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26 de junho de 2010

PRODUZIDO E LANÇADO NO RJ O NAVIO CELSO FURTADO, UM DOS 49 NOVOS DA FROTA DA TRANSPETRO


Transpetro lança ao mar primeiro navio construído no Rio para o Promef

Navio de produtos é o segundo do programa a ser lançado ao mar e leva o nome do economista Celso Furtado, destacando por ser construído no Estaleiro Mauá, onde se iniciou a industrialização do Brasil em 1846, pelo então, Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, 164 anos atrás. Esse lançamento reforça o protagonismo do Rio de Janeiro como principal pólo naval do Brasil.

A Transpetro lançou ao mar no dia 24 de junho (quinta-feira), no Estaleiro Mauá, o primeiro navio construído no estado do Rio de Janeiro para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

O lançamento teve a presença do ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, da presidente em exercício da Petrobras, Graça Foster, e do presidente da Transpetro, Sergio Machado, do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, dos empresários do Mauá, German Emofromovich e Domingo D'Arco, do deputado federal Edmilson Valentim (PC do B/RJ), Luís Sérgio (PT/RJ), presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (Sindmar), Severino Almeida, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional e líder da Frente Parlamentar de Apoio à Indústria Naval e Offshore da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Neves (PT), o presidente da Cedae Wagner Victer, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Reginaldo Costa e Silva, do coordenador do Fórum da Construção Naval, Joacir Pedro, do presidente da CTB/RJ, Maurício Ramos, ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, Brizola Neto (PDT), ex-secretária e deputada federal Jandira Feghali, prefeitos, vereadores e secretários de Niterói e região, dezenas de empresários, trabalhadores e imprensa.

O evento marcou o reencontro do estado, berço da indústria naval no País, com uma de suas vocações econômicas: indústria naval e offshore.

O navio foi batizado Celso Furtado em homenagem ao economista que participou da criação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e lançou os fundamentos do mais recente ciclo de desenvolvimento do país. Como madrinha, a Transpetro resolveu homenagear sua força de trabalho, escolhendo Giovana da Silva Almeida de Morais, funcionária do quadro de marítimos, hoje imediata do navio Pedreiras. “É uma honra ter sido escolhida madrinha representando os marítimos. Meu sonho é ser, no futuro, comandante de um dos novos navios do Promef”, afirmou Giovana.

O Celso Furtado é uma embarcação para transporte de derivados claros de petróleo, com capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto e 183 metros de comprimento. Além do batismo e lançamento, foi feito hoje o batimento de quilha do segundo dos quatro navios de produtos encomendados no Estaleiro Mauá pelo Promef, simbolizando o início da montagem da embarcação.

A solenidade no Mauá segue o cronograma de lançamentos previsto para este ano, que se iniciou no último dia 7 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul (PE), com o Suezmax João Cândido. O Estado do Rio, maior e mais tradicional polo naval do país, já conta com 16 navios encomendados pelo Promef, com R$ 2,2 bilhões em investimentos. O programa vai criar pelo menos 50 mil empregos no Estado, sendo dez mil diretos e 40 mil indiretos.

O navio Celso Furtado é o primeiro encomendado a um estaleiro fluminense pelo Sistema Petrobras a ser lançado ao mar, 13 anos após a última entrega. O último havia sido o Livramento, finalizado em 1997 pelo Estaleiro Eisa. A embarcação levou 10 anos para ser concluída, em meio a uma grave crise do setor. A indústria naval brasileira, que havia sido a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970, praticamente desapareceu dos radares a partir dos anos 1980.

Em todo o país, a construção dos 49 novos navios da Transpetro vai gerar cerca de 200 mil empregos, entre diretos e indiretos. Do total previsto, já foram licitadas 46 embarcações, com 38 contratadas. Os últimos três navios do programa estão em fase final de licitação. Com o Promef, a expectativa é de que a frota da Transpetro, hoje de 52 navios, chegue a mais de 100 embarcações em 2014.

Dos 49 navios contratados, pelo menos 16 serão construídos no Rio de Janeiro. A indústria naval fluminense tem fortalecido sua posição no cenário nacional, impulsionada pelo Promef, com demanda e oferta equilibradas, mão de obra qualificada e competitividade.


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