PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

30 de junho de 2013

VAZÃO HISTÓRICA NO ENCONTRO DOS RIOS IGUAÇU E PARANÁ ATINGE 33 MIL M³/S


Chuvas provocam vazão histórica no encontro dos rios Iguaçu e Paraná
A vazão no encontro dos rios Iguaçu e Paraná, no Marco das Três Fronteiras (entre Brasil, Argentina e Paraguai), em Foz do Iguaçu, nesta terça-feira (25), atingiu o volume histórico de 33 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) – o maior registrado nos últimos 15 anos.

Na confluência, o Paraná recebe as águas do Iguaçu, depois dele formar as Cataratas. Em 29 anos de operação de Itaipu, desde quando a usina começou a fazer o controle hidrológico do local, esse é o oitavo ano em que a vazão ultrapassa a casa dos 32 mil m³/s naquele ponto.

Houve registro de enchentes em 1987, 1990, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998. Na maior cheia de todos os tempos, em 1992, a vazão chegou a 49 mil m³/s. Naquele ano, foram 11 dias com vazão acima de 32 mil m³/s. Em 1987 foram quatro acima desse índice. Em 1990 houve 15 dias com vazão acima desse volume. Foram quatro dias em 1992, quatro dias em 1993, outros dois em 1995, 18 em 1997 e 12 em 1998.

Agora, a vazão deve continuar acima desse patamar por mais alguns dias, mas não há previsão exata por quanto tempo ainda. A cheia do Rio Iguaçu é provocada por intensas chuvas no Paraná, principalmente no Litoral e na região de Curitiba, onde o rio nasce, e também na bacia incremental do Rio Paraná. Há previsão de mais chuvas ao longo desta semana.

Com a cheia, a paisagem nas Cataratas do Iguaçu e da usina de Itaipu vem sendo alterada como há muito não se via. O espetáculo das águas ganha novas dimensões com as chuvas de inverno, o mais chuvoso dos últimos dois anos. Tanto no Iguaçu quanto no Paraná já choveu até esta terça-feira (25) o dobro da média para o mês de junho.

Sobre o Iguaçu, rio genuinamente paranaense, que nasce em Curitiba e deságua nas Cataratas, foram 400 milímetros de precipitação pluviométrica. No Rio Paraná, só de chuvas localizadas, o volume chega a 130 milímetros.
Nas Cataratas do Iguaçu, o volume de água atinge marcas históricas desde sexta-feira (21) – entre oito e dez vezes mais que a vazão normal, de 1.200 m³/s. Na manhã desta terça-feira, o volume registrado nas quedas era de 12 mil m³/s. No sábado (22), o pico atingiu 14 mil m³/s.

Nas duas margens das Cataratas, os turistas se surpreenderam com tanta água, que forma uma massa quase compacta, deixando de delinear as 275 quedas d’água que podem ser vistas em períodos normais.

No Parque Nacional do Iguaçu, por questão de segurança, foram interditadas as passarelas que dão acesso à Garganta do Diabo. No Parque Nacional Iguazú, na Argentina, também foi fechada a passarela de acesso à Garganta do Diabo e cancelada a travessia para a Ilha San Martin.

Na usina de Itaipu, o vertedouro, depois de fechado por vários meses, desde quinta-feira (20) não para de verter de forma ininterrupta. Nesta madrugada, chegou a escoar 11,9 mil m³/s. E a previsão é que o Rio Paraná continue despejando no reservatório um volume muito superior à média normal. A vazão que está chegando é de 18,6 mil m³/s, quando normalmente este volume oscila entre 11 e 13 mil m³/s.

Como não é possível armazenar tanta água e a usina pode aproveitar até 13 mil m³/s, quando está produzindo a plena carga, o restante tem de ser escoado pelo vertedouro.

Desde segunda-feira (24) à noite, Itaipu abriu a segunda calha do vertedouro. Estão abertas as calhas esquerda e central. A direita normalmente só é aberta com vazões acima de 30 mil m³/s.

Construído justamente para escoar a água que não é aproveitada para gerar energia, o vertedouro de Itaipu deve permanecer aberto pelo menos durante toda esta semana.

Com as cheias, a situação é de alerta para as populações ribeirinhas. De acordo com o último boletim hidrológico da Itaipu, na estação de medição da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Ciudad del Este, no Paraguai, o nível está em 118 metros. A partir do nível 115 já ocorrem inundações.

O bairro paraguaio San Rafael, em Hernandárias, cidade vizinha de Ciudad del Este, está submerso. O bairro foi construído de forma irregular no leito natural do Rio Paraná. No lado brasileiro, a Vila Bancária e o Iate Clube Cataratas, na região do grande Porto Meira, podem sofrer pequenas inundações.

Com as chuvas intensas, os reservatórios atingiram bons índices de armazenamento em boa parte do País. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o índice chega a 63%. No Sul, a situação é ainda melhor: 74,4%. No Nordeste, o volume é de quase 50%.http://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa

LEIA MAIS

Defesa Civil registra 60 mil pessoas afetadas em 45 municípios
Bem Parana
... Mallet, Manoel Ribas, Paranaguá, Pitanga, Piraquara, Ponta Grossa, Querencia do Norte, Rebouças, Rio Bonito do IguaçuRio Negro, Santa Lúcia, São Tomé, São João, São Miguel doIguaçu, Santa Tereza do Oeste, Sengés, Sulina, Saudade do Iguaçu...


Cataratas do Iguaçu são fechadas por causa de inundações no ...
AFP
ASSUNÇÃO — As chuvas e inundações na bacia do Rio Paraná, entre Ciudad del Este (no Paraguai), Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (na Argentina), provocaram o fechamento das famosas cataratas do rio Iguaçu, compartilhado por Brasil e Argentina, ...


Defesa Civil monitora Rio Iguaçu em União da Vitória e ... - Banda B
“A primeira com relação a cheia do Rio Iguaçu, que já preocupa e as duas outras com relação a deslizamentos. Estamos em cima e pedindo para que a ...

Nível do Rio Iguaçu está em 5,91 centímetros » Vvale » Portal de ...
Visão do Mirante de Porto União. (Foto: Jaqueline Castaldon) Na última medição feita pelo Monitoramento Hidrológico do Rio Iguaçu às 16 horas desta ter.
54 famílias já foram removidas das margens do rio Iguaçu
Quando as chuvas se intensificaram em União da Vitória e região, nos últimos dias, a Defesa Civil local iniciou o trabalho de monitoramento do rio Iguaçu, bem  ...
Passarela das cataratas é fechada por cheia no rio Iguaçu
A passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, um dos principais pontos turísticos das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, está fechada em função do alto ...
Água baixa nos Rios Paraná e Iguaçu
Cidade Foz
29 de junho de 2013 - Assessoria. A água nas margens do Rio Paraná retrocedeu pouco mais de um metro nas últimas 24hs em Foz do Iguaçu e deve continuar baixando lentamente nos próximos dias, mas o alerta às comunidades ribeirinhas permanece.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

OS PROTESTOS DO PADRE SERTANEJO E DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO CONTRA AS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO


















Padre sertanejo protesta por Transposição do Rio São Francisco e engenheiro local diz que dinheiro foi empregado na Copa 
O padre Djacir Brasileiro realizou nesta quinta-feira (27) mais um ato público em favor da Transposição do Rio São Francisco na cidade de São José de Piranhas, região de Cajazeiras. O protesto reuniu moradores na comunidade de Boa Vista no eixo sete das obras da transposição.
De acordo com o padre, as obras da transposição estão paradas há dois anos, por essa razão, achou por bem fazer uma manifestação em prol da Transposição. “A transposição será uma das melhores alternativas para suprir os efeitos da seca. É muito triste essa obra parada, o povo esta sofrendo”, disse.
O padre Djacir disse ainda que, a população do Sertão não precisa de serviços paliativos, mas sim de execução de obras estruturantes. “É preciso que o gigante sertanejo vá pra rua gritar pelas vitimas da seca”, disse.
O religioso afirmou que luta por uma audiência com a própria presidente Dilma Rousseff. “Ela precisa ouvir o povo do Sertão paraibano”, disse.
O agricultor Francisco de Souza informou que o Governo Federal ainda não pagou pela desapropriação de suas terras e disse ainda que está proibido de plantar. “Estamos todos parados e as terras abandonadas”, disse ele.
 Veja Vídeo
Opinião
Para o engenheiro agrônomo, Adalberto Nogueira, o projeto da transposição é bem planejado, entretanto, foi a campanha da presidente Dilma nas últimas eleições presidenciais quem destorceu o curso do projeto. “Se o calendário tivesse sido aplicado e fiscalizado já teríamos as obras prontas”, disse.
Adalberto disse ainda que o grande obstáculo para a conclusão da transposição foi a corrupção generalizada, além das obras para a Copa do Mundo. “O Governo brasileiro pegou todo dinheiro de infraestrutura e empregou em estádios de futebol sem consultar a ninguém. Foi de uma irresponsabilidade gritante, pois o país está carente de tudo”, disse.
Veja Vídeo!
DIÁRIO DO SERTÃO

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

DRAGAGEM DA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO TÊM R$ 52 Mi DE VERBA FEDERAL




Por: Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews) - 30 de Junho de 2013 - 09h46
  • 0

Trecho do Rio São Francisco será dragado na Bahia


As constantes solicitações dos produtores do oeste baiano sobre  a dragagem do Rio São Francisco no trecho entre Ibotirama e Juazeiro será tendida nesta segunda-feira (1 °). 

Segundo o colunista Levi Vasconcelos (A Tarde), a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) assinam acordo de cooperação que pretende atacar 11 pontos críticos entre as cidade baianas, que compreende uma extensão de 610 quilôemtros, o único trecho comercialmente navegável dos 1.371 da hidrovia. A obra vai custar R$ 52 milhões.

SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

NA I KAIAKADA NO RIO ARAGUAIA FORAM 80 KM DE CANOA A REMO

Participantes da I Kaiakada no Rio Araguaia, em São Miguel
Participantes da I Kaiakada no Rio Araguaia, em São Miguel



SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA

I Kaiakada no Rio Araguaia faz apelo por Turismo Sustentável

Iniciativa inédita visa orientar turistas a utilizar as belezas do rio com respeito

Sheilismar Ribeiro


Com percurso de 80 quilômetros de contemplação da natureza ao ritmo de uma descida de canoa a remo, com participação de oito amantes da modalidade e do desenvolvimento sustentável, além do acompanhamento da equipe de apoio foi realizado pela Sociedade de Amigos do Rio Crixás - a Sarc a I Kaiakada de São Miguel do Araguaia. 

A Sarc é uma entidade sem fins lucrativos e que visa a preservação do Meio Ambiente e acredita que a Educação Ambiental é a melhor maneira de conseguir conciliar: desenvolvimento X tecnologia X meio ambiente.

A iniciativa foi realizada em dois dias de remadas pelas águas do Rio Crixás, com saída da ponte que liga São Miguel do Araguaia à Mundo Novo de Goiás, próximo à Polícia Militar Ambiental no sábado (22) pela manhã e seguiu para o Rio Araguaia com chegada no dia seguinte, domingo (23), no Porto de Luiz Alves. 

De acordo com o presidente da Sarc, Enivaldo da Silva, popular Sula biólogo, o objetivo principal da realizaão é buscar minimizar os impactos ambientais, ou seja, o desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente,  quesurgiu a partir da evolução humana. "Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente. 

Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, essa madeira foi utilizada para abrigos e lenha e assim vem acontecendo gradativamente, porém por muito anos, sem preocupar com a reposição da natureza", creditou Sula. 

Sensível à causa da entidade e com gestão voltada ao ecoturismo sustentável a prefeita Adailza Crepaldi que, enquanto vereadora na gestão anterior propôs Projeto de Lei reconhecendo legalmente a entidade como Utilidade Pública Municipal, destacou a importância da ação e do apoio da Prefeitura de São Miguel do Araguaia e de Mundo Novo de Goiás. 

"Em nome da nossa secretária do Turismo Lucivânia (Maria da Silva) e nosso presidente da pasta do Meio Ambiente, o Luiz Carlos, que também tem essa preocupação de desenvolver ações que promova o turismo local com sustentabilidade, além do vice-prefeito Volney (Gontijo - Mundo Novo de Goiás) agradeço aos idealizadores desse projeto e aos parceiros imbuídos no sucesso desse evento que pretendemos tornar tradicional na nossa região", argumentou Adailza. 

O bravo grupo de homens de boa fé resolveram formar o passeio de caiaques para limpar as margens do rio e observar o nível de degradação com o acúmulo excessivo de lixo e esquecimento por parte da população.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

PEIXE DD COURO OU "CUIU-CUIU" DO RIO MACACOARI FAZ SUCESSO EM MACAPÁ

Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva


Peixe de couro chama a atenção de turistas em Macapá

EM 29 DE JUNHO DE 2013 AS 19H32
Animal foi capturado às margens do Rio Macacoari, em Macapá.
Cuiu-cuiu, como é conhecido, é revestido de placas ósseas.
Fonte: G1 AP

Um peixe de 4 quilos, medindo 40 centímetros de comprimento chamou a atenção de turistas que faziam pesca esportiva às margens do Rio Macacoari, a 110 quilômetros de Macapá. Apesar do susto dos pescadores, o animal é comum na bacia do Rio Amazonas, segundo informou o biólogo Júlio César Sá de Oliveira.

De acordo com o biólogo, o peixe é conhecido como peixe de couro, por não possuir escamas, e ser revestido de placas ósseas.

Na região amazônica ele também é conhecido como cuiu-cuiu. Em outras regiões do país é chamado de abotoado, armado, armau, entre outros nomes. "Tomei um susto quando ele apareceu na rede", conta o agente ambiental do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Leopoldo Gonçalves Machado.

O funcionário público possui uma casa às margens do Rio Macacoari, para onde convida os amigos para fazer turismo ecológico, segundo conta. Ele diz que na região é comum a pesca de diversas espécies de peixes, como traíra, sarda, jiju, tamuatá, piranha, entre outros. "Mas é muito raro um cuiu-cuiu aparecer", afirmou o agente ambiental que diz já ter capturado espécies menores na mesma região.

O biólogo Júlio Cesar explica que, apesar de essa espécie ser comum na bacia do Rio Amazonas, esse comportamento é natural do cuiu-cuiu. "Ele gosta de se esconder", afirma.

Leopoldo Machado já tentou criar um cuiu-cuiu, que conseguiu capturar, mas desistiu por falta de tempo para cuidar do animal. "Acabei soltando ele no rio novamente", contou.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

AS BELAS PRAIAS FLUVIAIS DA REGIÃO AMAZÔNICA

Conheça as praias fluviais da região amazônica que atraem turistas e esportistas


No primeiro programa da 3ª temporada do Eco Record News Amazônia você vai embarcar em uma viagem pelos rios de águas barrentas da Bacia Amazônica e as praias de água doce que que surpreendem pela beleza e atraem turistas e amantes de esportes aquáticos. 
TV RECORD - http://rederecord.r7.com

VEJA EM TELA CHEIA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

PARABÉNS VALOROSOS BOMBEIROS - 02 DE JULHO "DIA DO BOMBEIRO"





Nosso reconhecimento e nosso sincero agradecimento aos valorosos "homens do fogo" que não medem esforços e sacrifícios para salvar vidas!
Que Deus proteja todos nossos bombeiros!!!


FRASES:


Em meio chamas que mais parecem um verdadeiro inferno os nosso anjos são os bombeiros. 


Ser bombeiro é como ser um eterno aprendiz a cada trabalho uma nova lição. 

"Um policial prende, um juiz julga um bombeiro tem apenas a arte de libertar." 






O bombeiro se entrega a ti que precisas do resgate e meio chamas entrega a vida dele a Deus para salvar a tua. 


Grande o coração de bombeiro, que nada ele pede em troca entra no meio do braseiro, nunca sabendo se volta. 


Autor: Leontina Marques 


O bombeiro que salva vidas também tem família inacreditável a coragem desses bravos guerreiros. 

Os anjos existem!



Mas... Diferente do que imaginamos,
Eles não possuem asas, nem poderes
celestiais.

São como nós, pessoas normais.

O amor ao próximo, é o que os tornam
especiais.

Estes anjos, tão sempre prontos a ajudar.

E arriscam suas vidas, para outras vidas 
salvar.

São fortes e destemidos, e enfrentam 
qualquer tipo de perigo,
para o seu próximo ajudar.

Mas, infelizmente nem sempre são
lembrados.

E por muitas vezes, depois de terem 
arriscado suas vidas;
Não recebem, nem se quer um OBRIGADO!

Mas isto, não os impede de continuar a trabalhar,
Salvando vidas em qualquer hora e em qualquer
lugar!

Estes anjos, são merecedores de todo nosso respeito.

Por muitos eles são chamados de BOMBEIROS.

Mas eu os chamo de 'ANJOS'...

ANJOS VERDADEIROS!!!!

E aqui eu deixo...
A minha singela homenagem,
a estes anjos, de muita bravura
e coragem!

Que Deus abençoe a todos vocês!





HOMENAGEM DO:

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

SOS NASCENTES DO VELHO CHICO - GOVERNO PROMETE R$ 51,3 Mi PARA O PARNACANASTRA



Parque Nacional da Serra da Canastra - MG

26/06/2013 às 15h48

Governo anuncia R$ 51 milhões para Canastra








BRASÍLIA - O Parque Nacional da Serra da Canastra (Parnacanastra), em São Roque de Minas (MG), receberá investimentos da ordem de R$ 51,3 milhões. Os recursos serão aplicados pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para recuperação das estradas e acessos ao local que abriga as nascentes históricas do rio São Francisco. 

Uma vistoria técnica às obras será feita nesta quinta (27) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, junto com os diretores da Codevasf Guilherme Almeida (Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura) e José Augusto Nunes (Revitalização de Bacias Hidrográficas).

Ainda como parte da agenda de trabalho em Minas, será dada ordem de serviço para as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Arcos, um investimento de R$ 15,9 milhões, e  para a reforma do Centro de Atenção ao Turista no Parque Nacional da Serra da Canastra, onde serão aplicados R$ 200 mil. As ações fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, executado pela Codevasf em sua área de atuação, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As obras
     As obras no Parnacanastra consistem na recuperação das estradas e acessos ao Parque numa extensão total de 193,45 km, sendo 176,73 km de revestimento primário; 6 km em calçamento do tipo bloquete; 8,12 km de acessos para pedestres e 2,6 km em calçamento do tipo bloquete - ligando o município de São Roque de Minas à entrada do Parque Nacional. As obras e serviços a serem executados contemplam readequação do leito estradal, drenagem, sinalização e obras de arte, bem como intervenção de melhoria aos acessos exclusivos para pedestres.

“A realização das obras promoverá readequação ambiental e melhorias na trafegabilidade das estradas internas e de acesso ao parque. Consequentemente, promoverá a redução de processos erosivos ocasionados pelo escoamento das águas pluviais sobre o leito estradal, aumentando a qualidade da água das nascentes e contribuindo com a disponibilidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, explica o diretor da Codevasf Guilherme Almeida, que representará o presidente da Companhia, Elmo Vaz, na agenda. Além disso, a obra facilitará a gestão e fiscalização do Parque e impulsionará o turismo ecológico no local, contribuindo com o desenvolvimento regional.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

ONG RIOS GOIANOS REALIZA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: "AS NASCENTES DO RIO ARAGUAIA"

Exposição Fotográfica – As nascentes do Rio Araguaia

Temporada de Férias para os goianos tem destino certo: o Araguaia. Mesmo há mais de mil quilômetros do litoral, a região surpreende os turistas quando, entre os meses de maio e setembro, o volume de água abaixa e começam a aparecer ilhas semelhantes a das praias dos oceanos. 

Explorando dessas características praianas, as cidades do entorno oferecem passeios de lanchas, motos aquáticas, banana boat, surfe, entre outros esportes. Mas também há espaço para os interessados em descansar e diminuir o nível de estresse, além das pousadas com uma hospitalidade gigante, o rio oferece várias modalidades de pesca esportiva.

A admiração pelo lugar é tão grande que o recente projeto para a sua recuperação serviu como tema para uma exposição fotográfica promovida pela ONG Rios Goianos. Ao longo de dez anos a Delegacia Estadual do Meio Ambiente, mais conhecida como DEMA, cuidou da nascente do Rio Araguaia, símbolo máximo da fauna e da flora goiana, o registro feito pelo jornalista João Faria de Castro Filho mostra em detalhes o resultado de um trabalho silencioso, mas maravilhoso, de recuperação dos danos causados ao longo do tempo pelo turismo imoderado e o crescimento desregrado da região. São cerca de 40 fotografias registradas em uma expedição à nascente que começou no dia 5 de julho de 2010.

Com mais de dois mil quilômetros de extensão, as nascentes do Rio Araguaia contornam as dividas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Conhecida como Praia do Cerrado, a região oferece lazer e aventura para turistas que buscam diversão em um cenário paradisíaco.

O Hiper Moreira cede seu espaço para a Exposição Rio Araguaia e Suas Nascentes, como forma de simbolizar seu apoio ao uso consciente da maior reserva natural turística do estado. A entrada é gratuita e a mostra fica disponível até o dia 30 de junho.http://www.moreira.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

OS ESTRAGOS DAS CHUVAS NO PARANÁ - MAIS DE 2.000 ANIMAIS MORREM NO RIO IVAÍ



Alguns cavalos não conseguiram fugir a tempo e moradores tentam resgatá-los do meio do rio (Foto: Divulgação/Prefeitura Douradina)

Alguns cavalos não conseguiram fugir a tempo e moradores tentam resgatá-los do meio do rio (Foto: Divulgação/Prefeitura Douradina)

Chuva provoca cheia de rio e dois mil animais morrem afogados no Paraná

Em Douradina os prejuízos com a chuva passam de R$ 10 milhões.
No município de Querência do Norte, 120 famílias estão desabrigadas.


Dos 2.500 animais que eram criados nas propriedades rurais de Douradina, no noroeste do Paraná, 2.000 morreram afogados pela cheia do Rio Ivaí, que alagou a cidade. Os donos das fazendas não conseguiram transferir a tempo as cabeças de gado e os cavalos para locais mais distantes. O número foi confirmado pelo prefeito Francisco Aparecido de Almeida, nesta sexta-feira (28).
Desde quarta-feira (19) a chuva castiga o Paraná e 59 municípios decretaram estado de emergência. Segundo a Defesa Civil mais de 78 mil pessoas foram afetadas, mais de 12 mil estão desalojadas até o momento. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar já choveu mais de 3.900 milímetros - 220,7 mm a mais do que o esperado para o todo o mês. Nesta sexta-feira, a chuva deu uma trégua para os moradores.
A área agrícola registrou ainda mais prejuízos. Plantações de arroz, depósitos, equipamentos agrícolas e móveis também foram perdidos. Pecuaristas e equipes da prefeitura trabalham para resgatar os outros 500 animais que sobreviveram. O objetivo é transferi-los para locais seguros, distantes da margem do rio.

A prefeitura de Douradina estima que os prejuízos com a morte dos animais, com a perda de plantações de arroz e equipamentos podem ultrapassar os  R$ 10 milhões. “O nível do rio nunca tinha chegado a esse ponto. Tem trator, móveis, animais, tudo debaixo da água”, descreve o prefeito Francisco Aparecido de Almeida.

As famílias que cuidavam das propriedades foram retiradas na quinta-feira (27) com a ajuda de um barco da prefeitura e abrigadas em casas de parentes.
Cerca de 120 famílias estão desabrigadas em Querência do Norte (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste)Cerca de 120 famílias estão desabrigadas em Querência
do Norte (Foto: Reprodução/ RPC TV Noroeste)
Querência do Norte
Em Querência do Norte , os prejuízos também são grandes. Como o município é cercado pelos rios Ivaí e Paraná, 120 famílias estão desabrigadas. Da madrugada de quinta para sexta-feira a água avançou mais 30 metros da margem.
As propriedades rurais que ficam à margem dos dois rios foram encobertas e a água já atinge o local onde os agricultores transferiram as cabeças de gado que sobreviveram, cerca de 35 metros acima.
Segundo a Prefeitura de Querência do Norte, a Defesa Civil do município está acompanhando as famílias e deve emitir um balanço dos estragos e a quantidade exata de pessoas desabrigadas.
G1



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

O EXTRATIVISMO NO RIO NEGRO - AMAZÕNIA

O extrativismo no Rio Negro, Amazonas

Conheça a história de uma comunidade no meio da floresta que aprendeu a lucrar com a mata em pé.
por Redação — publicado 26/06/2013 10:56


http://www.cartacapital.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

OBRA IRREGULAR NA MARGEM DO RIO AMAZONAS É INTERDITADA PELO MPF DO AMAPÁ



MPF do Amapá recomenda interdição de obra irregular na orla do rio Amazonas

Prédio residencial seria erguido em área da União, no Complexo Complexo Turístico do Araxá 







Áreas federais estão impedidas de ter uso particular, conforme dispõe o artigo 20 da Constituição que 
trata dos bens da União.

O MPF/AP também orientou à empresa Necon Nordeste Construtora que se abstenha de construir enquanto não tiver autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O não atendimento à recomendação do MPF/AP pode implicar em medidas judiciais.

Cabe à SPU registrar, regularizar e administrar os bens imóveis de domínio da União, ainda que a área seja localizada em glebas de jurisdição municipal ou estadual. Portanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macapá (Semam) e Imap não poderiam ter expedido alvará de construção e licenças ambiental e de instalação sem autorização prévia da SPU.

Complexo turístico

O MPF/AP entende que o Complexo Turístico do Araxá é bem de uso comum da população. A construção de prédio criaria fluxo de veículos para dentro do complexo, por conta da garagem do residencial. O tráfego de veículos traria perigo às pessoas que frequentam as pistas de cooper e ciclismo ali existentes, segundo o Ministério Público Federal no Amapá.

Já que a área do complexo, que está próxima ao rio Amazonas, é dedicada ao lazer, a construção do prédio destoaria com o paisagismo e a arquitetura locais, na avaliação do MPF. Além disso, violaria os mecanismos de ordenamento territoriais, tais como o Plano Diretor Municipal, Lei de Parcelamento do Solo Urbano e o Projeto Orla.http://www.portalamazonia.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!