Segundo a Agência Nacional de águas esta cena é típica em 55% de
nossas cidades brasileiras que sofrem escassez de água
Governo contesta déficit de água
O Globo - 23/03/2011 | |
Agência Nacional alertou que pode haver desabastecimento em 55% das cidades
BRASÍLIA. Os ministérios do Planejamento e Cidades contestaram ontem levantamento divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que revela que 55% das cidades brasileiras poderão ter déficit de abastecimento de água se não forem feitos investimentos nos próximos quatro anos. Em nota, os dois ministérios rebateram informações contidas noestudo. Segundo a ANA, que classifica o sistema de abastecimento de água do Pará como "bastante precário", mais da metade dos municípios do estado não são cobertos pelo sistema. Os ministérios dizem que é "um equívoco" dizer que menos da metade das cidades do país têm água encanada e afirmam que mais da metade da população da Região Norte são cobertas pelo sistema de água encanada. Levando em conta soluções caseiras, dizem, 81% da população da região têm água encanada, percentual que, no Pará, chega a 74% das cidades. "É um equívoco dizer que menos da metade das cidades têm água encanada. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do total de municípios (5.564), 99% (5.531) têm serviço deabastecimento de água por rede geral de distribuição", diz a nota. ANA afirma que 84% dos 5.565 municípios precisam de investimentos para a adequaçãode seus sistemas de abastecimento de água, e que 55% necessitam de obras prioritárias que somam R$22,2 bilhões. Sobre isso, os ministérios citam investimentos: "No PAC 1, foram contratados R$982,1 milhões para implantação, ampliação e melhorias dos sistemas públicos na região. No PAC2, estão previstos outros 56 milhões." |
VEJA O ARTIGO DA ANA:
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br