Funasa inaugura centro de controle da qualidade da água usada por municípios do estado do Rio
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, inaugurou hoje (22) um centro de análises e estudos do controle da qualidade da água em Casimiro de Abreu, município da região serrana. A Unidade Regional de Controle da Qualidade de Água (Urcqa) é uma alternativa para melhorar o atendimento à população devido a falta de estrutura na região para ações de proteção ambiental. Além do controle do saneamento básico, a entidade pretende fazer do Urcqa uma unidade de referência para estudos ambientais.
São quatro laboratórios - de hidrologia, de espectrofotometria de absorção atômica, físicoquímico e bacteriológico. O complexo também contará com um laboratório móvel. A Funasa investiu R$ 1,2 milhão na construção desse complexo. Inicialmente, 16 municípios das regiões norte, serrana e baixada litorânea, abrangendo aproximadamente 900 mil habitantes, serão atendidos.
Segundo o engenheiro sanitarista Marcos Muffareg, coordenador regional da Funasa no Rio, a unidade vai cooperar com os municípios na vigilância da qualidade da água para o consumo humano, cuidado que pode evitar diarreia, hepatite A, cólera, entre outras doenças.
“Além do monitoramento, a unidade terá a função de capacitação de técnicos dos municípios e do governo do estado. Queremos trabalhar com universidades e centros de formação para ampliar o número de técnicos que trabalham com o controle de qualidade de água”, disse Muffareg.
O coordenador da Funasa oferece o espaço dos laboratórios e do Centro de Capacitação em Saneamento (Cecap) implantado no complexo para a atuação de universidades em pesquisas. “A Fundação Oswaldo Cruz já acenou com a possibilidade de usar os laboratórios e espera-se que a partir da inauguração surjam mais instituições interessadas. O complexo já tem instalados mais de 80% dos equipamentos previstos”, disse.
Edição: Vinicius Doria
Leia também:
- Companhia de Águas pede economia para evitar racionamento durante manutenção do Guandu
- Estudo mostra desigualdades na percepção de cariocas sobre oferta de serviços públicos
- Lula regulamenta Lei do Saneamento Básico
- Itaipu terá centro de estudos voltado para a preservação das águas
- Estudo mostra que poluição causa 70% das internações por doença respiratória em São Paulo
- Novo aterro sanitário do Rio construído em cima de aquífero preocupa ambientalista
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br