Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti
A Secretaria Estadual do Ambiente vem intensificando rotinas para a conservação do patrimônio natural remanescente com consequente melhoria da qualidade de vida, e nesse enfoque a limpeza de rios encontra particular importância, pois, historicamente, os rios têm sido locais densamente ocupados e utilizados para o despejo de esgoto e lixo doméstico ou industrial, tornando-os verdadeiros focos de contaminação por onde passam .
Para nosso trabalho de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti consideramos que ele começa no Bairro de Anchieta, cidade do Rio de Janeiro, no Campo de Gericinó, na margem ao sul, e na margem oposta, ao norte, temos a cidade de Nilópolis .
O Rio Pavuna / Meriti continua seu curso passando pela Pavuna ( margem sul ) na Cidade do Rio de Janeiro, e também passando pela Cidade de São João de Meriti ( margem norte ) . Por fim, o Rio Pavuna / Meriti alcança a cidade de Duque de Caxias ( margens sul e norte ) desaguando na Baía de Guanabara, quase em frente ao Aeroporto Internacional Tom Jobim .
Para fins do nosso trabalho de limpeza, consideramos também que o Rio Pavuna / Meriti percorre um total de 20 quilômetros, sendo que podemos dividi-lo em duas partes : a primeira é a parte canalizada, desde a ponte do Cabral até a Pavuna, a segunda é a parte em que o rio não é canalizado, da Pavuna até sua foz, no Trevo das Missões em Duque de Caxias.
Na foz do Rio Pavuna / Meriti, no Trevo das Missões, início da Rodovia Washington Luís, ao lado da Cervejaria Itaipava , fica a ecobarreira do Meriti, que é uma passarela amarrada a cabos de aço transversalmente às duas margens do rio, com a finalidade de conter o lixo flutuante antes que ele chegue à Baía de Guanabara.
A passarela de madeira flutua sobre bombonas de plástico, e também são utilizadas embalagens de garrafa PET de dois litros para conter o lixo flutuante .
Para a limpeza específica da ecobarreira de Meriti estão destacados seis ecogaris, cinco homens e uma mulher, que fazem parte de uma cooperativa de catadores de lixo. Ao lado dessa ecobarreira existe um ecoponto, que consiste numa área construída para dar mais conforto ao trabalho dos ecogaris, inclusive com banheiro. O INEA, Instituto Estadual do Ambiente, mantém mais oito ecobarreiras, as quais diminuem o lixo que chega na Baía de Guanabara e nas Lagoas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca .
O Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti teve início no dia 19 de novembro de 2.008 e deve continuar até abril de 2.009, para então ser levado a outro rio. Na limpeza estão trabalhando cinqüenta garis, utilizando carrinhos de mão, enxadas, puçás, pás , coletando o lixo depositado nas margens e também o lixo flutuante, além do apoio de três barcos, uma retroescavaderira, dois caminhões e uma dragline 22 B.
Esse trabalho operacional da limpeza é coordenado por equipe do Instituto Estadual do Ambiente ( INEA, antiga SERLA ), e outra equipe de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente ( SEAM / SEA ) está sensibilizando os moradores das margens do Rio Pavuna / Meriti , mais de cinqüenta mil habitantes, para a importância de termos um ambiente limpo e saudável. A limpeza do Rio Pavuna / Meriti é essencial também para o combate à dengue .
Ajude você também, o nosso futuro dependerá do que começarmos a fazer hoje ! Fonte: http://limpezariomeriti.blogspot.com/
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Oi, eu sou o Newton Almeida e gostei de conhecer esse blog. Agradeço ao professor Jarmuth pela divulgação do meu Blog. O nosso Projeto de Limpeza do Rio Pavuna / Meriti está começando a receber parcerias e em breve vou informar em nova postagem.
ResponderExcluirConvite a todos : Dia 10 de março, terça-feira, 8º Encontro Comunitário da Limpeza do Rio Pavuna / Meriti, Rua Itajacé 34, Escola Lúcio Mendonça, atrás da Estação de trem de Anchieta, às 14:30.
Parabéns e contem comigo .
Nascente do rio Pavuna meriti e de agua limpa, porque não recuperar isso em toda trajetoria do rio
ResponderExcluirVamos recuperar o Rio Pavuna Meriti, que ele pode vin a ser um ponto curistico, a sua nascente e de agua limpa e esse Rio no passado já foi de grande importancia.
ResponderExcluirSe voçe é a favor da recuperação do Rio Pavuna Meriti para que volte a ter aguas limpas como no Passado ( a sua nascente ainda é de agua limpa) vamos unir as nossas forças e colocar bastante comentario sobre isso.
ResponderExcluirTirem imediatamente o esgoto do Rio pavuna Meriti ( a sua nascente e de agua lima) Sera que os governantes não conseguem ser mais um pouco inteligente e intender que esse Rio pode ser um ponto turistico e só olhar um pouco na historia que vai ver a importancia desse Rio no Passado
ResponderExcluirDivulguem por favor foto da nascente do Rio Pavuna Meriti para que as pessoas tenham conciencia e parem de destruir
ResponderExcluirComo o colega citou acima por favor coloque fotos da nascente do Rio Pavuna.Por gentileza tirem outra dúvida o Rio Pavuna e o Rio Sarapui são o mesmo rio?
ResponderExcluirO Rio Pavuna corre em paralelo ao Rio Sarapuí, e a distância entre eles é de uns 5 quilômetros. No Rio Sarapuí estão em curso obras do PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento ) com dragagem e remoção de moradores das suas margens.
ResponderExcluirInfelizmente o Projeto de Limpeza do Rio Pavuna durou até o mês de maio de 2.009, onde foram retiradas mais 4.000 toneladas de lixo e cerca de 3.500 pneus.
Abraços do Newton Almeida (http://limpezariomeriti.blogspot.com )
QUANDO A SERLA VAI DRAGAR OS RIOS DA REGIÃO DE PAVUNA E SÃO JOÃO DE MERITI??? QUANDO MUITOS PERDEREM SUAS CASAS??? SERLA=CABIDE DE EMPREGOS!!!! TODO ANO É A MESMA COISA, CHUVAS FORRTES DURANTE 40MIN E O RIO ENCHE E OS MORADORES DE SJM E PAVUNA SOFREM.
ResponderExcluirVamos batalhar para que seja tirado o esgoto do rio pavuna meriti.
ResponderExcluirNo passado esse Rio foi Muito Importante.
Apelo urgente: divulgue fotos da nascente do Rio pavuna Meriti . PARA QUE TODOS POSSAM VER QUE O ESGOTO NO RIO É UM CRIME GRAVE QUE TEM CALZADO MORTE.
ResponderExcluirJaneiro a Março, todo ano é a mesma coisa: chove 1hora e pronto! enche tudo no centro de Pavuna e S.J.Meriti. INEA cabide de emprego. O assoreamento deve ser tratado como manutenção preventiva e não um pedido formal ao orgão. Tratar o assoreamento dos rios e canais não é favor mas sim dever do INEA.
ResponderExcluirCarlos - morador da Pavuna.
boa noite.
ResponderExcluirAs margens do rio pavuna
divisa são joão de meriti
na rua domicilia cesar engenheiro Belford, foi invadida por casas
quando vai aver a drenagem do rio
e a retirada dos moradores invasores?
urgente solicito a drenagem do rio
ResponderExcluirpavuna obligado
Olá pessoal:
ResponderExcluirSugiro a todos vocês que enfrentam os problemas com as enchentes so Rio Pauna que visitem e participem do Blog do Newton Almeida:
http://limpezariomeriti.blogspot.com/
e enviem para ele suas sugestões e pedidos relativos ao rio Pavuna.
Participem, cobrem e exijam dos moradores que parem de jogar lixo no rio!
Queremos ver soluções
ResponderExcluiração da serla urgente na limpeza dos rios