PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

21 de janeiro de 2010

CLUBE DE ENGENHARIA PEDE AO GOVERNO "PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA NAS ENCOSTAS"


Engenheiros pedem programa de prevenção em encostas

Por: Pedro Dantas

Fonte: Agencia Estado

O Clube de Engenharia pediu ao Governo Federal a criação de um Programa Nacional de Segurança nas Encostas para impedir a ocupação inadequada e evitar novas tragédias, como os deslizamentos ocorridos na madrugada do dia 1º, em Angra dos Reis e na Ilha Grande, no Sul Fluminense, que deixaram 53 mortos.

O documento entregue ao Ministério das Cidades foi redigido em conjunto com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica após o "2º Seminário sobre Prevenção de Acidentes em Encostas".

"Os tratamentos preventivos das encostas e do solo são mais barato e custam 10% do valor das obras de reparos após os deslizamentos. Há cinco anos, nós pedimos ao Governo Federal a criação de uma instituição geotécnica dentro do Ministério das Cidades para tratar da questão das encostas em todo o país, junto aos estados e municípios, mas nunca obtivemos resposta", disse o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.

O documento do Clube de Engenharia também recomenda que os órgãos oficiais responsáveis pela autorização, concessão e fiscalização de obras incluam nos procedimentos a obrigatoriedade da confecção de mapas geotécnicos e do zoneamento de risco para evitar que ocupação irregular do solo provoque deslizamentos. No caso do deslizamento na Enseada do Bananal, em Ilha Grande, a Pousada Sankay não possuía licença ambiental.

O Superintendente do Instituto do Meio Ambiente em Angra dos Reis, Julio Avelar, revelou que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado fechou convênio com os departamentos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PUC-Rio para realizar um mapeamento geotécnico completo em Angra dos Reis, Ilha Grande e em todas as ilhas da baía. "O levantamento deve ficar pronto em seis meses e deverá trazer uma análise técnica mais detalhada", afirmou Avelar. Fonte: Agência Estado



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG!
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br