Arquipélago de Alcatrazes (São Sebastião - SP) - (foto: br.viarural.com )
Arquipélago dos Alcatrazes pode virar Parque Nacional Marinho
Publicado em março 17, 2011 por HC
Marinha e ICMBio dão sinal verde para iniciativa
Marinha dá sinal verde a parque em Alcatrazes – Mudança de local de exercício de tiro abre caminho para criação de parque em arquipélago.
Depois de quase três décadas, a proposta de transformar o Arquipélago dos Alcatrazes, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em um Parque Nacional Marinho deverá sair do papel. Reportagem de Reginaldo Pupo – O Estado de S.Paulo.
A Marinha do Brasil, que realiza exercícios de tiro no local, segmentos da sociedade civil e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chegaram a um consenso que permitirá mudar o status do arquipélago, hoje vetado à visitação pública e até mesmo à circulação de embarcações.
Para que a mudança seja concretizada, um termo de compromisso terá de ser assinado entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa, de forma a conciliar os interesses de segurança nacional com a proteção do ecossistema local.
A Marinha admite mudar o local de treinamento de tiro para a Ponta do Farol, situado num local distante do arquipélago principal, o que poria fim a uma disputa que se arrasta na Justiça desde a década de 90 – ambientalistas exigem a suspensão das manobras militares no arquipélago, a Marinha, por sua vez, alega que não há nenhum outro local no País para os exercícios.
Uma proposta elaborada pelo ICMBio foi apresentada oficialmente à Marinha. “Fizemos diversos estudos, observando a capacidade de suporte do ecossistema, as limitações de acesso e distâncias, entre outros itens”, afirma Kelen Luciana Leite, chefe da Estação Ecológica Tupinambás, que abriga o ICMBio em São Sebastião.
No início da noite de ontem, o ICMBio realizou a apresentação do projeto a empresários do litoral paulista que serão impactados pela alteração. A maior parte dos empresários é ligada a agências de turismo náutico.
Espécies
O Arquipélago dos Alcatrazes está localizado a 45 quilômetros do porto de São Sebastião e possui 12 mil hectares. Maior centro de biodiversidade do Estado de São Paulo, o local concentra a maior colônia de aves marinhas em ilhas do Sudeste – mais de 10 mil. “Identificamos ao menos 18 espécies ameaçadas de extinção”, conta Kelen.
No entorno, o arquipélago reúne diversas espécies de peixes, tartarugas e a maior concentração de baleias-de-bryde em todo o País. Há ainda diversas espécies, na flora e na fauna, em processo de extinção. No entanto, são necessários estudos para que todas sejam catalogadas. Segundo o ICMBio, a variedade de espécies de peixes e golfinhos supera a vida marinha existente em Fernando de Noronha. Fonte; Jornal O Estado de S. Paulo
EcoDebate, 17/03/2011
SAIBA MAIS:
Arquipélago dos Alcatrazes - Descrição e História
Clique e leia
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br