Vamos Salvar o Rio Capibaribe?
Globo Natureza
Sexta-feira, 28/01/2011
Mais do que um cartão-postal do Recife, o Rio Capibaribe é um símbolo de Pernambuco. Com suas belezas, seus problemas e sua diversidade dá vida para muitas regiões.
GLOBO VÍDEOS - GLOBO.COM
SAIBA MAIS
O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome deriva da língua tupi - Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) - e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens.[1][2]
Nasce na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife.
Possui duzentos e quarenta quilômetros de extensão, e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama,Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.
Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados noPolígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente); e o baixo curso, quando se torna perene a partir do município de Limoeiro, no agreste do Estado.
Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros:Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa Forte, Torre, Capunga, Derby, Madalena. Faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por Afogados, Ilha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chega à foz em pleno porto do Recife.
FALANDO DO RIO CAPIBARIBE
Regina Coeli Vieira Machado
Servidora da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br
Servidora da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br
Nasce na serra do Jacarará, no município do Brejo da Madre de Deus, na divisa de Pernambuco com a Paraíba. Seu curso tem cerca de 250 quilômetros e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados.
Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, sendo os principais: Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.
Navegável no verão até dois quilômetros acima de sua foz por canoas e botes, no inverno torna-se tão caudaloso que às vezes provoca enchentes e estragos nas áreas ribeirinhas dos município do interior.
O Capibaribe tem grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento de Pernambuco e da regiãoNordeste do Brasil. Foi denominado de rio-ponte por ter sido, na época colonial, um significativo elo de ligação entre a cultura da cana-de-açúcar da zona da Mata pernambucana e os currais do Agreste e do Sertão.
No século XVI, falava-se muito na gente da várzea do Capibaribe. Foi essa várzea, na paisagem colonial brasileira, a primeira a povoar-se de feitores, lavradores de cana-de-açúcar e senhores de engenhos que deram origem aos conjuntos de casas-grandes ligadas pela água do rio e pelo sangue dos colonos.
Foi na várzea do Capibaribe onde primeiro se consolidou a cultura da cana-de-açúcar no Nordeste, devido ao tipo de solo, o massapê, terra vermelha e fértil, própria para a agricultura canavieira.
A agricultura e a pecuária desenvolvida às margens do Capibaribe muito contribuiu para a evolução do estado de Pernambuco, que não se deu apenas do centro para a periferia, mas também dos engenhos para o centro comercial.
No século XIX, havia alguns locais no Recife, onde as pessoas tomavam banho no Capibaribe e veraneavam às suas margens como, na Várzea, Poço da Panela, Ponte de Uchôa e Monteiro. Podiam ser vistas canoas deslizando ao longo do rio, impulsionadas por canoeiros com remos ou varas, que utilizavam o rio para transportar pessoas, objetos e mercadorias.
O seu percurso no município do Recife, até o local onde ele se bifurca, passa por vários bairros : Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Torre, Capunga, Derby,Madalena. Quando se bifurca o seu braço norte encontra-se com o rio Beberibe e deságua no mar. Seu braço sul, passa porAfogados , Ilha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e tendo a sua foz em pleno porto do Recife, alguns quilômetros da foz do braço norte.
Apesar da sua grande contribuição para o desenvolvimento sócioeconômico do Estado de Pernambuco e do Nordeste, hoje o Capibaribe encontra-se poluído por dejetos orgânicos, coberto de lama e assoreado.
Além de ter sido fundamental para o desenvolvimento da região, o rio Capibaribe também foi uma grande fonte de inspiração para poetas e escritores.
O rio está ligado da maneira mais íntima à história da cidade. O rio, o mar e os mangues. Assassinatos, cheias, revoluções, fugas de escravos, assaltos de bandidos às pontes, fazem da história do Capibaribe a história do Recife.
(Gilberto Freyre, Guia prático, histórico e sentimental da cidade do Recife,1942).
Cidadania Urgente
Ronaldo Castro
Ronaldo Castro
Cão sem Plumas João Cabral de Melo Neto "Ao entrar no Recife,/ não pensem que entro só. Entra comigo a gente que comigo baixou por essa velha estrada que vem do interior; entram comigo rios a quem o mar chamou, entra comigo a gente que com o mar sonhou, e também retirantes em quem só o suor não secou; e entra essa gente triste, a mais triste que já baixou, a gente que a usina, depois de mastigar, largou". |
O rio Capibaribe é a um só tempo o orgulho e a vergonha de nossa cidade. O poeta João Cabral de Melo Neto, em seu magnífico poema "Cão sem Plumas", nos lembrará para sempre essa vergonha.
E não podemos esquecer que essa vergonha é o produto maior do caríssimo "desenvolvimento e progresso". Acolhemos o progresso dando adeus às capivaras, aos peixe-bois, aos meros e tantos outros. Mas não pretendo ser um saudosista cujo romantismo tem tanta força quanto as capivaras para salvar o rio.
O que pode salvar-nos, não só o nosso rio capibaribe, mas também toda a paisagem humana é o corajoso exercício da cidadania.
Cidadania é a qualidade ou a condição do cidadão. Infelizmente essa como tantas outras palavras estão impregnadas de um discurso político vazio, vendida por uma retórica de feirantes. Mas a realidade que expressam se nega a esse mercado negro.
O exercício da cidadania está se afirmando muito lentamente em relação ao mal que avança e por isso é preciso escrever, falar, lutar e lutar principalmente contra o pessimismo generalizado que nega toda a esperança de dias melhores.
Aracely Nóbrega - Projeto Recapibaribe
Esse é um projeto que foi fundado em 1994 dois moradores, residentes no bairro de Casa Forte, na cidade de Recife-PE.
Na verdade, consiste em um movimento, que funciona juntamente com a população, com o objetivo de unir e conscientizar a comunidade local e a população como um todo na luta pelo rio. Luta essa, que é feita através da retirada do lixo do Capibaribe, não só pelos fundadores, mas com o envolvimento da comunidade como um todo. Prof. Thiago Henrique - Abr 2011
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br