Embrapa Meio Ambiente apresenta tecnologias sustentáveis na Agrotins
6.5.2011
Algumas tecnologias da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) que visam a sustentabilidade ambiental serão apresentadas na 11ª edição da Agrotins, de 10 a 14 de maio de 2011, em Tocantis. Nesse ano, o tema é agropecuária de baixo carbono, com apresentação de práticas que levam à redução do impacto ambiental do processo produtivo.
Conforme os organizadores do evento, a feira coloca o Tocantins na vanguarda das discussões sobre as novas formas de produção sustentável. Reconhecida nacionalmente como um evento técnico relevante para a divulgação das novidades da área, tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. Seu público-alvo são os produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e empresários ligados ao agronegócio.
Agropecuária de Baixo Carbono
Os dados apresentados nacionalmente revelam a importância do tema. A feira, que repercute em toda a região amazônica, abre espaço para novos negócios em mercados que valorizam a sustentabilidade, aumentam a rentabilidade dos agricultores e, o que é mais importante, preservam seus recursos ambientais.
Tecnologias
Pulverização eletrostática
A aplicação de produtos na agricultura por meio de pulverizadores - costais ou mecanizados, é uma das práticas mais utilizadas no Brasil e no mundo. Todavia, pouco se tem feito em relação a melhorar a sua eficiência, especialmente para aumentar a efetividade da deposição dos produtos sobre os patógenos e evitar o atingimento de organismos não alvos (inimigos naturais das pragas, outras culturas, animais ou seres humanos). O Laboratório de Tecnologia de Aplicação - LTA da Embrapa Meio Ambiente desenvolve equipamentos e métodos que propiciam o aumento da eficiência dessas aplicações - especialmente para pulverizadores de pequeno porte e pequeno custo, que possam atender ao agricultor de baixa renda, munidos de bicos eletrostáticos - tecnologia que propicia maior eficiência das pulverizações - sem aumentar o custo dos equipamentos.
Motor multicombustível com gerador elétrico
A geração de energia elétrica em pequenas quantidades e diretamente no local de aplicação pode ser conseguida com o uso de combustíveis alternativos e renováveis, a partir da aplicação de um motor ciclo Stirling (multicombustível). Esse motor atende às necessidades de residências isoladas e a locais que disponham de energia térmica que pode ser aproveitada (biodigestores, fornalhas, entre outros) propiciando o uso de aparelhos de baixo consumo (iluminação a LEDs, telecomunicação celular, bombeamento de água de baixo volume) a custos bastante reduzidos. O Laboratório de Tecnologia de Aplicação – LTA da Embrapa Meio Ambiente trabalha no desenvolvimento e melhoramento dessa tecnologia para torná-la disponível ao publico (especialmente ao agricultor de baixa renda e às populações mais isoladas do país). A tecnologia já foi testada e aprovada. Está em fase de adaptação para ser adotada por alguma indústria que possa construir modelos básicos e atender a demanda dos consumidores.
Coletor solar
O trabalho de produção de mudas em viveiros, de produção de flores em vasos ou de produção de hortaliças em canteiros passa, quase sempre, pela necessidade de obter-se um substrato confiável, isento de patógenos e de sementes de ervas daninhas. Visando atender a essa necessidade e evitar o uso de produtos químicos perigosos, o Laboratório de Microbiologia Ambiental - LMA da Embrapa Meio Ambiente desenvolveu o coletor solar, equipamento de funcionamento simples e construção barata, que tem por finalidade acabar com os fungos, bactérias e algumas plantas daninhas dos substratos que serão utilizados para o plantio de mudas produzidas em recipientes como sacos plásticos, vasos ou bandejas, principalmente em viveiros. O sol bate nos tubos, aquece o substrato e os fungos são eliminados pelo calor. Normalmente, em um dia de sol, a temperatura dentro dos tubos chega a 70 graus, o que é suficiente para matar os fungos mais comuns como Scletorinia sclerotiorum, Sclerotium rolfsii, Verticillium e Rhizoctonia solanientre outros, pois são todos sensíveis ao calor.
Biofiltro para tratamento de resíduos das águas utilizadas em experimentos com peixes
É fundamental que os efluentes gerados pelos diversos sistemas para produção de peixes sejam tratados adequadamente, minimizando a emissão de produtos que degradem o meio ambiente (em especial o aquático). Os sistemas constituídos de biofiltros são bastante utilizados no tratamento de efluentes industriais e domésticos, variando apenas o tipo de substrato. Os biofiltros podem ser constituídos por plantas macrófitas de diversos tipos (flutuantes, emergentes e submersas). Podem ser usados para recirculação e tratamento da água no cultivo de organismos aquáticos, cuja finalidade principal é melhorar a sua qualidade sem a necessidade de renovação.
Assim, a Embrapa Meio Ambiente construiu e avaliou um sistema modular de biofiltros para tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água de experimentos com peixes, instalado em seu Laboratório de Ecossistemas Aquáticos (LEA).O sistema é de baixo custo e pode ser recomendado para outros laboratórios que utilizam compostos similares nos ensaios de exposição, ou mesmo para melhorar a qualidade da água de uma gama muito grande de experimentos com diversos objetivos, empregando como animais de experimento os peixes, crustáceos e outros organismos aquáticos. (fotos: arquivo Embrapa)
Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br