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26 de novembro de 2010

ACEITA UMA JARRA DE ÁGUA FRESCA E GRÁTIS ?





SUSTENTABILIDADE25/11/2010 

Água fresca vem grátis na jarra em restaurantes


Casas conceituadas de São Paulo oferecem a bebida a clientes para evitar uso de garrafas PET

RENATA GAMA


De tão simples, a ideia surpreende. Alguns restaurantes paulistanos decidiram servir água do filtro aos clientes. Enquanto ajuda a matar a sede, a cortesia, que chega fresquinha à mesa em uma jarra, transmite uma mensagem ecológica ao evitar o uso da garrafa plástica e reduzir o impacto na natureza.
"As pessoas ficam surpresas com a jarra gratuita. Como é uma iniciativa diferente, totalmente nova, causa uma certa estranheza. Mas, depois que a gente explica o conceito, elas aceitam numa boa e tomam", afirma Bruno Amaro Fattori, sócio do Le Manjue Bistrô, na Vila Nova Conceição, Zona Sul, um dos seis restaurantes da cidade que abraçaram a iniciativa "Água na Jarra", criada pela ONG Igtiba (água em abundância, em Tupi Guarani).
A bebida é levada à mesa assim que os clientes recebem o couvert. Se não quiserem, tudo bem. "É óbvio que a gente dá a opção de água envasada, mas nunca em embalagem PET, porque é derivada do petróleo. Oferecemos na garrafa de vidro, que você pode reutilizar", explica Fattori. Todo construído segundo conceitos sustentáveis, e com um cardápio de alimentos orgânicos, o estilo do Le Manjue "casou" com a proposta. "Servir água de graça já é um hábito bastante antigo fora do Brasil. Observando essa tendência, já tínhamos pensado na hipótese. Mas partimos para a prática após conhecer a iniciativa ?Água na Jarra?."
Dona dos restaurantes de culinária argentina Martin Fierro e La Frontera, Ana Massochi começou a oferecer a cortesia nas duas casas há três meses. Logo que o cliente chega, já recebe uma jarra de água fresca. "Sempre antes de pensar, eu gosto de tomar água. Então, a água vai antes do cardápio." A gentileza, segundo ela, tem boa receptividade. "As pessoas se impressionam, acham simpático. Tem gente que vem nos parabenizar."
Mas mudar hábitos - especialmente em uma empresa - tem suas dificuldades. "O serviço era incômodo para os garçons, porque aos sábados e domingos o movimento aumenta. E você já tem que ter a jarra com a água preparada." Para vencer os obstáculos de logística, todos passaram por treinamento e, hoje, tudo funciona bem. "Já incorporaram no cotidiano."
Para Ana, o momento atual é mais favorável a esse tipo de ação do que no passado. "Dez anos atrás era impensável em São Paulo oferecer água do filtro. Havia um certo constrangimento, pois não era a regra do jogo." Segundo ela, com o conceito de sustentabilidade mais difundido, a atitude não apenas é bem aceita agora, como pode influenciar as pessoas a adotar a mesma postura em suas rotinas. "São pequenos gestos que vão formando uma ideia." Fonte: Diário de SP

PARABÉNS AOS RESTAURANTES PAULISTANOS! QUE O BOM EXEMPLO SEJA SEGUIDO!

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