PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

5 de março de 2009

MARINHA BRASILEIRA APRESENTA O NAVIO HIDROCEANOGRÁFICO CRUZEIRO DO SUL


Navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul é apresentado à comunidade científica. Embarcação realizará pesquisas em meteorologia, batimetria e oceanografia física, química e biológica (Foto: Marinha do Brasil)

Pesquisa no mar

Fapesp - 5/3/2009

Agência FAPESP – O navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul foi apresentado nesta quarta-feira (4/3) à comunidade científica, em Niterói (RJ).

A embarcação, destinada ao projeto Laboratório Nacional Embarcado (LNE), foi adquirida por meio de convênio firmado em 2006 entre a diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

O navio realizará pesquisas nas áreas de oceanografia física, química e biológica, meteorologia e batimetria, o que permitirá seu emprego em trabalhos voltados para o ambiente marinho. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica, para atividades e projetos de pesquisa afins.

O Cruzeiro do Sul será operado e mantido pela DHN, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), e com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Os recursos para a aquisição do navio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com contrapartida da Marinha.

O navio é equipado com ecobatímetro monofeixe para grandes profundidades, software para levantamentos hidrográficos automatizados, ADCP (perfilador de correntes que mede automaticamente perfis verticais da velocidade e direção das correntes oceânicas) e termossalinógrafo (que mede a temperatura e a salinidade da água do mar à superfície que são registradas automaticamente durante os deslocamentos do navio).

Além disso, encontra-se em operação uma Estação Meteorológica Automática, que registra os principais parâmetros meteorológicos na superfície, como temperatura do ar, velocidade e direção do vento e pressão atmosférica.

Os intervalos para registros gráficos podem ser arbitrados de acordo com o interesse do usuário. Essas informações, além de fornecer subsídios para as operações do navio, são utilizadas em apoio ao Serviço Meteorológico Marinho, operado pelo CHM.

Ainda em março, o navio receberá outros equipamentos, incluindo um conjunto CTD-Rosette – sensores que medem os principais parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido.

Mais informações: www.mar.mil.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br