PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

5 de março de 2009

CHEGOU A HORA DA ECONOMIA DE ÁGUA EM SP


Calor faz Sabesp operar no limite

Produção aumentou 14,3% neste mês e técnicos já falam em evitar excessos, para escapar do racionamento

Estadão - Marcela Spinosa e Carolina Dallpolio

Com a onda de calor em São Paulo, que prossegue até o fim de semana, o consumo de água na capital aumentou consideravelmente, tanto nos imóveis quanto nas ruas. Para atender à demanda, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) elevou a produção em 14,3%, passando de 66,11 milhões de litros por segundo, em fevereiro, para 68,7 milhões de litros em março. Para se ter uma ideia, com esse volume de água uma piscina olímpica pode ser enchida em 38 segundos.

"Isso (aumento na produção) é ruim porque estamos com a capacidade de produção no limite. Por outro lado estamos com os reservatórios com um nível de água razoável", disse o assistente executivo da Sabesp, Milton Seuaciuc. Ele pediu que os consumidores não tomem nem banhos demorados para evitar racionamento.

E as altas temperaturas também afetam o comércio de água mineral. Só na empresa Minalba, a venda de garrafinhas aumentou 345,25% nos primeiros quatro dias do mês em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em março de 2008 foram compradas 12.852 unidades, este ano a marca alcançou as 57.224 unidades. Apesar de não fornecer dados em números absolutos, a empresa responsável pela produtora da água Crystal informou que houve um crescimento de 12% nas vendas em fevereiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A água é importante, segundo os médicos, para manter o corpo hidratado. "O suor é uma tentativa do corpo humano de manter a temperatura em condições ideais. Mas a pessoa elimina água em excesso. Caso não reponha, isso pode provocar desidratação", afirma o clínico geral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Paulo Olzon. A pessoa desidratada, lembram os médicos, pode apresentar febre e, em casos graves, convulsões.

O presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Antonio Carlos Lopes, acrescenta que quando sentimos sede é porque o sangue perdeu água na composição. "O sangue viscoso pode entupir uma artéria", ressaltou. O sinal de que o corpo está hidratado é a cor da urina. Se estiver clara é sinal de que a hidratação está boa. Se estiver escura, a recomendação é beber mais água.


DO SITE DA SABESP

Uso Racional da Água



Na residência:

De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Gastar mais de 120 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Veja algumas dicas de como economizar água e dinheiro - sem prejudicar a saúde e a limpeza da casa e a higiene das pessoas.

Veja como você pode economizar e ajudar a evitar o racionamento d' água - Clique Aqui, economize e ajude a divulgar!


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br