PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

31 de julho de 2009

CHARGES HÍDRICAS DE IVAN CABRAL

Fazer charges é um exercício diário que exige soluções novas para questões antigas. Chuvas, violência, eleições, Natal, Ano Novo, Carnal, São João, tudo isso é cíclico e tem que ser retratado em uma charge, de preferência engraçada. E não é tão fácil fazer uma charge diária sobre um tema repetido como no caso do período de chuvas. Entretanto, isso tudo é muito bom (apesar da tensãozinha que dá) pois nos obriga a sermos criativos e evitarmos a repetição. Há sempre pairando sobre nossas mentes aquela pergunta: será que alguém já teve esta idéia? Será que eu mesmo já fiz esse desenho? Essa charge provocou isso em mim?

Será que vocês já viram esta idéia em algum lugar?

Charges de Ivan Cabral



A idéia é simples: canaliza-se o esgoto e joga-se no fundo do mar. Como 3/4 do planeta é composto de água, tudo fica diluído e ninguém sente nem o gosto nem o cheiro. Agora, vai explicar isso pros peixes...


Publicações autorizadas pelo autor Ivan Cabral - Natal - RN

Veja mais charges (ótimas, por sinal) do IVAN CABRAL, sobre política e outros assuntos, além dos problemas das águas no seu Blog :

http://ivancabral.blogspot.com/2008_03_01_archive.html

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. AMIGOS DO S.O.S RIOS, PARTE 01
    A PEDIDO DO PROFESSOR JARMUTH, FAREI UM BREVE ESCLARECIMENTO SOBRE A ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE OURO EM ALUVIÃO ( RIOS ). PRIMEIRO QUERO ESCLARECER QUE, ¨ QUALQUER EXTRAÇÃO MINERAL É UMA ATIVIDADE DEGRADADORA DO MEIO AMBIENTE, SEMPRE PROMOVE ALGUMA ALTERAÇÃO NEGATIVA, MESMO QUE DE BAIXO IMPACTO. PORÉM NÃO SE ADMITE A SOBREVIVÊNCIA HUMANA SEM A UTILIZAÇÃO DOS BENS MINERAIS. O OURO ESTE METAL NOBRE E RARO DE VALOR TÃO EXPRESSIVO NÃO ESTÁ PRESENTE SOMENTE NO RAMO JOALHEIRO COMO MUITOS PENSAM , ELE É IMPORTANTÍSSIMO EM VÁRIOS SETORES DA INDÚSTRIA, COMO A AUTOMOTIVA, HOSPITALAR, NAVAL, AEROESPACIAL, TELEFONIA E E TC.
    SUA EXTRAÇÃO SE DÁ NA MAIORIA DAS VEZES EM MINAS ABERTAS OU SUBTERRÂNEAS BEM PARECIDAS COMO AS MINAS DE OUTROS MINERAIS ( FERRO, COBRE, QUARTZO ETC... ), HÁ VÁRIAS MINAS EM ATIVIDADE NO BRASIL, ESTE MÉTODO OPERATIVO CAUSA GRANDE IMPACTO NO ESPAÇO, COMO DESMONTE DE TERRAS, DESMATAMENTO, NO AR E ETC.
    É SABIDO DESDE A ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO QUE EM DETERMINADAS PARTES DO LEITO DOS RIOS DO NOSSO PAÍS HÁ RESERVAS DE OURO E OUTROS MINERAIS DEPOSITADOS AO LONGO DE MILHARES DE ANOS. OS EXPLORADORES DO SEC. XVII E XVIII ERAM LIMITADOS QUANTO A EXTRAÇÃO DE MINERAIS EM ALUVIÃO DEVIDO A FALTA DE RECURSOS DA ÉPOCA, FICANDO PRATICAMENTE LIMITADOS AS MARGENS DOS RIOS, OU SEJA, NA CALHA ( MEIO ) DOS RIOS ESTÃO DEPOSITADOS MINERAIS INTACTOS E PORTANTO VIAVEL PARA SEREM EXPLORADOS.
    JÁ NO FINAL DE SEC. XX, GARIMPEIROS EQUIPADOS COM MÁQUINAS ARTESANAIS, UTILIZANDO-SE DE MERCURIO E SEM QUALQUER CONTROLE AMBIENTAL E EXTRATIVO, INICIARAM UMA NOVA E DESENFREADA CORRIDA DO OURO NOS RIOS DO BRASIL CAUSANDO ENORME PREJUÍZOS FRENTE AO MEIO AMBIENTE E A SOCIEDADE EM GERAL. TAL DESORDEM FOI RESOLVIDA COM A PROIBIÇÃO DA ATIVIDADE DE GARIMPO EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E CLARO TAMBÉM APÓS MUITA FISCALIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE COMO EXEMPLO DE VOCÊS DA S.O.S RIOS.

    ResponderExcluir
  2. AMIGOS S.O.S RIOS – PARTE 02 - CONTINUAÇÃO
    ESTE PASSADO FICOU PARA TRÁS ,HOJE A ATIVIDADE PODE SER REALIZADA DENTRO DA LEI, SEM AGREDIR AO MEIO AMBIENTE SENDO SEMPRE RESPEITADAS AS NORMAS AMBIENTAIS VIGENTES.
    A ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE OURO EM ALUVIÃO ESTÁ NORMATIZADA DESDE QUE SE OBTENHA OS DOCUMENTOS ABAIXO DESCRIMINADOS:
    1) CONCESSÃO PARA SER UMA EMPRESA DE MINERAÇÃO
    2) ALVARÁ DE AUTORIZAÇÃO DO DNPM (DEP.NACIONAL DE PRODUÇAO MINERAL )
    3) OUTORGA DE ÁGUA DA ANA ( AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS ) P/ RIOS FEDERAIS
    4) DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DOS MUNICÍPIOS ENVOLVIDOS
    5) PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÁREA MINERADA( PCIAM )
    6) RELATÓRIO DE CONTROLE AMBIENTAL ( RCA )
    7) PLANO DE LAVRA ( PL )
    8) RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVA ECONÔMICA
    9) LICENÇA AMBIENTAL DE FUNCIONAMENTO
    10) CADASTRO TÉCNICO FEDERAL – IBAMA
    11) GUIA DE UTILIZAÇÃO DNPM


    UM BREVE DESCRITIVO DA ATIVIDADE:
    OS TRABALHOS DE DRAGAGEM É FEITA SOMENTE DENTRO DA CALHA DO RIO EM PONTOS ESPECÍFICOS, NÃO É UTILIZADO NOS TRABALHOS NENHUM TIPO DE PRODUTO QUÍMICO, NÃO HÁ INTERVENÇÃO NA APP, NÃO É DRAGADO PRÓXIMO AS MARGENS, RESGUARDANDO OS BARRANCOS E PRINCIPALMENTE OS NINHOS DOS PEIXES QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO ALOCADOS NAS MARGENS.
    PARA SE SABER SE O RIO TEM POTÊNCIAL DE OURO É ESTUDADO SUA GEOLOGIA, SE ELE CORTA ÁREAS EM QUE JÁ FOI ALVO DE EXTRAÇÃO NO PASSADO SE HÁ AFLUENTES COM HISTÓRICO POSITIVO, REALIZAMOS SONDAGENS PARA AMONSTRAGENS DE PINTAS. O OURO NÃO É ENCONTRADO EM QUALQUER RIO, COMO TAMBÉM NO RIO EM QUE ELE É ENCONTRADO HÁ LUGARES PECULIARES DO LEITO DO RIO ONDE ELE SE CONCENTRA, POR ISSO SÃO FEITAS PEQUENAS AMOSTRAGENS COM O OBJETIVO DE ENCONTRAR ONDE FICOU CONCENTRADO O MINÉRIO RICO. APÓS ENCONTRAR O MINÉRIO DE OURO O MATERIAL É DRAGADO PARA CIMA DE UMA BALSA DENTRO DO PRÓPRIO RIO, O MATERIAL PASSA POR UMA ESTEIRA SEM QUALQUER TIPO DE PRODUTO QUÍMICO ONDE FICA RETIDO NOS RIFLES SOMENTE O OURO E OS MINERAIS PESADOS, SENDO QUE TODO O RESTANTE DO MATERIAL É IMEDIATAMENTE RECOLOCADO EM SEU LUGAR DE ORIGEM SEM AFETAR A QUALIDADE NEM A QUANTIDADE DA ÁGUA. COMO MEDIDADA DE PRESERVAÇÃO DO RIO É RESGUARDADO DURANTE A DRAGAGEM UMA DISTÂNCIA DE SEGURANÇA DA MARGEM DO RIO EVITANDO ASSIM O DESCALÇO E CONSEQUENTE DESMORONAMENTO DOS BARRANCOS E DA MATA CILIAR.
    APÓS O TRABALHO DE DRAGAGEM E BENEFICIAMENTO DO MINÉRIO INSTANTANEAMENTE DENTRO DA PRÓPRIA BALSA, OS MINERAIS PESADOS ( OURO, ZIRCONITA, CASSITERITA E ETC. ) RETIDOS NA ESTEIRA SÃO RETIRADOS E ACONDICIONADOS EM UMA BOMBONA DE PLÁSTICO PARA POSTERIORMENTE SER LACRADA E ENVIADA A UM LABORATÓRIO CREDENCIADO PARA SEPARAÇÃO FINAL DO OURO DE ACORDO COM AS NORMAS AMBIENTAIS DO IBAMA.
    COMO SE VÊ, COMPARADO AS EXTRAÇÕES CONVENCIONAIS DE MINAS TERRESTRES O IMPACTO CAUSADO POR NOSSA ATIVIDADE SE TORNA INSIGNIFICANTE, POIS NÃO HÁ DESMONTE DE TERRAS, DESMATAMENTO, INTERVENÇÃO EM NASCENTES, POLUIÇÃO DO AR COM MÁQUINAS E EXPLOSÕES OU USO DE PRODUTOS QUÍMICOS, A ATIVIDADE SE RESTRINGE SOMENTE A DETERMINADOS PONTOS NO MEIO DA CALHA DO RIO ONDE SE CONCENTROU O MINÉRIO VIAVEL ECONOMICAMENTE.
    JÁ TRABALHAMOS EM VÁRIOS RIOS E POSSO AFIRMAR CATEGORICAMENTE QUE USANDO ESTES CRITÉRIOS A ATIVIDADE EM QUESTÃO NÃO GERA IMPACTO QUE POSSA VIR A COMPROMETER AS ÁGUAS OU INTEGRIDADE DOS RIOS DE NOSSO PAÍS, OU SEJA A ATIVIDADE É SUSTENTAVEL, GERANDO EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS, RIQUEZAS E IMPOSTOS PARA NOSSO PAÍS
    SOMOS CONTRA O GARIMPO OU QUALQUER OUTRA ATIVIDADE QUE COMPROMETA O MEIO AMBIENTE E CONSEQUENTEMENTE O FUTURO DO PLANETA E DE NOSSOS FILHOS.
    ESTAREMOS SEMPRE ABERTOS PARA DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS, TAMBÉM REFORÇO QUE ESTAMOS AO INTEIRO DISPOR CASO QUEIRAM AGENDAR CONOSCO UMA VISITA, PARA VER NOSSO MÉTODO DE TRABALHO EM OPERAÇÃO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO O ESPAÇO E PARABÉNS PELO TRABALHO QUE A COMUNIDADE DE VOCÊS TEM FEITO.
    BOLIVAR.
    EMAIL: BOLIMELO@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Adorei,achei muito interessante!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br