Comunidades biológicas indicam qualidade das águas
As analises de comunidades aquáticas que mais se destacam entre os principais grupos de organismos considerados em trabalhos de avaliações e de monitoramento são: o fitoplâncton, zooplâncton e a comunidade bentônica.
13/1/2009
Por Arnaldo T. R. A. de Oliveira & Vanessa Cristina Nascimento*
As análises biológicas, em conjunto com os parâmetros físicos e químicos, subsidiam uma avaliação integrada da qualidade dos ecossistemas aquáticos; sobretudo quanto a qualidade das águas, tomando-se como base os diversos usos preponderantes da água estabelecidos pelo homem.
A partir do conhecimento das espécies e da estrutura das comunidades aquáticas, é possível avaliar as condições e predizer a qualidade e as alterações ambientais do ecossistema. Com uma demanda cada vez maior de avaliações com tal enfoque, a Bioagri Ambiental implantou, neste ano, as analises de comunidades aquáticas que mais se destacam entre os principais grupos de organismos considerados em trabalhos de avaliações e de monitoramento, o fitoplâncton, zooplâncton e a comunidade bentônica.
O fitoplâncton é a base da cadeia trófica, formado por diferentes grupos de algas e cianobactérias, são organismos fotossintetizantes, juntamente com as macrófitas aquáticas e as algas do perifíton, iniciam a fase biológica de nutrientes em ecossistemas aquáticos.
A partir do conhecimento de sua diversidade é possível, por exemplo, obter informações sobre o grau de eutrofização e da produtividade primária de um dado ecossistema.
Quanto ao aspecto sanitário, determinados grupos de algas podem conferir odor e sabor desagradáveis à água e algumas cianobactérias são produtoras de toxinas, que em dadas concentrações causam riscos eminentes à saúde humana. Portanto é fundamental conhecer as espécies e monitorar sua dinâmica e desenvolvimento, especialmente em rios e reservatórios cujas águas são destinadas ao abastecimento público.
O zooplâncton possui um papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia, exercendo uma importante função no ambiente aquático devido à sua posição na cadeia alimentar.
A análise da comunidade zooplanctônica em programas de monitoramento e controle da poluição hídrica permite, através de sua diversidade, avaliar a qualidade da água de ecossistemas aquáticos.
Os organismos da comunidade bentônica são abundantes em todos os tipos de ecossistemas aquáticos, vivendo enterrados no sedimento, areia ou lama, presos à superfície de rochas, sobre o sedimento orgânico, ou escondidos nos espaços existentes entre seixos e pedras.
A análise dos macroinvertebrados bentônicos permite uma análise espacial eficiente dos efeitos de poluentes ou de perturbações físicas no meio. Além disso, devido à sua baixa mobilidade e ciclo de vida relativamente longo, sua presença no sedimento reflete as condições do ambiente por um período maior de tempo e não apenas no momento da coleta.
Enfim, a diversidade das diferentes comunidades biológicas de um determinado ambiente aquático (cadeia trófica abaixo), expressa de forma fidedigna a qualidade de suas águas e do ambiente.
* Arnaldo T. R. A. de Oliveira e Vanessa Cristina Nascimento são biólogos da unidade da Bioagri Ambiental em São Paulo /Fonte: Portal do Meio Ambiente/vilmar Berna
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br