todas as macrorregiões do Estado ficaram 53% abaixo da média histórica, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). E para os próximos três dias a previsão é de muito sol e parcas pancadas de chuva, especialmente no litoral de Fortaleza e Pecém.


A mais recente informação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA), divulgado no fim de abril, já apontava para uma perda significativa em pelo menos 14 de 46 produtos pesquisados. A variação negativa inclui algodão herbáceo, arroz de sequeiro, feijão, milho e mandioca.


Na região Centro-Sul, o índice médio de perda da lavoura de sequeiro (aquela que depende da chuva) varia entre 65% e 70%. Os dados são resultados de levantamentos feitos pelos escritórios da Ematerce, secretarias de Agricultura dos municípios e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRS).


O chefe do escritório da Ematerce em Iguatu, Erivaldo Barbosa, disse que, na região, a perda das culturas de milho e feijão varia entre 65% e 70%. “O último relatório registrou perda de 60%”, observou. “No município a chuva ficou 12% acima da média, mas foi mal distribuída”. Houve veranicos com quase 30 dias em precipitação. No campo, o segundo plantio de milho e feijão está em fase de desenvolvimento, de encher os grãos, mas a falta de chuva afeta a cultura nesse período crítico de desenvolvimento. Só aumentam chances de mais perdas.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br