PÁGINAS ESPECIAIS DO BLOG

26 de junho de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA A SUSPENSÃO DAS OBRAS DE ANGRA 3


Secretário de Angra considera correto o pedido de suspensão das obras de Angra 3

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário do Meio Ambiente de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas, considerou “corretíssima” a atitude do Ministério Público Federal (MPF) de recomendar a suspensão das obras e da licença da Usina Nuclear Angra 3 até que seja apresentada a análise probabilística de segurança e acidentes severos relacionada ao projeto. A recomendação foi encaminhada na noite de ontem (24) pelo MPF à Eletronuclear e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem). “Eu acho que o Ministério Público está corretíssimo em entender que todos os dados disponíveis são importantes para viabilizar toda essa questão, na maior segurança necessária”, disse o secretário.

Vargas salientou hoje (25), em entrevista à Agência Brasil, que o governo municipal não está preocupado em medir impactos socioeconômicos para a cidade. “Nós estamos preocupados, sim, com a nossa segurança e, em paralelo, com a parte social da cidade. Que não venha a acontecer novamente em Angra dos Reis o que aconteceu ao longo da década de 70, até o término da unidade 2 [Angra 2], que é a pobreza do nosso município”.

A construção e a administração das duas primeiras usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) foram de competência de Furnas até a criação da estatal Eletronuclear, em 1997. O secretário municipal afirmou que Furnas não se preocupou em atender a população de Angra. “Furnas, à época, estava preocupada apenas em dar atenção devida aos trabalhadores e visitantes no entorno da central nuclear, fazendo a implantação de vilas residenciais, com toda a infraestrutura que nós não tínhamos [no município]”.

Com a construção de Angra 3, Vargas espera que a Eletronuclear tenha como princípio básico atender à demanda da população local. Na avaliação dele, uma possível suspensão das obras de construção da usina não terá impacto na oferta de empregos no município, uma vez que a obra ainda não avançou. “Não está no pico, está na fase de implantação. Então, não traz prejuízos”.

Edição: Vinicius Doria/AGÊNCIA BRASIL



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br