“Lixo no Ambiente Marinho” – uma abordagem no Ensino Fundamental
Desenho dos alunos representando o mar  limpo
 Trabalho de conclusão de curso  do curso de Licenciatura em Biologia do Centro Universitário Campos de  Andrade, sob a orientação da Professora Gislaine Filla
Ariana Cavassin Bettinardi
O Lixo Marinho é um problema que o homem está depositando nos imensos oceanos do nosso planeta há muito tempo, e a vida marinha é quem mais tem sofrido com todo esse lixo que é formado de todo tipo de resíduo que o homem produz diariamente. A educação ambiental surge como uma resposta á preocupação da sociedade com o futuro da vida e sua relação com o meio ambiente. Iniciando - se a partir da produção do lixo pelo homem e que destino ele tem após o seu descarte. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital, buscando reciclar ao máximo e procurando de descarte que não sejam nos oceanos. A Educação Ambiental se integra como um componente essencial no processo de formação da educação permanente, com uma abordagem direcionada para se resolver os problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais interessado, mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas, o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas e sua convivência com as demais formas de vida.
 Ariana Cavassin Bettinardi
O Lixo Marinho é um problema que o homem está depositando nos imensos oceanos do nosso planeta há muito tempo, e a vida marinha é quem mais tem sofrido com todo esse lixo que é formado de todo tipo de resíduo que o homem produz diariamente. A educação ambiental surge como uma resposta á preocupação da sociedade com o futuro da vida e sua relação com o meio ambiente. Iniciando - se a partir da produção do lixo pelo homem e que destino ele tem após o seu descarte. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital, buscando reciclar ao máximo e procurando de descarte que não sejam nos oceanos. A Educação Ambiental se integra como um componente essencial no processo de formação da educação permanente, com uma abordagem direcionada para se resolver os problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais interessado, mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas, o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas e sua convivência com as demais formas de vida.
Desenho dos alunos representando o mar limpo e  sujo
 Sendo assim esse trabalho foi  realizado com o objetivo de  conscientizar os alunos do Colégio Estadual  Severo Ferreira Ruppel do Município de Tunas do Paraná e também demais  interessados no tema, de que todo o lixo o ser humano produz tem um  destino final trágico e prejudica não só a nós, mas, diversas formas de  vida como a vida marinha e que podemos mudar isso através do  conhecimento, simples atitudes e sendo educados com o meio ambiente.  Para tanto, o trabalho teve início com um questionário prévio aplicado  aos alunos sobre o tema Lixo no Ambiente Marinho que era composto de  algumas perguntas e um desenho onde os alunos deveriam desenhar como é a  sua visão de uma praia limpa e suja, seguido de uma palestra com  figuras e vídeo onde foi aberto aos alunos que fizessem perguntas e  abordassem sobre o assunto e de uma oficina de montagem de animais  marinhos com materiais recicláveis que eles trouxeram de casa como  garrafas, embalagens de iogurte, papelão, etc. Após estas atividades, o  mesmo questionário foi reaplicado apenas, com uma mudança no desenho  onde foi pedido que eles desenhassem só uma praia. Pela comparação dos  resultados obtidos nos dois questionários foi possível notar que as  atividades propostas foram bastante satisfatórias, mesmo tendo diversos  alunos que não conhecem a praia, eles tem uma visão ampla do que compõem  o ambiente marinho e costeiro, pois eles entenderam o assunto da  palestra, fizeram perguntas sobre o tema e se mostraram muito  interessados, tiveram muita criatividade nos desenhos e também na  montagem dos animais marinhos, responderam às perguntas dos  questionários com clareza, mostrando que já ouviram falar do assunto e  têm certa preocupação com ele diante do futuro mesmo não tendo contato  direto com o problema.
 Desenho dos alunos representando o mar  limpo e sujo
 Desenho dos alunos representando o mar  limpo e sujo
 Montagem dos animais marinhos
 Divulgando, Promovendo e Valorizando 
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br