Águas transfronteiriças.
Águas compartilhadas – Oportunidades compartilhadas.
Este ano, no Dia Mundial da Água, dia 22 de março, queremos chamar sua atenção para as águas que atravessam fronteiras e nos unem.
As 263 bacias e lagos transfronteiriços do mundo se estendem através do território de 145 países, cobrindo quase a metade da superfície da Terra. Da mesma forma, grandes depósitos de água doce transitam em silêncio sob as fronteiras em aqüíferos subterrâneos.
Existe água doce suficiente para atender às necessidades de todos, mas os recursos hídricos não estão equitativamente distribuídos e, muitas vezes, não são devidamente gerenciados. Hoje, muitos países enfrentam problemas de escassez de água. Em algumas áreas, a disponibilidade de água doce de boa qualidade tem sido significativamente reduzida devido à poluição causada por resíduos gerados pelos seres humanos, indústria e agricultura. Desde 1900, metade das áreas úmidas do mundo, ou seja, a nossa principal fonte de água doce renovável, foram perdidas. As mudanças climáticas terão, sem dúvida, um impacto direto sobre o fornecimento de água doce em muitas regiões.
Vendo que todos os países tentarão satisfazer as suas necessidades de água em um contexto de recursos hídricos escassos, alguns prevêem um futuro cheio de conflitos. Entretanto, a história nos tem ensinado que a cooperação e não o conflito, é a resposta mais comum para as questões relacionadas com a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços. Ao longo dos últimos 60 anos, foram firmados mais de 300 acordos internacionais relacionados com a água e ocorreram apenas 37 casos de uso de violência entre países, sobre questões relativas aos recursos hídricos.
Neste sentido, é importante continuar a promover as oportunidades de cooperação que a gestão dos recursos hídricos transfronteiriços podem proporcionar. Todos compartilhamos a responsabilidade pela gestão dos recursos hídricos transfronteiriços para as gerações presentes e futuras.
Não importa em qual trecho do rio nos encontremos, todos compartilhamos o mesmo barco.
Fonte: http://www.unwater.org/worldwaterday/index_es.html - acesso em 13/02/2009.
Colaboração: Trabalho realizado pelo grande colaborador deste Comitê, Profº. Dr. Antonio Cesar Leal da UNESP / FCT de Presidente Prudente/Apoio do colaborador: Eng. Murilo Cavalheiro - Diretor Técnico I - DAEE/Presidente Prudente (SP)
Clique e participe de nossa Campanha:
"COMEMORE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA"
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Sou professora e leciono em sala de 4ªsérie ou 5º ano, trabalhamos um projeto "Conhecendo a NATUREZA", apoio estadual. Este mês levamos nossos alunos a conhecer um ribeirão, o mesmo que deu origem ao nome de nossa cidade - "Laranjal Paulista". Seria possível editarem imagens/filmes mostrando percursos de rios, passado/presente/futuro, ao mesmo tempo mostrando todas as campanhas já divulgadas, pois me parece que este trabalho é pouco divulgado em TVs e nas escolas.
ResponderExcluirObrigada,
Profª Marília Dal Bello